14 de março de 2016

AS REDES DIGITAIS - Viver em rede e o risco de ser enredado

Para planear uma aula / Para reflexão / Para debate

Pensa, antes de publicares!

3.º CICLO
TEMA 5: AS REDES DIGITAIS
SUBTEMAS: Viver em rede / fazer rede | Riscos de ser enredado | Cyberbullying


Descritores de desempenho:

  1. - Ser capaz de conversar com um adulto sempre que, em algum ecrã, for observada uma imagem ou um conteúdo chocante;
  2. - Ser capaz de pedir a ajuda de um adulto sempre que, através de uma rede social, de SMS ou de e-mail, for alvo de pressões psicológicas para fazer algo que não se quer;
  3. - Compreender que as redes sociais servem para apresentar informações pessoais, fotografias, motivos de interesse, criar círculos de amigos, arranjar parceiros comerciais ou clientes empresariais;
  4. - Perceber que as inscrições numa rede social são, frequentemente, ditadas por curiosidade, ilusão ou vontade de criar uma reputação virtual;
  5. - Compreender que a falta de cuidado e um errado entendimento do que são as redes sociais podem criar situações favoráveis a assaltos e roubos; ao assédio (suscitado pela publicação de determinadas imagens); à confusão (por não se distinguir os diversos planos da vida: íntima, familiar, escolar, etc.) e à fraude (usurpação de identidade);
  6. - Compreender o que é o Cyberbullying e saber identificar e lidar com comportamentos mais agressivos, de conhecidos ou desconhecidos, que podem ser causa de zanga, mágoa, tristeza ou medo;
  7. - Reconhecer a importância de denunciar casos de Cyberbullying em que os próprios ou os amigos estejam envolvidos (como vítimas ou como agressores);
  8. - Saber que iniciativas podem e devem ser promovidas para desincentivar a prática de Cyberbullying;
  9. - Saber como lidar com desconhecidos ou com agressores online;
  10. - Saber que os dados ou as fotografias que se colocam nas redes sociais são, na prática, sempre públicos;
  11. - Saber que dados se devem ou não colocar online, pelo perigo que pode representar o seu conhecimento público;
  12. - Saber configurar a privacidade numa rede social, não ignorando que a privacidade é sempre limitada.

MEC – Direção-Geral da Educação (2014) - Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário [no contexto das “Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania].


Outras ligações interessantes:





Testa a tua segurança na Internet

Na sequência da "Semana da Internet Segura" no nosso Agrupamento de Escolas, apresentamos aqui alguma informação sobre o tema.

Se achas que já conheces as principais regras que te permitem navegar com segurança na Internet, testa os teus conhecimentos e diverte-te com os jogos.
3.º Ciclo

1.º e 2.º Ciclos


Para saberes mais, visita:

Este projeto tem por missão promover a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet na comunidade educativa.


Fonte: "Tiras BD SeguraNet", in SeguraNet.




9 de março de 2016

Vantagens e desvantagens da Internet

[manual Novas Leituras 8, questão 2, p. 34]


Fonte da imagem: http://www.geralforum.com

Vantagens
  • as crianças gostam de usar o computador,
  • os conteúdos escolares maçudos tornam-se mais apelativos;
  • possibilita o visionamento de peças de teatro (que os alunos geralmente não leem).

Desvantagens
  • cria distância nas relações interpessoais;
  •  limita a imaginação das crianças;
  • a interatividade da Internet é relativa;
  • reduz a capacidade de pensar (apenas se clica);
  • conduz à ilusão de que se faz algo sem esforço, sem disciplina, sem trabalho.

Qual é a tua opinião?
__ Acrescenta aspetos bons e maus do uso da Internet e participa no debate.

DEBATE em sala de aula (regras)

«Antes de começar um debate em sala de aula, é preciso estabelecer algumas regras. Caso contrário, ele irá rapidamente se transformar em uma disputa de gritos. Regras de debate bem-definidas ajudam-nos a entender quando podemos falar e qual é o nosso tempo-limite. As instruções para debates em sala de aula também definem como se determina um vencedor para ele.» - Alan Kirk (trad. Alexandre Amori, adaptação do prof.)



Na preparação do debate, tem em conta:


  • a tese (o ponto de vista) que defendes;
  • os argumentos que sustentam a tua opinião;
  • os factos e os exemplos que comprovam o teu ponto de vista;
  • as razões que rebatem outras teses defendidas.


No decurso do debate, deves:


1 – Levantar o braço sempre que quiseres intervir;

2 – Esperar pela tua vez para falares;
3 – Ouvir atentamente os teus colegas;
4 – Respeitar a opinião dos teus colegas;
5 – Reconhecer os pontos positivos das várias intervenções;
6 – Seguir as orientações do moderador.


Algumas referências: