26 de março de 2019

O Principezinho - a história contada em 14 episódios por sbroing


Episódio 1

A história de "O Principezinho" desenrola-se em pleno Deserto do Saara, onde um aviador, que é uma das personagens principais mas que também assume o papel de narrador, tem uma avaria no seu avião. 
Enquanto o tenta reparar adormece e é acordado pelo herói da história: o principezinho que, na companhia de uma ovelha, rosa, uma raposa, um acendedor de candeeiros, uns quantos vulcões e outros amigos, nos vai dando preciosas dicas de como viver a vida com mais amor e felicidade.

Episódio 2

No episódio de hoje, o Principezinho vai conhecer o avião do nosso narrador e vai ter dúvidas que envolvem a ovelha.

Episódio 3

O asteróide B-612 data de 1909. Descobre este e outros factos no nosso episódio de hoje d'O Principezinho.

Episódio 4

Hoje, o Principezinho vai ensinar-te o que são embondeiros e a diferença entre sementes boas e sementes más.

Episódio 5

Neste episódio o Principezinho fala ao seu amigo do planeta terra sobre a sua flor muito especial. E o seu amigo vai ter que o consolar.

Episódio 6

Vamos conhecer a flor do Principezinho. Ela é linda, mas um bocadinho vaidosa.

Episódio 7

Hoje, o Principezinho vai tratar do seu planeta antes da partida. E uma nova aventura vai começar. Sem a flor, mas com um rei.

Episódio 8

O Principezinho vai voltar a conhecer personagens inusitadas. Uma delas é apaixonada por números e negócios. Como irá ele reagir?

Episódio 9

O Principezinho vai conhecer um Acendedor de Candeeiros. Mas é claro que o Principezinho lhe vai achar muita graça.

Episódio 10

Sabem quantos acendedores de candeeiros existem no mundo? Hoje o narrador vai fazer esta e outras contas.

Episódio 11

O Principezinho está muito solitário num local rochoso. Mas vai fazer amigas novas. Estão preparados para as conhecer?

Episódio 12


O Principezinho vai conhecer uma das personagens mais influentes na história. A raposa vai encontrar o Principezinho muito triste e mostrar-lhe a essência das relações e a importância da... criação de galinhas :)


Episódio 13

Hoje o aviador vai ouvir os novos relatos do Principezinho. Será que vai ter paciência para as suas histórias lindas quando ambos estão quase a morrer de sede?

Episódio 14

A história de "O Principezinho” chega hoje ao fim. Estás preparado para saber o que vai acontecer a estes dois grandes amigos? A cobra, a raposa e o aviador estão todos juntos na despedida.


12 de março de 2019

Escrever a biografia de Florbela Espanca (n. 1894 - m. 1930)



1. Data e local de nascimento (data e local da morte)

Florbela Espanca é uma poetisa portuguesa. Nasceu a 8 de dezembro de 1894, em Vila Viçosa, e faleceu a 8 de dezembro de 1930, em Matosinhos, com 36 anos.

2. Infância e adolescência


A 10 de março de 1897, nasce o irmão de Florbela, Apeles Espanca, tal como ela registado como filho natural de Antónia da Conceição Lobo e de pai incógnito.

Mais tarde, em 1927, Apeles morrerá na queda do hidroavião que tripulava e Florbela sentirá muita a perda do seu único e amado irmão.

3. Habilitações literárias (estudos)

Em 1905, Florbela matriculou-se no 1.º ano do liceu de Évora, que frequentou até 1912; a 9 de outubro de 1917, matriculou-se na Faculdade de Direito de Lisboa, curso que não viria a concluir.

4. Profissão

Florbela deu explicações a alunas e trabalhou temporariamente num colégio, no Redondo, perto de Vila Viçosa.

5. Obra publicada

Publicou três livros de poesia: Livro de Mágoas (1919), Livro de Soror Saudade (1923) e a sua obra-prima – Charneca em Flor (1931). 
O seu amigo e tradutor em língua italiana publicou, após a sua morte, o livro Cartas de Florbela Espanca (1931) e Juvenília (1931), um conjunto de poemas inéditos.

6. Prémios
[...]

7. Episódios ou aspetos curiosos da sua vida

Florbela casou-se três vezes (em 1913, com Alberto Moutinho; em 1921, com António Guimarães e, finalmente, em 1925, com Mário Lage) e divorciou-se duas. O seu primeiro casamento aconteceu a 8 de dezembro, data do seu nascimento e da sua morte.

Quase desconhecida no seu tempo, Florbela Espanca é hoje uma das poetisas em língua portuguesa mais lidas em todo o mundo.

Para saberes mais sobre esta escritora: