17 de novembro de 2011

Guião sobre a PUB, com atividade


 

 

1.     Objectivos gerais

·        Reconhecer a importância da Publicidade na sociedade e cultura actuais;
·        Identificar as características do texto publicitário;
·        Relacionar os vários elementos constituintes dum anúncio;
·        Manter uma atitude crítica relativamente aos textos lidos.

2.     Introdução

A PUBLICIDADE é uma forma de comunicação que, informa e, sobretudo, apela e persuade os destinatários a adotarem um determinado comportamento. Esse comportamento esperado depende do tipo de publicidade: comercial ou não comercial.
Há dois tipos de publicidade:
1.      A publicidade comercial.
O seu objetivo é levar o público a comprar determinado produto (ex. um detergente) ou a utilizar um determinado serviço (ex. ligação á Internet).
2.      A publicidade institucional ou humanitária.
A sua intenção é convencer o público a realizar uma determinada ação que resulte num bem para si ou para a comunidade. Por exemplo, ações de solidariedade; informações sobre: prevenção de doenças, condução com segurança, antitabagismo, antialcoolismo, etc.
Os anúncios publicitários podem ser de texto e imagem fixos (por exemplo, nas revistas e jornais) ou em movimento (por exemplo, os anúncios que passam na TV).

3.     A estrutura de um anúncio


Um anúncio publicitário (fixo, por ex.: os publicados nas revistas e jornais) é constituído por vários elementos:
·        Imagem (fundamental, pois, geralmente é o primeiro elemento a captar a atenção do público. Assumem especial importância, para além dos seres ou objetos, as formas e as cores)
·        Slogan (frase simples  e de fácil memorização, que se pretende que o público associe imediatamente ao produto/serviço publicitado)
·        Texto (Pode, ou não, surgir no anúncio. É um texto argumentativo, muitas vezes contendo uma explicação, e que recorre a frases do tipo imperativo e a adjetivação expressiva)
Nota: Podemos ainda considerar o logótipo, isto é: a marca da empresa ou organização que publicita algo. É muito criativo, visualmente.
Para levar o público a adquirir determinado produto ou a realizar determinada ação, é importante – para o anunciante – identificar o público-alvo em função de fatores como: sexo, idade, gostos, etc.


4.     Atividade

    Interpretação do texto publicitário


[escolher um anúncio]


1.      Observa bem o anúncio publicitário escolhido.
2.      Neste anúncio, qual o elemento que mais reteve a tua atenção? Justifica.
3.      Esse elemento e outros constituem a estrutura de um anúncio.
3.1.          Identifica o logótipo.
3.2.          Transcreve o slogan.
3.3.          Descreve a imagem tendo em conta a forma, a cor e outros aspetos que consideres significativos.
4.      Qual é o o produto/ serviço/a ação a realizar que é anunciado(a)?
5.      Identifica o tipo de publicidade. Justifica.

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