1 de janeiro de 2012

Sumários e TPCs, 11º D


11º D, 2º período



Aula 25 (9.01.12)


- Resolução da questão 2 do questionário de interpretação da parte II do sermão (p. 56)
- Preenchimento de um quadro sistematizador da parte III (questão 1, p. 62)


Aula 26 (10.01.12)

- Continuação da leitura interpretativa do sermão: exercício vocabular e preenchimento de um quadro sistematizador (parte III).
  

Aula 27 (16.01.12)


- Leitura oral e crítica da parte IV (excertos) do sermão.
- Resposta a questões seleccionadas do questionário da p. 69.

Questionário (p. 69)



Aula 28 (17.01.12)

- Atividades do dia do patrono: relato de experiências, visualização de fotografias tiradas de manhã e leitura colectiva de poemas de Miguel Torga.


Aula 29 (23.01.12)
- Estudo da parte V do sermão, a partir da resolução de uma ficha de leitura.


Guião de leitura, cap. V [ficha nossa]


Aula 30 (24.01.12)

- Conclusão do estudo da parte V do sermão: a repreensão ao polvo/traições humanas.

Aula 31 (30.01.12)

- Assistência ao filme “As horas”, baseado numa narrativa (romance) sobre a vida da escritora Virginia Woolf.


Aula 32 (31.01.12)

- Preenchimento de pequenos questionários sobre o sermão em estudo.
- Continuação da assistência ao filme “As horas”.


Aula 33 (6.02.12)

- Expressão escrita: elaboração, em trabalho de pares, de um texto argumentativo sobre o tema “fast-food”/alimentação saudável (ver “conectores” na ficha 13, pág. 140, do manual).

TPC
- Terminar o texto e fazer revisão do mesmo até ter uma expressão satisfatória.


Oficina de escrita:

Considera comportamentos alimentares criticáveis dos nossos dias, nomeadamente o recurso à “fast food” versus alimentação saudável.
Seguindo o exemplo de Vieira, selecciona alimentos que possam representar os defeitos/as virtudes dos hábitos alimentares de alguém ou grupo na nossa sociedade (jovens, idosos, estudantes, população em geral, etc.) e elabora um texto argumentativo bem estruturado.

 
Nota: Tem em conta que as analogias, os contrastes (antíteses), os exemplos e as interrogações são processos utilizados na argumentação quando estamos a defender o nosso ponto de vista.
(Atividade baseada na do manual, pág. 78)

Aula 34 (7 fev.)
- Revisão do texto escrito, em trabalho de pares, em termos de coerência (resumo em “topic outline”/”sentence outline”) e de coesão (uso de conectores).

Aula 35 (13 fev.)

- Introdução ao estudo do drama romântico de Almeida Garret:

a) em trabalho coletivo, preenchimento de um texto lacunar sobre o escritor a partir da leitura do texto manual, pp. 92-94;

b) em trabalho de pares, elaboração de uma lista simples das caraterísticas do período literário Romantismo, a partir do texto do manual, pp. 99-100.

Alguns enigmas
que podem ser resolvidos com a leitura do texto sobre
a vida e a obra de Almeida Garrett:

  1. Porque se considera Garrett um "poeta-soldado"?
  2. O escritor era "dandy?
  3. Que atividades literárias e cívicas desenvolveu Garrett na sua juvenília?
  4. Quais os modos literários cultivados pelo escritor na sua maturidade?

Aula 36 (14 fev.)

- Algum vocabulário do modo dramático: falas ds personagens, didascálias do autor, estrutura externa: peça, ato, cena.
- Leitura dramatizada pelos alunos do Ato I (até à cena III).


Aula 37 (27 fev.)

- Orientações e revisões para o teste escrito.
- Revisão, em trabalho coletivo, de um texto argumentativo produzido pelos alunos.

Aula 38 (28 fev.)
- Teste de avaliação sumativo.
Aula 39 (6 mar.)
- Conclusão da leitura do Ato I de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garret.

Aula 40 (12 mar.)
- Início da leitura comentada do Ato II do drama em estudo.

Aula 41 (13 mar.)
- Entrega e correção do teste sumativo.
Aula 42 (19 mar.)
- Visualização de Quem és tu?, de João Botelho, adaptação cinematográfica do drama de Almeida Garrett.

Aula 43 (20 mar.)
- Autoavaliação.