11º D, 2º período
Aula 25 (9.01.12)
-
Resolução da questão 2 do questionário de interpretação da parte II do sermão
(p. 56)
- Preenchimento
de um quadro sistematizador da parte III (questão 1, p. 62)
Aula 26 (10.01.12)
- Continuação
da leitura interpretativa do sermão: exercício vocabular e preenchimento de um
quadro sistematizador (parte III).
Aula 27 (16.01.12)
- Leitura
oral e crítica da parte IV (excertos) do sermão.
- Resposta
a questões seleccionadas do questionário da p. 69.
Questionário (p. 69)
Aula 28 (17.01.12)
- Atividades
do dia do patrono: relato de experiências, visualização de fotografias tiradas
de manhã e leitura colectiva de poemas de Miguel Torga.
Aula 29 (23.01.12)
- Estudo
da parte V do sermão, a partir da resolução de uma ficha de leitura.
Guião de leitura,
cap. V [ficha nossa]
Aula 30 (24.01.12)
- Conclusão do estudo da parte V do sermão: a
repreensão ao polvo/traições humanas.
Aula 31 (30.01.12)
- Assistência ao filme “As horas”, baseado numa
narrativa (romance) sobre a vida da escritora Virginia Woolf.
Aula 32 (31.01.12)
- Preenchimento de pequenos questionários sobre o
sermão em estudo.
- Continuação da assistência ao filme “As horas”.
Aula 33 (6.02.12)
- Expressão escrita: elaboração, em trabalho de
pares, de um texto argumentativo sobre o tema “fast-food”/alimentação saudável
(ver “conectores” na ficha 13, pág. 140, do manual).
TPC
- Terminar o texto e fazer revisão do mesmo até
ter uma expressão satisfatória.
Oficina de escrita:
Considera comportamentos
alimentares criticáveis dos nossos dias, nomeadamente o recurso à “fast food” versus alimentação saudável.
Seguindo o exemplo de
Vieira, selecciona alimentos que possam representar os defeitos/as virtudes dos hábitos alimentares de alguém ou grupo
na nossa sociedade (jovens, idosos, estudantes, população em geral, etc.) e
elabora um
texto argumentativo bem estruturado.
Nota: Tem em conta que as analogias, os contrastes
(antíteses), os exemplos e as interrogações são processos utilizados
na argumentação quando estamos a defender o nosso ponto de vista.
(Atividade baseada na do
manual, pág. 78)
Aula 34 (7 fev.)
- Revisão do texto escrito, em trabalho de pares, em termos de coerência (resumo em “topic outline”/”sentence outline”) e de coesão (uso de conectores).
Aula 35 (13 fev.)
- Introdução ao estudo do drama romântico de Almeida Garret:
a) em trabalho coletivo, preenchimento de um texto lacunar sobre o escritor a partir da leitura do texto manual, pp. 92-94;
b) em trabalho de pares, elaboração de uma lista simples das caraterísticas do período literário Romantismo, a partir do texto do manual, pp. 99-100.
a) em trabalho coletivo, preenchimento de um texto lacunar sobre o escritor a partir da leitura do texto manual, pp. 92-94;
b) em trabalho de pares, elaboração de uma lista simples das caraterísticas do período literário Romantismo, a partir do texto do manual, pp. 99-100.
Alguns enigmas
que podem ser resolvidos com a leitura do texto sobre
a vida e a obra de Almeida Garrett:
- Porque se considera Garrett um "poeta-soldado"?
- O escritor era "dandy?
- Que atividades literárias e cívicas desenvolveu Garrett na sua juvenília?
- Quais os modos literários cultivados pelo escritor na sua maturidade?
Aula 36 (14 fev.)
- Algum vocabulário do modo dramático: falas ds personagens, didascálias do autor, estrutura externa: peça, ato, cena.
- Leitura dramatizada pelos alunos do Ato I (até à cena III).
- Leitura dramatizada pelos alunos do Ato I (até à cena III).
Aula 37 (27 fev.)
- Orientações e revisões para o teste escrito.
- Revisão, em trabalho coletivo, de um texto argumentativo produzido pelos alunos.
- Revisão, em trabalho coletivo, de um texto argumentativo produzido pelos alunos.
Aula 38 (28 fev.)
- Teste de avaliação sumativo.
Aula 39 (6 mar.)
- Conclusão da leitura do Ato I de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garret.
Aula 40 (12 mar.)
- Início da leitura comentada do Ato II do drama em estudo.
Aula 41 (13 mar.)
- Entrega e correção do teste sumativo.
Aula 42 (19 mar.)
- Visualização de Quem és tu?, de João Botelho, adaptação cinematográfica do drama de Almeida Garrett.
Aula 43 (20 mar.)
- Autoavaliação.