«Antes de começar um debate em sala de aula, é preciso estabelecer algumas regras. Caso contrário, ele irá rapidamente se transformar em uma disputa de gritos. Regras de debate bem-definidas ajudam-nos a entender quando podemos falar e qual é o nosso tempo-limite. As instruções para debates em sala de aula também definem como se determina um vencedor para ele.» - Alan Kirk (trad. Alexandre Amori, adaptação do prof.)
Na preparação do debate, tem em conta:
- a tese (o ponto de vista) que defendes;
- os argumentos que sustentam a tua opinião;
- os factos e os exemplos que comprovam o teu ponto de vista;
- as razões que rebatem outras teses defendidas.
No decurso do debate, deves:
1 – Levantar o braço sempre que quiseres intervir;
2 – Esperar pela tua vez para falares;
3 – Ouvir atentamente os teus colegas;
4 – Respeitar a opinião dos teus colegas;
5 – Reconhecer os pontos positivos das várias intervenções;
6 – Seguir as orientações do moderador.
Algumas referências:
- Manual Novas leituras 8, p. 34.
- Instruções para um debate em sala de aula, escrito por Alan Kirk, traduzido por Alexandre Amorim.