6 de novembro de 2014

Para conhecer o manual de Português

para conhecer o manual de português


Atividade de pares


1.     Características materiais

1.1.  O manual é forte e resistente? __ Sim /Não __
1.2.  O formato, as dimensões e o peso do manual são adequados? __ Sim /Não __
1.3.  Permite a reutilização? __ Sim /Não __

avaliação:
Insuficiente
Suficiente
Bom
Muito Bom

2.     A capa, a contracapa e a lombada

2.1.  A capa apresenta uma composição de texto e imagem bonita e atrativa? Explica.
2.2.  O que há de insólito na imagem dos livros? Tentem justificar.
2.3.  Procurem dar um significado positivo/agradável ao aspeto da contracapa.

avaliação:
Insuficiente
Suficiente
Bom
Muito Bom

3.     Registo bibliográfico do manual

3.1.  Título: _____________________________
3.2.  Autor(es): ___________________________
3.3.  Ilustradores: _________________________
3.4.  Editora: ____________________________
3.5.  Ano de edição: ________________________

4.     A organização do manual

4.1.  Quantas páginas tem o índice do vosso livro?
4.2.  E em quantos capítulos / partes / sequências se encontra dividido o manual? (registem o título (= tema central) de cada capítulo no vosso caderno).
4.3.  Parece-vos que o manual apresenta uma organização lógica e é fácil de consultar?

avaliação:
Insuficiente
Suficiente
Bom
Muito Bom

5.     Os conteúdos / assuntos

5.1.  No início de cada capítulo, informem-se sobre o tema central, título dos textos e seus autores.
5.2.  Escolham um capítulo de que ambos gostem. Irão explicar a vossa preferência à turma

6.     Avaliação geral e final do nosso manual

6.1.  Há muitos textos e atividades diversificadas?
6.2.  As ilustrações (fotografias, esquemas, etc.) relacionam-se adequadamente com os textos?
6.3.  O aspeto gráfico do manual (cores, destaques, espaços, títulos e subtítulos, etc.) facilita a sua utilização?
6.4.  Motiva para a leitura e para a descoberta do saber?

avaliação:
Insuficiente
Suficiente
Bom
Muito Bom



Boas leituras! Boas descobertas!