para conhecer o manual de português
Atividade de pares
1. Características materiais
1.1. O
manual é forte e resistente? __ Sim /Não __
1.2. O
formato, as dimensões e o peso do manual são adequados? __ Sim /Não __
1.3. Permite
a reutilização? __ Sim /Não __
avaliação:
|
Insuficiente
|
Suficiente
|
Bom
|
Muito Bom
|
2. A capa, a contracapa e a lombada
2.1. A
capa apresenta uma composição de texto e imagem bonita e atrativa? Explica.
2.2. O
que há de insólito na imagem dos livros? Tentem justificar.
2.3. Procurem
dar um significado positivo/agradável ao aspeto da contracapa.
avaliação:
|
Insuficiente
|
Suficiente
|
Bom
|
Muito Bom
|
3. Registo bibliográfico do manual
3.1. Título:
_____________________________
3.2. Autor(es):
___________________________
3.3. Ilustradores:
_________________________
3.4. Editora:
____________________________
3.5. Ano
de edição: ________________________
4. A organização do manual
4.1. Quantas
páginas tem o índice do vosso livro?
4.2. E
em quantos capítulos / partes / sequências se encontra dividido o manual?
(registem o título (= tema central) de cada capítulo no vosso caderno).
4.3. Parece-vos
que o manual apresenta uma organização lógica e é fácil de consultar?
avaliação:
|
Insuficiente
|
Suficiente
|
Bom
|
Muito Bom
|
5. Os conteúdos / assuntos
5.1. No
início de cada capítulo, informem-se sobre o tema central, título dos textos e
seus autores.
5.2. Escolham
um capítulo de que ambos gostem. Irão explicar a vossa preferência à turma
6. Avaliação geral e final do nosso manual
6.1. Há
muitos textos e atividades diversificadas?
6.2. As
ilustrações (fotografias, esquemas, etc.) relacionam-se adequadamente com os
textos?
6.3. O
aspeto gráfico do manual (cores,
destaques, espaços, títulos e subtítulos, etc.) facilita a sua utilização?
6.4. Motiva
para a leitura e para a descoberta do saber?
avaliação:
|
Insuficiente
|
Suficiente
|
Bom
|
Muito Bom
|
Boas leituras! Boas descobertas!