2 de dezembro de 2014

A EDUCAÇÃO SEXUAL NA TURMA

Educação sexual na escola, para quê?

Algumas finalidades da educação:


A valorização da sexualidade e afetividade entre as pessoas no desenvolvimento individual;

O desenvolvimento de competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras;

A melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais dos jovens;

A redução de consequências negativas dos comportamentos sexuais de risco (gravidez não desejada e as IST);

A capacidade de proteção face a todas as formas de exploração e de abusos sexuais;

A valorização de uma sexualidade responsável e informada;

A promoção da igualdade entre os sexos;

A compreensão científica do funcionamento dos mecanismos biológicos reprodutivos;

A eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do sexo ou orientação sexual.

Proposta de implementação do Decreto Lei nº60/2009


            O Decreto Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, que “estabelece o regime de aplicação da Educação Sexual em meio escolar” prevê a obrigatoriedade de inclusão da Educação Sexual nos Projetos Educativos dos Agrupamentos de escolas. O número de horas definido para o projeto da educação sexual por ciclo serão de 6 tempos no 2.º ciclo e 12 tempos no 3.º ciclo.
            Neste contexto, entende a equipa do Núcleo da Educação para a Saúde ser necessário:
  • Reformular o Projecto Educativo de Escola de modo a enquadrar a Educação sexual em meio escolar de acordo com o referido Decreto.
  • Estabelecer nos Conselhos de Turma, um projecto de Educação Sexual da turma, do qual devem constar os conteúdos e temas, as iniciativas, as entidades, técnicos e especialistas externos às escolas. Nas participações ter presente a transversalidade do tema.
  • Definir quem em conjunto com o Diretor de Turma fica como o professor responsável, pelo referido projeto.
  • Informar os Encarregados de Educação das actividades curriculares e não curriculares no âmbito da Educação Sexual.



Proposta de Intervenção NES – 2014-2015



3º Ciclo
7.º Ano:
→ Educação Sexual: 
  • Dimensão ética da sexualidade humana – Compreensão da sexualidade como uma das componentes mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projeto de vida que integra valores (por exemplo: afetos, ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, resiliência, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética.

→ Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas.
→ Saúde Mental – Prevenção da Violência em Meio escolar.

8.º Ano:
→ Educação Sexual:
  • Sexualidade e Responsabilidade.
  • IST (Infeções Sexualmente transmissíveis) – Prevenção e consequências.
  • Prevenção dos Maus tratos e das Aproximações abusivas (saber dizer não a pressões emocionais e sexuais).

→ Bullying / Violência Física e sexual.
→ Ambiente e Saúde             (colaboração das C.N.).
→ Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas.

9.º Ano:
→ Saúde Sexual e reprodutiva:
  • compreensão do ciclo menstrual e ovulatório; compreensão da fisiologia geral da reprodução humana; esclarecimento sobre o uso e acessibilidade dos métodos contracetivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de ação e tolerância (efeitos secundários); compreensão do processo de interrupção involuntária da gravidez e suas sequelas. (colaboração das C.N.)

→ Cidadania e Prevenção da Violência / Violência no Namoro.
→ Distúrbios Alimentares.
→ Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas.

*******

No Ensino Básico, a Educação Sexual integra-se no âmbito da promoção da Educação para a Saúde nas várias disciplinas (transversalidade da Educação Sexual) com especial incidência nas Ciências Naturais e da Natureza e nas Áreas Curriculares não Disciplinares.

Os conteúdos mínimos e temas a abordar neste âmbito, integram-se no Currículo Nacional do Ensino Básico e são os propostos pelo Ministério da Educação e Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.


(Fonte: Documento produzido pelo núcleo de saúde da Escola – PES, Lisboa, nov. 2014)