24 de maio de 2015

O REI LEAR, obra-prima de William Shakespeare, terá inspirado também Alice Vieira na criação de LEANDRO, REI DA HELÍRIA

·  
“Rei Lear e o bobo na tempestade”
por William Dyce (1806-1864)

O rei Lear (King Lear, peça escrita cerca de 1605,) é uma tragédia teatral de William Shakespeare, considerada a sua obra-prima e adaptada muitas vezes para o teatro e cinema.

No argumento da obra, o rei enlouquece após ser traído por duas das suas três filhas, às quais havia legado seu reino de maneira insensata. Lear é a personagem principal, um rei e simultaneamente um herói trágico, e é ele que confere o título à peça.


***
Lear, o idoso rei da Bretanha, decide dividir o seu reino entre as suas três filhas: Goneril, Regan e Cordélia. Para proceder à partilha, pede às sua filhas que expressem a gratidão e o amor que sentem pelo pai.


Goneril e Regan fazem discursos aduladores e fingidos, declarando que o amam mais que qualquer coisa no mundo. Cordélia, inesperadamente, desagrada as expectativas do pai ao proferir que o ama «como corresponde a uma filha, nada mais, nada menos». Irritado com a resposta da sua filha favorita, o rei Lear deserda-a e expulsa-a do reino, entregue sem dote ao rei da França.


Este drama familiar, no qual a escolha errada do rei e pai Lear desencadeará toda uma tragédia: a passagem da felicidade para a infelicidade; a Inglaterra cai em mãos sem escrúpulos; o rei vê-se abandonado e afastado pelas próprias filhas a quem dera o seu amor e o seu trono. A catástrofe final sucede com a morte da filha Cordélia, que se casara com o herdeiro do trono francês e regressara ao país natal para defender o pai, e a própria morte do rei Lear.
«O Rei Lear retrata a natureza humana nas suas mais diversas vertentes: as virtudes, o amor, a fidelidade, a lucidez, o dever, a generosidade, encarnados por algumas das suas personagens, caminham lado a lado com os piores vícios, o ódio, a traição, a loucura (natural e fingida), a mentira e a crueldade, encarnados por outras.» (da sinopse, apresentada na Wook).
***
Principais personagens: Lear (rei da Grã-Bretanha); Bobo de Lear; Goneril (filha mais velha de Lear); Regan (segunda filha); Cordélia (a filha mais jovem); Duque de Albany (marido de Goneril); Duque da Cornualha (marido de Regan); Conde de Gloucester; Conde de Kent, também aparece disfarçado como Caio; Edgar (filho de Glócester), também aparece disfarçado como Pobre Tom; Rei da França (pretendente e marido de Cordélia).

Para saberes mais, consulta esta entrada na Wikipédia: Rei Lear


Algumas edições em língua portuguesa:

  • William Shakespeare, O rei Lear, Porto, Col. “Shakespeare para o século XXI”, Campo das Letras, 2005.
  • William Shakespeare, O rei Lear, adaptação de Charles e Mary Lamb; com desenhos de Carlota Emauz; tradução de Manuel João Gomes – Lisboa : Contexto, 1989.