20 de outubro de 2015

O caçador - romance coligido por Almeida Garrett

Notas: 
  1. As palavras numeradas, de 1 a 13, correspondem às da atividade do manual de Português.
  2. As palavras mais antigas ou difíceis estão traduzidas e sinalizadas em itálico.

Ilustração no blogue "Contos de encantar".

O Caçador


O caçador foi à caça,
A caça, como soía;     [como era costume]
Os cães já leva [1] cansados,
O falcão perdido havia.

Andando se lhe fez noite
Por uma mata [2] sombria,
Arrimou-se a uma azinheira,     [encostou-se a]
A mais alta que ali via.

Foi a levantar os olhos,
Viu coisa de maravilha:
No mais alto da ramada
Uma donzela tão [3] linda!

Dos cabelos da cabeça
A mesma árvore vestia,
Da luz dos olhos tão viva
Todo o bosque se alumia.

Ali falou a donzela,
Já vereis o que [4] dizia:

— «Não te assustes, cavaleiro,
Não tenhas tamanha frima.    [impaciência]
Sou filha de um rei c’roado,
De uma bendita [5] rainha.

Sete fadas me fadaram,
Nos braços de mi madrinha,
Que estivesse aqui sete anos,
Sete anos e mais um dia;

Hoje se acabam nos anos,
Amanhã se conta o dia;
Leva-me, por Deus to peço,
Leva em tua [6] companhia

  «Espera-me aqui, donzela,
Té amanhã, que é o dia;
Que eu vou tomar conselho,
Conselho com minha [7] tia

Responde agora a donzela,
Que bem que lhe respondia!

  «Oh, mal haja o [8] cavaleiro,
Que não teve cortesia:
Deixa a menina no souto     [mata; bosque denso]
Sem lhe fazer companhia!»

Ela ficou no seu [9] ramo,
Ele foi-se a ter coa tia...
Já voltava o cavaleiro
Apenas que rompe o dia;

Corre por toda essa mata,
A enzinha não descobria.     [azinheira]
Vai correndo e vai [10] chamando,
Donzela não respondia;

Deitou os olhos ao longe,
Viu tanta cavalaria,
De senhores e [11] fidalgos
Muito grande tropelia.     [agitação]

Levavam na linda infanta,
Que era já contado o dia.
O triste do cavaleiro
Por morto no chão [12] caía;

Mas já tornava aos sentidos
E a mão à espada metia:

  «Oh, quem perdeu o que eu [13] perco
Grande penar merecia!     [sofrimento]
Justiça faço em mim mesmo
E aqui me acabo coa vida.»


In Romanceiro, compilado por Almeida Garrett
(versão adaptada, a partir do texto da ed. de
Lisboa: Círculo de Leitores, 1997.)



Encostou-se a uma azinheira...