23 de março de 2017

ATIVIDADE - A noção de conto, conto popular, fábula, lenda e lengalenga (textos tradicionais)

conto, conto popular, fábula, lenda e lengalenga




Lê as definições e atribui-lhes a cada uma o nome/noção correta.


1


“Texto rimado, de caráter ligeiro e divertido, com repetições numerosas de palavras e de sons, até mesmo de palavras sem sentido, utilizadas apenas por exigências de rima, para obtenção de efeitos rítmicos.”

2


Narrativa breve, com um número reduzido de personagens apenas delineadas e com uma ação simples, isto é, concentrada à roda de uma peripécia particular. Este tipo de texto também se carateriza por ter uma unidade de tom e de técnica.

3


Semelhante ao conto, mas com caraterísticas específicas. Juntamente com os provérbios, as adivinhas, as canções, os jogos de palavras, estes textos fazem parte da literatura tradicional de transmissão oral. Vêm circulando oralmente, de geração em geração, quase sempre interpretados ao gosto de cada um. Há versões diferentes da mesma história.
4


“Reconto de um facto histórico ou tradicional, modificado pela imaginação popular e assim aceite como verdadeiro.” Tende a confundir-se com o conto popular, sobretudo quando se trata de explicar a origem de algo. Por outro lado, embora a história contada apareça habitualmente localizada no espaço e no tempo, tem sempre uma carga de encantamento e de milagre.

5


“História curta e simples que se destina a ensinar uma verdade moral.” Apresenta muitas vezes animais como personagens e, por vezes, são histórias acerca de entidades sobrenaturais ou relatos de acontecimentos extraordinários.






Fonte:  “Glossário”, in Aldónio Gomes et al. (1991), Guia do professor de língua portuguesa. I Vol. 3º nível. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 972-31-0550-0.