14 de março de 2016

AS REDES DIGITAIS - Viver em rede e o risco de ser enredado

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3.º CICLO
TEMA 5: AS REDES DIGITAIS
SUBTEMAS: Viver em rede / fazer rede | Riscos de ser enredado | Cyberbullying


Descritores de desempenho:

  1. - Ser capaz de conversar com um adulto sempre que, em algum ecrã, for observada uma imagem ou um conteúdo chocante;
  2. - Ser capaz de pedir a ajuda de um adulto sempre que, através de uma rede social, de SMS ou de e-mail, for alvo de pressões psicológicas para fazer algo que não se quer;
  3. - Compreender que as redes sociais servem para apresentar informações pessoais, fotografias, motivos de interesse, criar círculos de amigos, arranjar parceiros comerciais ou clientes empresariais;
  4. - Perceber que as inscrições numa rede social são, frequentemente, ditadas por curiosidade, ilusão ou vontade de criar uma reputação virtual;
  5. - Compreender que a falta de cuidado e um errado entendimento do que são as redes sociais podem criar situações favoráveis a assaltos e roubos; ao assédio (suscitado pela publicação de determinadas imagens); à confusão (por não se distinguir os diversos planos da vida: íntima, familiar, escolar, etc.) e à fraude (usurpação de identidade);
  6. - Compreender o que é o Cyberbullying e saber identificar e lidar com comportamentos mais agressivos, de conhecidos ou desconhecidos, que podem ser causa de zanga, mágoa, tristeza ou medo;
  7. - Reconhecer a importância de denunciar casos de Cyberbullying em que os próprios ou os amigos estejam envolvidos (como vítimas ou como agressores);
  8. - Saber que iniciativas podem e devem ser promovidas para desincentivar a prática de Cyberbullying;
  9. - Saber como lidar com desconhecidos ou com agressores online;
  10. - Saber que os dados ou as fotografias que se colocam nas redes sociais são, na prática, sempre públicos;
  11. - Saber que dados se devem ou não colocar online, pelo perigo que pode representar o seu conhecimento público;
  12. - Saber configurar a privacidade numa rede social, não ignorando que a privacidade é sempre limitada.

MEC – Direção-Geral da Educação (2014) - Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário [no contexto das “Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania].


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