1 de agosto de 2017

Cursos EFA – Planificação da Unidade D, LINGUAGENS, de LC

Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) B3
Área de de competência: Linguagem e Comunicação
Carga horária: 50 horas
2016-2017



Unidade de Competência D – LINGUAGENS

Interpretar e produzir linguagem não-verbal adequada a contextos diversificados, de caráter restrito e universal.



1. Critérios de evidência:
  • Adequar o uso de linguagens não-verbais diversas a contextos formais e informais.
  • Analisar o uso de linguagens na pluralidade de manifestações artísticas (moda, teatro, pintura, artesanato, música).
  • Associar a manipulação das diferentes linguagens à mensagem que um dado discurso pretende transmitir (discurso persuasivo - argumentativo).
  • Distinguir símbolos universais relativos a diversos tipos de linguagem (significado de gestos, sons, cores, números) e analisá-los mediante valores étnicos e culturais. 
2. Conteúdos
  • Linguagem verbal e não-verbal;
  • A imagem (de pintura; ilustração);
  • O texto publicitário (imagem, texto, slogan, logótipo; produto ou serviço);
  • Preparação, produção e revisão de textos de diversa tipologia;
  • As categorias da narrativa: narrador, personagens, ação, tempo e espaço;
  • Os elementos constitutivos de uma notícia (lead, corpo do texto);
  • Intencionalidade comunicativa;
  • O debate de ideias.

3. Atividades / estratégias
  • Descrição de uma imagem de acordo com aspetos fornecidos (identificação de seres e objetos; interior/exterior, cores, formas; reações de quem observa).
  • Interpretação de notícias, de modo a distinguir o principal / o acessório, factos/opiniões e posteriormente produzir a sua própria notícia.
  • Compreensão de críticas de filmes, de modo a distinguir o principal / o acessório, factos/opiniões e posteriormente produzir o seu próprio texto de opinião (crítica).
  • Análise e interpretação de anúncios publicitários.
  • Visionamento de um filme: comentário dos aspetos narrativos (ação, personagens, tempo, espaço) e produção de um texto crítico.
  • Celebração da Semana Cultural: exploração de ideias, redação de frases, divulgação do criado.
  • Preparação (pesquisa e seleção de ideias, textos e imagens) e realização do Tema de Vida. 
4. Recursos
  • Fichas de trabalho;
  • Apresentações PowerPoint;
  • Quadro; dossiê do formando;
  • Material de escrita;
  • Computador e colunas;
  • Vídeo-projetor;
  • CD, DVD, outros registos multimédia. 
5. Avaliação
  • Observação direta dos seguintes parâmetros: assiduidade e pontualidade; participação, empenho, interesse, capacidade de adaptação a novas tarefas, mobilização de competências para novos contextos, relacionamento interpessoal, trabalho em equipa;
  • Avaliação formativa;
  • Dossiê do formando;
  • Atitudes e capacidades demonstradas durante a preparação, realização e apresentação das atividades dinamizadas no âmbito do Tema de Vida, da Semana Cultural (aniversário da escola do EPL) e datas celebrativas (Natal e Páscoa).