26 de setembro de 2017

7.º E (2017-2018) - Sumários

1.º período


[Sequência 1 - Regresso]

Lição 1-2 (Quarta, 13.09)
Sumário:
Receção aos alunos.

***
Lição 3-4 (Segunda, 18.09)
Sumário:
Apresentação do professor e dos alunos. 
A aula de Português: o programa, os materiais e avaliação. 
[Atividade de diagnóstico – escrita].

Lição 5 (Terça, 19.09)
Sumário:
Conclusão da aula anterior [Atividade de diagnóstico – escrita].

Lição 6-7 (Quarta, 20.09)
Sumário:
Leitura do texto “Companheiras de escola” e resolução do questionário.


***
Lição 8-9 (Segunda, 25.09)
Sumário:
Conclusão da resolução do questionário de leitura. 
Exercício de ortografia (p.15).

Lição 10 (Terça, 26.09)
Sumário:
Conclusão do sumário anterior.
Compreensão oral do discurso de Barack Obama (p. 15).

Lição 11-12 (Quarta, 27.09)
Sumário:

A pontuação: regras e treino (p. 16) + C.A. (p. 6, 7).


***
Lição 13-14 (Segunda, 2.10)
Sumário:
Treino do uso dos sinais de pontuação. Exercícios de aplicação.

Ir à padaria. / Ir para a biblioteca.

Lição 15 (Terça, 3.10)
Sumário:
Debate sobre as regras da sala de aula.

Lição 16-17 (Quarta, 4.10)
Sumário:
Exercícios de aplicação: pontuar frases escritas no quadro e do caderno de atividades.

***

Sequência 2: + Comunicação

Textos de diferentes tipos (notícia, reportagem, textos publicitários, BD postal, carta ). Publicidade comercial e institucional.

[9.10.2017 – Não houve lições]

Lição n.º 18 (Terça, 10.10)
Sumário:
Conversa da DT com os alunos sobre o desaparecimento de vários dos seus pertences.

Lições n.º 19-20  (Quarta, 11.10)
Sumário:
Introdução à unidade 2 – Comunicação.
Definição e estrutura de uma notícia: titulagem, lead e corpo da notícia (ver p. 31).


***
Lições 21-22 (Segunda, 16.10)
Sumário:
Leitura e correção do TPC: escrever uma notícia.
Leitura e análise da notícia “Unesco lança Biblioteca Digital Mundial” (p. 29).


Sabe mais aqui e aqui.


Lições 21-22 (Segunda, 16.10)
Sumário:
Leitura e correção do TPC: escrever uma notícia.
Leitura e análise da notícia “Unesco lança Biblioteca Digital Mundial” (p. 29).

Lição n.º 23 (Terça, 17.10)
Sumário:
Visionamento do programa “e se fosse consigo” acerca do "bullying", seguido de breve debate.

Lições n.º 24-25  (Quarta, 18.10)
Sumário:

Leitura e análise do “lead” de várias notícias.




***
Lições 26-27 (Segunda, 23.10)
Sumário:
Leitura e análise da notícia “Unesco lança Biblioteca Digital Mundial” (p. 29).

Lição n.º 28 (Terça, 24.10)
Sumário: Escrita de uma notícia de acordo com as informações dadas.

Lições n.º 29-30  (Quarta, 25.10)
Sumário:
Exercícios de ortografia (p. 21-23).
TPC – Exercícios 3 e 4. (Ver caderno de atividades, p. 9).

[Não houve aulas de Português, 30.10.2017, Segunda feira]

Lição 31 (Terça, 31.10)
Sumário:
Correção do trabalho de casa: dúvidas de ortografia.
TPC – Exercícios de translineação, p. 23.

[Feriado nacional, 1.11.2017]


Lições n.º 32-33  (Segunda, 6.11)
Sumário:
Estudo da banda desenhada. As suas caraterísticas e a sua estrutura.
Resposta ao questionário (p. 39), em trabalho de grupo.

Lição n.º 34  (Terça, 7.10)
Sumário:
Criação de uma banda desenhada com o programa Pixton.com/br, em coletivo.

Lições n.º 35-36  (Quarta, 8.10)
Sumário:
Criação de uma banda desenhada, em trabalho de pares, com o programa Pixton.com/br [na Biblioteca Escolar].

***

Lições n.º 37-38  (Segunda, 13.11)
Sumário:
A carta informal e a carta formal (informação, p. 44).
Audição e interpretação da canção “postal dos Correios” do CD "Rio Grande" (p. 45).
Transformação da letra da cação no texto de uma carta.


Lição n.º 39  (Terça, 14.11)
Sumário:
Indicação dos conteúdos para o teste.
Conclusão das atividades do sumário anterior.


Lições n.º 40-41  (Quarta, 15.10)
Sumário:

Gramática – modo verbal: noções e exercícios 
(p. 36 e 45; C.A. - págs. 20-28).
[Revisões.]

***


Lições n.º 42-43  (Segunda, 20.11)
Sumário:
Realização do teste de avaliação sumativo.

Lição n.º 44  (Terça, 21.11)
Sumário:
Continuação do estudo do modo verbal.

Lições n.º 45-46  (Quarta, 22.11)
Sumário:
Participação da turma no concurso de leitura “Literacia 3Di”.
Início do planeamento da rotina de oralidade: seleção do conto tradicional e transcrição do mesmo para formato Word.

***
Lição n.º 47-48 (Segunda, 27.11)
Sumário:
Entrega e correção do teste de avaliação.
Calendarização e esclarecimentos sobre a rotina de oralidade.

Lição n.º 49 (Terça, 28.11)
Sumário: Conclusão do sumário anterior.

Lição n.º 50-51 (Quarta, 29.11)

Sumário:
Leitura e interpretação do texto “As adivinhas em anexins” (55-56).

***
Lição n.º 52-53 (Segunda, 4.12)
Sumário:
Escrita: em trabalho de pares, continuar um conto a partir de uma fórmula inicial (p. 57).
Leitura e interpretação do texto "O milagre das ross" (p. 61).
Definição de conto e lenda.
PLNM - Contar uma história a partir de imagens.
TPC - Passar no caderno as respostas de leitura do teste.

Lição n.º 54 (Terça, 5.12)
Sumário:
Conclusão do sumário anterior.
Tipos e formas de frase.

Lição n.º 55-56 (Quarta, 6.12)
Sumário:
Realização de uma ficha de trabalho [leitura e escrita] para avaliação.


Lição n.º 57-58 (Segunda, 11.12)
Sumário:
Oralidade: apresentação dos contos tradicionais.

Lição n.º 59 (Terça, 12.12)
Sumário:
Continuação da rotina de oralidade.

Lição n.º 60-61 (Quarta, 13.12)
Sumário:
Conclusão da rotina de oralidade.

Preenchimento da ficha de autoavaliação.