Na produção de texto,
procura-se avaliar a expressão escrita do estudante.
Tratando-se de uma
“resposta” extensa, deve-se observar as capacidades seguintes:
- estruturação de um texto que reflicta uma planificação (planear antes de começar a escrever);
- elaboração de um texto coerente e coeso;
- produção de um discurso correcto nos planos lexical, morfológico, sintáctico, ortográfico e de pontuação.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
1.
Na classificação das fichas de avaliação/trabalhos
escritos será utilizada a seguinte tabela:
Percentagens
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Classificação
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0% a 19%
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Fraco
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20% a 49%
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Não
satisfaz
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50 % a
69%
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Satisfaz
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70% a 89
%
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Satisfaz
Bem
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90% a
100%
|
Excelente
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2. No grupo III
- Expressão escrita, a
cotação é distribuída pelos parâmetros:
conteúdo:
60% e organização e correção linguística:
40%.
3. Fatores
de desvalorização no domínio da correção linguística:
Por cada erro de…
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são descontados… pontos
|
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Tipo
de erro
|
N.º de ocorrências
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Desvalorização (pontos)
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1.
erro
de ortografia (incluindo erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de letra
maiúscula inicial e erro de translineação)
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2 erros
……………
3 ou mais erros
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1 ponto
……………
2 pontos
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2.
erro
inequívoco de pontuação
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3.
incumprimento
de regra de citação ou de
referência a título de obra(s)
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4.
erro
de morfologia
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2 ou 3
erros
……………
4 ou mais erros
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2 pontos
……………
4 pontos
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5.
erro
de sintaxe
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6.
impropriedade lexical
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Nota: Nas fichas de trabalho/testes, por cada erro de ortografia repetido na mesma resposta (incluindo acentuação,
translineação e uso convencional de maiúscula) proceder-se-á apenas a uma
desvalorização.
4. Fatores
de desvalorização relativos ao desvio dos limites de extensão:
- Sempre que não sejam respeitados os limites relativos ao número de palavras indicados na instrução, deve ser descontado um (1) ponto por cada palavra a mais ou a menos, até ao máximo de cinco (1x5) pontos.
- Se, da aplicação deste fator de desvalorização, resultar uma classificação inferior a zero pontos, é atribuída à resposta a classificação de zero pontos.
(fim)