19 de outubro de 2011

PUB - corpus de anúncios para análise

Abaixo a Publicidade!

Ler mais é um bom conselho que nos dá este anúncio.

 Goste-se ou não da PUBlicidade, ela aí está - apelativa, omnipresente e muito criativa.



Orientação para a aula: 

Na análise de vários anúncios publicitários faremos uma reflexão baseada em, entre outros aspetos:

  • Mensagem plástica/iconográfica/linguística (v. esquema auxiliar);
  • Funções apelativa e poética da linguagem; 
  • Figuras de estilo (hipérbole, comparação, metáfora, alegoria);
  • Masculino – Feminino.

Nota: As definições das figuras de estilo aqui apresentadas são as constantes no sítio  consultado e, tendo sido aplicadas ou derivadas da leitura de imagens publicitárias, nem sempre são coincidentes com as definições mais usuais utilizadas em sala de aula e aplicadas ao texto verbal literário. Faça-se, pois, uma utilização crítica das mesmas. Todos os anúncios publicitários foram selecionados desse local online.
Fonte: Retórica e Publicidade, de F. Santos, alojado em Centro de Estudos Multiculturais

Hipérbole 1

O aumento desmesurado das características de algo ou de alguém (o seu tamanho, peso, força, etc.) denomina-se hipérbole.



Breve comentário: As hipérboles são muito frequentes em publicidade, já que as características dos produtos tendem a ser exaltadas de forma pouco realista. Aqui optou-se por exagerar uma das principais características físicas do produto anunciado, o seu tamanho, pondo em cena o próprio nome da marca - caterpillar (escavadora).




Hipérbole 2



Breve comentário: A hipérbole abdica voluntariamente da credibilidade em favor da veemência do seu discurso. Neste anúncio ela é redundante já que também o texto «o maior poder...» é hiperbólico.


Comparação 1

A comparação explicita uma aproximação, uma semelhança entre dois elementos distintos. É uma comparação sugerida pela convivência dos seus dois termos.


Breve comentário: Esta comparação aproxima as linhas do produto e da sua suposta consumidora, numa identificação que concretiza o ideal publicitário da unidade produto/comprador.

Comparação 2


Breve comentário: Outra comparação entre o produto e as serpentes, remetendo para a célebre parábola do Génesis da serpente como tentadora (prosopopeia).


Metáfora 1

Existem três tipos de metáfora (Exs. extraídos de metáforas animais correntes):
A é B - «És um burro»
B por A - «Este camelo insultou-me»
A de B «tens memória de elefante»


Breve comentário: Partindo da metáfora A é B de «frio» por calmo (a expressão inglesa «mind cooler» é idiomática por «calmante»), a mente demasiado arrefecida metamorfoseia-se em descomunal icebergue (hipérbole).
Note-se também a antítese do nome do gelado (Solero) com a sua própria essência (temperatura) e a paisagem polar sem calor representada.

Metáfora 2

Breve comentário: A metáfora visual A de B substitui parte de uma imagem por outra ou parte de outra, mantendo perfeitamente identificáveis no todo os dois elementos, não os fundindo (A é B).   Neste anúncio, a metáfora produz uma criatura fantástica, composta de distintas partes. Procura-se uma sensação visual de integração na natureza, que o produto alegadamente proporcionaria. Esta imagem de umas «costas de beringela» baseia-se na metonímia de produto final (corpo) pela sua origem (alimentos): «nós somos o que comemos», segundo o próprio texto.




Alegoria 1

A alegoria explora as capacidades semânticas de uma metáfora original desdobrando-a numa multiplicidade de outras metáforas.


Breve comentário: O rato que devido ao seu movimento no ecrã recebera uma tal designação metafórica, sofre uma animização (prosopopoeia) e comporta-se como um rato animal, indeciso por vários lares - metáforas das também metafóricas moradas virtuais da Internet.

Alegoria 2

Breve comentário: Também aqui se dá a exploração dos vários aspectos da metáfora do rato inicial, até às suas últimas consequências...