Compreensão/Interpretação
1) Escolha um anúncio.
2) Baseie-se em alguns dos elementos constantes no esquema apresentado abaixo para, registando no seu caderno:
2.1. Descrever de forma simples o que vê no anúncio.
2.2. Explicitar a mensagem plástica (composição, formas, cores…).
2.3. Evidenciar as componentes da mensagem iconográfica (“objetos” e suas conotações).
2.4. Valorize a complementaridade da mensagem linguística.
3) Confronte os seus resultados, a sua interpretação pessoal do anúncio como um todo com as dos colegas de turma.
Esquema de análise
Uma mensagem visual é constituída por três tipos de mensagens: uma mensagem plástica, uma mensagem icónica e uma mensagem linguística. A análise de cada uma delas, seguida do estudo da sua interação, deverá permitir-nos descodificar a mensagem implícita global do anúncio.
0. A descrição
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1. A mensagem plástica
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1. O suporte (ex. papel de jornal; dupla página de uma revista)
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2. A moldura (ex. inexistente, imaginária, concreta, como a de uma pintura)
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3. O enquadramento (ex. vertical e fechado = proximidade; horizontal e largo = distanciamento)
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4. Ângulo do ponto de vista (ex. profundo/plano, natural, oblíquo, visto de cima…)
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5. Escolha da objetiva (ex. nítido, desfocado; generalização/precisão; espaço, focalização)
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6. Composição, disposição na página (geografia e hierarquização da visão: à esquerda, no centro, em baixo, ascendente… equilíbrio)
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7. As formas (ex. linhas curvas, formas redondas = feminino…; linhas direitas, formas agudas e verticais = masculino)
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8. As cores e a iluminação (ex. força e violência do vermelho do sangue; luz difusa/forte; quente/frio…)
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9. A textura (sensação tátil, olfativa, auditiva, visual… ex. lisa e gelada = frio…)
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2. A mensagem icónica
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1) Os motivos
(objetos ou parte de objetos… e as suas conotações)
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2) A pose do modelo
(a « postura » das personagens)
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3. A mensagem linguística
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1) A «imagem» das palavras
(ex. o nome da marca; a tipografia, a cor, a disposição das palavras na página )
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2) O conteúdo linguístico
(ex. uma legenda, uma indicação…)
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Martine Joly (1999), Introduction à l'analyse de l'image, Paris, Editions Nathan, coll. “128”, p. 80.