4 de novembro de 2011

Carta. Atividade: redigir uma carta de reclamação, aplicando algumas fórmulas constantes nesta ficha informativa


Como apresentar uma reclamação? veja aqui (clique nesta frase)

1.      Situações em que se escrevem cartas:

  • para comunicar com outras pessoas.
  • para estabelecer relações comerciais ou profissionais;
  • para apresentar candidatura a concurso;
  • para apresentar uma reclamação.

2.     Tipos de cartas:

2.1.   Carta comercial

É como um documento; é um acto que compromete pelo que se devem respeitar as regras e usos deste género de correspondência.

2.2.   Carta particular

É como uma conversa; a personalidade e os sentimentos expressam-se livremente, segundo os casos e os destinatários.

2.3.   Carta técnica

É um escrito de trabalho que deve ser sóbrio e objectivo, enquadrado entre a denominação inicial e a fórmula de saudação final.

3.     Elementos constituintes:


3.1.   Remetente ‑ nome; endereço e telefone
3.2.   Destinatário ‑ nome; cargo e endereço
3.3.   Local e data
3.4.   Fórmula de tratamento (interpelação)
3.5.   Fórmula inicial
3.6.   Desenvolvimento do assunto
3.7.   Fórmula final de cortesia
3.8.   Assinatura


(3.5) Fórmulas iniciais:

Objectivo
Para...
Fórmula

Fazer um pedido
‑ Venho por este meio pedir a V. Ex.a. que se digne... (que me conceda o favor de...)
‑ Venho solicitar a V. Ex.a. se digne...
‑ Muito grato ficarei se
‑ Agradecia‑lhe que...
Fazer um agradecimento
‑ Venho por este meio agradecer...
‑ Agradecendo..., venho ...
Acusar a recepção de
cartas, fax, postais
‑ Acusamos a recepção de...
‑ Venho por este meio acusar a recepção de...
‑ Em resposta a...
‑ Em referência ao ofício...
Dar informações
‑ Tenho a honra de comunicar a V.Ex.a.
‑ Cumpre‑me informar V Ex.a
‑ Lamento ter de informar

Intimação para cumprimento de uma obrigação:

  • Face ao exposto venho pela presente solicitar a V.Exa... até ao dia XX ou no prazo de XX dias a contar da data de recepção da presente carta.


ATIVIDADE – Oficina de escrita: (Ficha 23, p. 50, do caderno de Atividades)

Num texto bem estruturado, redija uma carta de reclamação. Imagine o motivo da reclamação e fundamente devidamente a sua posição.
Não se esqueça de respeitar as caraterísticas deste tipo de texto (v. manual na p. 31 e informação do professor)