Conteúdo: 6
pontos
Organização
e correção linguística: 4 pontos
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Total:
10 pontos cada questão
5 x 10 pontos = 50 pontos
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1 (50 pontos)
Questão
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Resposta
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Pontos
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1.1.
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O equívoco do autor do texto foi ter associado a
expressão (“rede social”) a instituições de apoio social, como por exemplo, a
Santa Casa da Misericórdia.
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10
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1.2.
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Não sabendo o que é o Facebook, o autor manifesta uma
atitude de defesa da língua portuguesa, i.e., resiste ao “estrangeirismo”
dizendo que se deve traduzir a palavra. O autor não percebeu que esta palavra
designa uma rede social e que já é usada por toda a gente.
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10
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1.3.
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(O comendador aderiu ao Facebook) para conhecer algo
atual e tecnológico que as novas gerações da família (netos e filhos)
dominavam e ele não; um pouco em atitude de desafio.
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10
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1.4.
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(Essa frase é irónica porque) o autor brinca com o conceito
de “amizade”: em vez de pessoas, surgem como amigos restaurantes, regiões,
lojas, etc., com os quais ele não partilha nada em comum. Portanto, ele não
está a utilizar adequadamente o Facebook: dificilmente conseguirá compartilhar
conhecimentos e interesses com tantas e tão diversificadas entidades.
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10
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1.5.
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(Para ganhar a aposta que fizera com os seus familiares
mais jovens), o autor aderiu a tudo o que pôde e de modo aleatório pois
alguns dos grupos, causas ou pessoas são antagónicos, contraditórios ou
rivais.
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10
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Questões 2.1. –
2.5.
Conteúdo 9
pontos
Organização
e correção linguística 6 pontos
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Total: 5
x 15 pontos = 75 pontos
Questão 2.6.
Conteúdo
15
pontos
Organização
e correção linguística 10 pontos
__________________________
Total: 25
pontos
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2 (100 pontos)
Questão
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Resposta
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Pontos
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2.1.
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Trata-se de uma motorizada amarela da Honda, uma X8R-S, e a parte de
baixo do rosto de uma rapariga: vê-se o seu sorriso e um piercing no lado
direito do nariz. A marca Honda surge sobre a face. Quanto ao fundo, a parte
de cima é escura/preta, a de baixo, maior, é laranja. Também há frases e
texto.
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15
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2.2.
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(Componentes da mensagem icónica e
sua conotação)
A rapariga está envolta de enigma (note-se o fundo escuro); é bela,
jovem, sedutora e segura. Usando como adorno um piercing no nariz e a marca
Honda sobre a face como se fosse uma pintura tribal, apresenta um ar rebelde,
arrojado e jovem.
De igual modo, a mota é atraente, “nova”, “super excitante”, apresentando
“segurança” nos seus elementos. A cor alaranjada e quente do fundo sugere
fogo, paixão, aventura.
Quer pelas formas, quer pelas cores ou pelas texturas (brilhos,
suavidade), ambos os elementos, rapariga-mota, são similares, como se o
produto fosse uma extensão da jovem ou ela mesma.
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15
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2.3.
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A mensagem linguística é
composta essencialmente pelo slogan
(colocado na banda divisória do anúncio) e pelo texto argumentativo bastante explícito. Ambos complementam o que
as imagens sugerem: os adultos/pais têm juízo e decidem, os jovens são
insensatos e indecisos. Conduzir uma Honda X8R-S é como usar piercingues ou
ser ousado e corajoso.
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15
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2.4.
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Quanto à mensagem plástica,
este anúncio apresenta uma composição dual: duas cores (preto/laranja), dois
objetos (rosto feminino/motorizada). O slogan, como uma banda, divide e liga
as duas partes. Todavia, o maior destaque é conferido ao produto, à Honda
X8R-S.
Parece haver uma semelhança na posição do rosto da rapariga e na direção
da moto, melhor: há semelhança entre o nariz da jovem e o design da parte da
frente da nova motorizada. A configuração do texto argumentativo (à esquerda,
próximo do assento) assemelha-se à forma do rosto de perfil da jovem. O
encarnado do batom da jovem está presente na marca e no “s” de “X8R-S”; o
branco dos dentes também aparece nas cores da moto e no grafismo da marca.
A impressão geral é de sedução, ousadia, juventude.
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15
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2.5.
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Procura-se informar (função da
linguagem centrada no referente) sobre “a nova e super excitante Honda X8R-S”
lançada no mercado de meios de transporte. Mais do que informar, procura-se coagir sobre o leitor, através do uso
de verbos no modo imperativo: “Deixa que…”, “Experimenta…”, “descobre…”,
“Come ride with us”. Esse apelo é
feito de modo a persuadir o leitor jovem a comprar o produto.
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15
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2.6
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O anúncio é dual: duas cores, dois objetos (rosto feminino/motorizada), duas
opções (“o piercing ou a X8R-S”), a mãe e a filha (i.e., pais/filhos). Tal
dualidade exige reflexão da
parte do leitor: o dilema coloca-o perante uma escolha difícil
pois ambas as saídas são igualmente desejadas: ser rebelde ou conduzir uma
moto H8R-S. Como o produto (a moto) não pode ser tido como desfavorável por
parte do cliente, o dilema tem de ser redirecionado para um terceiro
supostamente em conflito com este - neste caso a mãe (“deixa que a tua mãe
decida: o piercing ou a X8R-S).
Ser um jovem rebelde, ousado e corajoso no aspeto físico e atitude é o
mesmo que conduzir uma Honda X8R-S. É “super excitante” ser assim ou conduzir
uma mota assim.
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25
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Estruturação
temática e discursiva: 30
pontos
Correção
linguística: 20 pontos
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Total: 50
pontos
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