21 de novembro de 2011

Teste de Português, 11º ano, sobre Publicidade - RESPOSTAS

GRUPO I – LEITURA (150 pontos)
Conteúdo:                                             6 pontos
Organização e correção linguística:     4 pontos
__________________________
Total:      10 pontos cada questão
5 x 10 pontos = 50 pontos

1 (50 pontos)

Questão
Resposta
Pontos
1.1.
O equívoco do autor do texto foi ter associado a expressão (“rede social”) a instituições de apoio social, como por exemplo, a Santa Casa da Misericórdia.
10
1.2.
Não sabendo o que é o Facebook, o autor manifesta uma atitude de defesa da língua portuguesa, i.e., resiste ao “estrangeirismo” dizendo que se deve traduzir a palavra. O autor não percebeu que esta palavra designa uma rede social e que já é usada por toda a gente.
10
1.3.
(O comendador aderiu ao Facebook) para conhecer algo atual e tecnológico que as novas gerações da família (netos e filhos) dominavam e ele não; um pouco em atitude de desafio.
10
1.4.
(Essa frase é irónica porque) o autor brinca com o conceito de “amizade”: em vez de pessoas, surgem como amigos restaurantes, regiões, lojas, etc., com os quais ele não partilha nada em comum. Portanto, ele não está a utilizar adequadamente o Facebook: dificilmente conseguirá compartilhar conhecimentos e interesses com tantas e tão diversificadas entidades.
10
1.5.
(Para ganhar a aposta que fizera com os seus familiares mais jovens), o autor aderiu a tudo o que pôde e de modo aleatório pois alguns dos grupos, causas ou pessoas são antagónicos, contraditórios ou rivais.
10


 

Questões 2.1. –  2.5.
Conteúdo                                              9 pontos
Organização e correção linguística      6 pontos
__________________________
Total:     5 x 15 pontos = 75 pontos
Questão 2.6.
Conteúdo                                              15 pontos
Organização e correção linguística      10 pontos
__________________________
Total:     25 pontos

2 (100 pontos)

Questão
Resposta
Pontos
2.1.
Trata-se de uma motorizada amarela da Honda, uma X8R-S, e a parte de baixo do rosto de uma rapariga: vê-se o seu sorriso e um piercing no lado direito do nariz. A marca Honda surge sobre a face. Quanto ao fundo, a parte de cima é escura/preta, a de baixo, maior, é laranja. Também há frases e texto.
15
2.2.
(Componentes da mensagem icónica e sua conotação)
A rapariga está envolta de enigma (note-se o fundo escuro); é bela, jovem, sedutora e segura. Usando como adorno um piercing no nariz e a marca Honda sobre a face como se fosse uma pintura tribal, apresenta um ar rebelde, arrojado e jovem.
De igual modo, a mota é atraente, “nova”, “super excitante”, apresentando “segurança” nos seus elementos. A cor alaranjada e quente do fundo sugere fogo, paixão, aventura.
Quer pelas formas, quer pelas cores ou pelas texturas (brilhos, suavidade), ambos os elementos, rapariga-mota, são similares, como se o produto fosse uma extensão da jovem ou ela mesma.
15
2.3.
A mensagem linguística é composta essencialmente pelo slogan (colocado na banda divisória do anúncio) e pelo texto argumentativo bastante explícito. Ambos complementam o que as imagens sugerem: os adultos/pais têm juízo e decidem, os jovens são insensatos e indecisos. Conduzir uma Honda X8R-S é como usar piercingues ou ser ousado e corajoso.
15
2.4.
Quanto à mensagem plástica, este anúncio apresenta uma composição dual: duas cores (preto/laranja), dois objetos (rosto feminino/motorizada). O slogan, como uma banda, divide e liga as duas partes. Todavia, o maior destaque é conferido ao produto, à Honda X8R-S.
Parece haver uma semelhança na posição do rosto da rapariga e na direção da moto, melhor: há semelhança entre o nariz da jovem e o design da parte da frente da nova motorizada. A configuração do texto argumentativo (à esquerda, próximo do assento) assemelha-se à forma do rosto de perfil da jovem. O encarnado do batom da jovem está presente na marca e no “s” de “X8R-S”; o branco dos dentes também aparece nas cores da moto e no grafismo da marca.
A impressão geral é de sedução, ousadia, juventude.
15
2.5.
Procura-se informar (função da linguagem centrada no referente) sobre “a nova e super excitante Honda X8R-S” lançada no mercado de meios de transporte. Mais do que informar, procura-se coagir sobre o leitor, através do uso de verbos no modo imperativo: “Deixa que…”, “Experimenta…”, “descobre…”, “Come ride with us”. Esse apelo é feito de modo a persuadir o leitor jovem a comprar o produto.
15
2.6
O anúncio é dual: duas cores, dois objetos (rosto feminino/motorizada), duas opções (“o piercing ou a X8R-S”), a mãe e a filha (i.e., pais/filhos). Tal dualidade exige reflexão da parte do leitor: o dilema coloca-o perante uma escolha difícil pois ambas as saídas são igualmente desejadas: ser rebelde ou conduzir uma moto H8R-S. Como o produto (a moto) não pode ser tido como desfavorável por parte do cliente, o dilema tem de ser redirecionado para um terceiro supostamente em conflito com este - neste caso a mãe (“deixa que a tua mãe decida: o piercing ou a X8R-S).
Ser um jovem rebelde, ousado e corajoso no aspeto físico e atitude é o mesmo que conduzir uma Honda X8R-S. É “super excitante” ser assim ou conduzir uma mota assim.
25


Estruturação temática e discursiva:                     30 pontos
Correção linguística:                                             20 pontos
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Total:     50 pontos

GRUPO II – EXPRESSÃO ESCRITA (50 pontos)


(As respostas dos alunos serão publicadas no blogue D & G)