1 de novembro de 2014

Planificação Anual de Português – 9.º ano

2014-2015

            Na disciplina de Português serão lecionados os conteúdos de 9.º ano adaptando as atividades de treino de competências ao perfil da turma.
            As metas nesta disciplina contemplam, em geral, aspetos essenciais da utilização da língua. Por esse motivo, apresento as competências linguístico-comunicativas, e a sua especificação, numa tabela inicial. Estas competências são transversais, estando sempre presentes no processo de ensino e aprendizagem e articuladas com os conteúdos temáticos registados na tabela seguinte.
            Os conteúdos temáticos estão agrupados em quatro sequências e obedecem ao princípio da progressão. Por outro lado, optou-se por apresentar os conteúdos do conhecimento explícito da língua [i.e., gramática] numa coluna única visto o seu estudo ser transversal aos domínios do modo oral e do modo escrito “com disseminada incidência nas respetivas competências específicas (compreensão e expressão oral; leitura e escrita)” [in: PPEB, 2009, p. 19]. Justifica-se também essa opção de arrumo por facilitar os “momentos de trabalho autónomo” [ibidem] e específico de reflexão e sistematização do conhecimento da língua.



Competências
linguístico-comunicativas
Competências Específicas
Compreensão
oral /
Expressão
 oral

  • Escutar para aprender e construir conhecimento;
  • Falar para construir e expressar conhecimento;
  • Produzir textos orais de diferentes tipos e com diferentes finalidades;
  • Participar em situações de interação oral.

Leitura

  • Ler para construir conhecimento(s);
  • Ler para apreciar textos variados;
  • Ler textos literários;
  • Apreciar textos literários.
Escrita

  • Escrever para construir e expressar conhecimento (s);
  • Escrever textos expositivos / argumentativos / diversos;
  • Escrever em termos pessoais e criativos;
  • Planificar a escrita de textos; / Redigir textos com coerência e correção linguística; / Rever os textos escritos.
Conhecimento
Explícito
da língua

  • Mobilizar conhecimentos adquiridos nos anos anteriores;
  • Conhecer a estrutura e o uso do português padrão;
  • Refletir para desenvolver a consciência linguística [conhecim. explícito].

Sequências
Conteúdos Temáticos
1 TEXTOS NARRATIVOS
(14 aulas)
·        2 Crónicas [4 aulas] – António Lobo Antunes: “Elogio do subúrbio”; Maria Judite Carvalho: Castanhas assadas”. [Nota: 2 crónicas alternativas nos Guiões de leitura; +2 crónicas para audição no CD áudio, transcritas no Livro do professor]
·        2 Narrativas de autores portugueses [4 aulas] – Eça de Queirós: “A Aia”; Vergílio Ferreira: “A palavra mágica”. [Em alternativa, “Maria Moisés” de Camilo, nos Guiões de leitura].
·        1 conto de autor lusófono [2 aulas] – Machado de Assis [Bras.]: “História comum”. [Em alternativa, “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector [Bras.], Guiões de leitura].
·        1 texto de literatura juvenil [2 aulas] – José Mauro de Vasconcelos [Bras.]: O pé de Laranja Lima. [Em alternativa, a adaptação da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto” por Aquilino Ribeiro (v. manual, pp. 256-61) e Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira, nos Guiões de leitura].
·       1 texto de autor estrangeiro [2 aulas] – John Steinbeck: “A pérola”. [ou: “O fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde, nos Guiões de leitura].
2 TEXTOS DRAMÁTICOS
(32 aulas)
Uma peça teatral de Gil Vicente [22 aulas]
Texto – Auto da Barca do Inferno (p. 87-135). Paratextos: o modo dramático (p. 78-80); Gil Vicente: o autor e a sua obra (p. 81-86; 139).
Ou o texto: Auto da índia (p. 143-155). Paratextos: Atualidade da peça (p. 158-9); “Auto da Índia: o outro lado da expansão” (p. 169); “Gil Vicente no Teatro Nacional D. Maria II” (p. 163).
3 NARRATIVA ÉPICA
(46 aulas)
Passos do poema narrativo Os Lusíadas [33 aulas] de Camões (pp. 187-244). Com particular incidência nos seguintes episódios e estâncias:
·       Proposição (C. I, est. 1-3)
·       Narração (1): Viagem para a Índia: Consílio dos deuses do Olimpo (C. I, est. 19-44); Despedidas em Belém (C. IV, est. 84-93); O Gigante Adamastor (C. V, est. 37-60); A Tempestade e chegada à Índia (C. VI, est. 70-94)
·       Narração (2): História de Portugal: Inês de Castro (C. III, est. 118-135);
[No manual, mas não estudaremos: Ilha dos Amores (C. IX, est. 16-29); Leonardo e Efire (C. IX, est. 75-84)]
·       Canto X: Despedida de Tétis e regresso à Pátria (C. X, est. 142-144); Reflexão do Poeta (C. X, est. 145-146; 154-156)
Paratextos e contextos: tudo sobre a epopeia (p. 174-182); Luís de Camões: a vida e a obra (p. 183-186); “Conversa com o último navegante” (p. 254-5); “Peregrinação de Fernão Mendes Pinto” (p. 256-61). Confronto com poemas de Bocage, Pessoa, Almada, Sophia, entre outros.
4 TEXTOS POÉTICOS
(15 aulas)
4 poemas de Fernando Pessoa [v. unidade sobre Os Lusíadas] e 12 poemas de 10 poetas diferentes [10 aulas]: no manual: Camilo Pessanha [2]; Mário de Sá-Carneiro [2], José Gomes Ferreira [1]; Jorge de Sena [1]; Sophia [3]; Gil Vicente [1]; Carlos de Oliveira; Ruy Belo [2]; Herberto Helder [1].

Conteúdos Linguísticos (descritores de desempenho)
Explicitar aspetos fundamentais da morfologia.

  • Identificar e conjugar verbos nos diversos tempos e modos.
  • Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares.
  • Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos.
  • Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não afixal) e composição (por palavras e por radicais).
  • Formar o plural de palavras compostas.
Reconhecer as diversas classes de palavras.

  •  Integrar as palavras nas classes a que pertencem

Explicitar aspetos fundamentais da sintaxe do português.

  • Sistematizar as regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal.
  • Consolidar o conhecimento das funções sintáticas: sujeito (identificar o suj. subentendido), vocativo, predicado, complemento direto, c. indireto, c. oblíquo, c. agente da passiva, predicativo do sujeito, modificador do nome restritivo e modificador do nome apositivo.
  • Dividir e classificar orações.
  • Identificar processos de coordenação e de subordinação entre orações.
  • Identificar orações substantivas relativas e adjetivas relativas.
  • Identificar tipos e formas de frases.
  • Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa.
  • Transformar discurso direto em indireto e vice-versa.
Explicitar aspetos da fonologia do português.
  • Identificar processos fonológicos (de inserção, de supressão, de alteração de segmentos). 
  • Identificar processos de evolução da língua.
Reconhecer propriedades das palavras e formas de organização do léxico.

  • Identificar arcaísmos e neologismos.
  • Identificar palavras polissémicas e seus significados.
  • Determinar os significados de uma palavra em função do contexto: campo semântico.
  • Reconhecer e estabelecer relações semânticas: sinonímia, antonímia, hiperonímia e holonímia.


Alguns elementos de testagem e de registo de avaliação
Localização:
Manual
Caderno de
Atividades
Guiões de
 Leitura
Livro do
 Prof.
e-Manual
Testes de compreensão oral
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Testes de expressão oral
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Questionários de leitura
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Oficinas de escrita
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Questionários sobre gramática
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Testes de autoavaliação
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Provas de avaliação formativa

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Testes de avaliação sumativa



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Grelhas de registo de avaliação
(Oralidade, Escrita, Leitura)



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