2014-2015
Na
disciplina de Português serão lecionados os conteúdos
de 9.º ano adaptando as atividades de treino de competências ao perfil da turma.
As
metas nesta disciplina contemplam, em geral, aspetos essenciais da utilização
da língua. Por esse motivo, apresento as competências
linguístico-comunicativas, e a sua especificação, numa tabela inicial.
Estas competências são transversais, estando sempre presentes no processo de
ensino e aprendizagem e articuladas com os conteúdos
temáticos registados na tabela seguinte.
Os conteúdos temáticos estão agrupados em
quatro sequências e obedecem ao princípio da progressão. Por outro lado, optou-se por apresentar os conteúdos do
conhecimento explícito da língua [i.e.,
gramática] numa coluna única visto o seu estudo ser transversal aos domínios do
modo oral e do modo escrito “com disseminada incidência nas respetivas
competências específicas (compreensão e
expressão oral; leitura e escrita)” [in: PPEB, 2009, p. 19]. Justifica-se também essa opção de arrumo por
facilitar os “momentos de trabalho autónomo” [ibidem] e específico de reflexão e sistematização do conhecimento
da língua.
Competências
linguístico-comunicativas
|
Competências Específicas
|
Compreensão
oral /
Expressão
oral
|
|
Leitura
|
|
Escrita
|
|
Conhecimento
Explícito
da língua
|
|
Sequências
|
Conteúdos Temáticos
|
|
1 –
TEXTOS
NARRATIVOS
(14 aulas)
|
·
2 Crónicas [4 aulas] – António Lobo Antunes:
“Elogio do subúrbio”; Maria Judite Carvalho: Castanhas assadas”. [Nota: 2 crónicas alternativas nos Guiões de leitura; +2 crónicas para
audição no CD áudio, transcritas no Livro
do professor]
·
2 Narrativas de autores portugueses [4 aulas] – Eça de Queirós: “A Aia”;
Vergílio Ferreira: “A palavra mágica”. [Em
alternativa, “Maria Moisés” de Camilo, nos Guiões de leitura].
·
1 conto de autor lusófono [2 aulas] –
Machado de Assis [Bras.]: “História comum”. [Em alternativa, “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector
[Bras.], Guiões de leitura].
·
1 texto de literatura juvenil [2 aulas] – José
Mauro de Vasconcelos [Bras.]: O pé de
Laranja Lima. [Em alternativa, a
adaptação da Peregrinação de Fernão
Mendes Pinto” por Aquilino Ribeiro (v. manual, pp. 256-61) e Aventuras de João Sem Medo, de José
Gomes Ferreira, nos Guiões de leitura].
· 1 texto de autor estrangeiro [2 aulas] – John
Steinbeck: “A pérola”. [ou: “O fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde, nos Guiões de leitura].
|
|
2 –
TEXTOS
DRAMÁTICOS
(32 aulas)
|
Uma peça teatral de Gil
Vicente [22
aulas]
Texto
– Auto da Barca do Inferno (p.
87-135). Paratextos: o modo dramático (p. 78-80); Gil Vicente: o autor e a
sua obra (p. 81-86; 139).
Ou
o texto: Auto da índia (p. 143-155).
Paratextos: Atualidade da peça (p. 158-9); “Auto da Índia: o outro lado da expansão” (p. 169); “Gil Vicente
no Teatro Nacional D. Maria II” (p. 163).
|
|
3 –
NARRATIVA
ÉPICA
(46 aulas)
|
Passos do poema narrativo Os Lusíadas [33 aulas]
de Camões (pp. 187-244). Com particular incidência nos seguintes episódios e
estâncias:
· Proposição (C. I, est. 1-3)
· Narração (1): Viagem para a Índia: Consílio dos deuses do Olimpo (C. I,
est. 19-44); Despedidas em Belém
(C. IV, est. 84-93); O Gigante
Adamastor (C. V, est. 37-60); A
Tempestade e chegada à Índia (C. VI, est. 70-94)
· Narração (2): História de Portugal: Inês de Castro (C. III, est. 118-135);
[No manual,
mas não estudaremos: Ilha dos Amores (C. IX, est. 16-29); Leonardo e Efire (C.
IX, est. 75-84)]
·
Canto X:
Despedida de Tétis e regresso à Pátria (C. X, est. 142-144); Reflexão do
Poeta (C. X, est. 145-146; 154-156)
Paratextos
e contextos: tudo sobre a epopeia (p. 174-182); Luís de Camões: a vida e a
obra (p. 183-186); “Conversa com o último navegante” (p. 254-5); “Peregrinação de Fernão
Mendes Pinto” (p. 256-61). Confronto com poemas de Bocage, Pessoa, Almada,
Sophia, entre outros.
|
|
4 –
TEXTOS
POÉTICOS
(15 aulas)
|
4
poemas de Fernando Pessoa [v.
unidade sobre Os Lusíadas] e 12
poemas de 10 poetas diferentes [10 aulas]: no manual: Camilo Pessanha [2]; Mário
de Sá-Carneiro [2], José Gomes Ferreira [1]; Jorge de Sena [1]; Sophia [3]; Gil
Vicente [1]; Carlos de Oliveira; Ruy Belo [2]; Herberto Helder [1].
|
|
Conteúdos Linguísticos (descritores de desempenho)
|
Explicitar aspetos fundamentais da morfologia.
Explicitar aspetos fundamentais da sintaxe
do português.
Reconhecer propriedades das palavras e formas de
organização do léxico.
|
Alguns elementos de testagem e de registo de avaliação
Localização:
|
Manual
|
Caderno de
Atividades
|
Guiões de
Leitura
|
Livro do
Prof.
|
e-Manual
|
Testes
de compreensão oral
|
x
|
x
|
|||
Testes
de expressão oral
|
x
|
x
|
x
|
||
Questionários
de leitura
|
x
|
x
|
|||
Oficinas
de escrita
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
Questionários
sobre gramática
|
x
|
x
|
|||
Testes
de autoavaliação
|
x
|
||||
Provas
de avaliação formativa
|
x
|
||||
Testes
de avaliação sumativa
|
x
|
x
|
|||
Grelhas
de registo de avaliação
(Oralidade,
Escrita, Leitura)
|
x
|
x
|