2014/15
Serão lecionados os conteúdos de 8.º ano adaptando as atividades de treino de competências ao perfil das turmas. Optou-se
por agrupar os conteúdos do conhecimento
explícito da língua [i.e., gramática] numa coluna única visto o seu estudo
ser transversal aos domínios do modo oral
e do modo escrito “com disseminada
incidência nas respetivas competências específicas (compreensão e expressão oral; leitura
e escrita)” [in: PPEB, 2009, p. 19]. Justifica-se também essa opção de arrumo por
facilitar os “momentos de trabalho autónomo” [ibidem] e específico de reflexão e sistematização do conhecimento
da língua.
Competências
linguístico-comunicativas
|
Competências Específicas
|
Compreensão
oral /
Expressão
oral
|
Escutar para aprender e
construir conhecimento;
Falar para construir e
expressar conhecimento;
Participar em situações de
interação oral.
|
Leitura
|
Ler para construir
conhecimento(s);
Ler para apreciar textos
variados;
Ler textos literários.
|
Escrita
|
Escrever para construir e
expressar conhecimento (s);
Escrever em termos
pessoais e criativos.
|
Conhecimento
Explícito
da língua
|
Conhecer a estrutura e o
uso do português padrão;
Refletir para desenvolver
a consciência linguística [conhec. explícito].
|
Sequência
|
Conteúdos Temáticos
|
1 – Textos dos Media e
Utilitários
|
Texto
de opinião; entrevista; reportagem; texto expositivo; carta de apresentação; curriculum vitae.
|
2 – Texto Narrativo I:
Literatura juvenil e de caráter intimista
|
Narrativas
literárias (excertos): Eliacer Cansino: “Um livro espera-te. Procura-o”;
Álvaro Magalhães: O último Grimm;
José Saramago: O conto da ilha desconhecida;
Alice Vieira: Um fio de fumo nos
confins do mar; Anne Frank: O
Diário de A. F.; Ilse Losa: O mundo
em que vivi; António Mota: Pardinhas.
|
3 – Texto Narrativo II:
Autores lusófonos
|
Obras
integrais (dois contos e/ou um romance):
Luís
Fernando Veríssimo [Br.]: “O homem trocado” (in Comédias para se ler na escola); Mário de Carvalho: “In excelsum”
(A inaudita guerra da avenida Gago
Coutinho); Mia Couto: “O mendigo Sexta-Feira jogando no Mundial” (O fio das missangas) e Mar me quer; Mário Dionísio: “Assobiando
à vontade” (O dia cinzento e outros
contos); José Gomes Ferreira: “Parece impossível mas sou uma nuvem” (O mundo dos outros); Sophia: “Saga” (Histórias da terra e do mar).
|
4 – Texto dramático
|
Duas
peças de teatro de autoria portuguesa: António Gedeão: História breve da lua; Luísa Costa Gomes: Vanessa vai à lua. Autores estrangeiros: Maria Teresa Maia
Gonzalez: Os herdeiros da lua de Joana;
Molière: O avarento.
|
5 – Texto poético
|
Poetas
e poemas de subgéneros variados: Destaque para os poemas de Camões, sonetos e
quadras de Florbela Espanca; outros poetas cuja obra exista no CRE da Escola.
|
Conteúdos Linguísticos
|
[Planos de conhecimento da
língua:]
Língua, variação e mudança – Variedades linguísticas; variedades europeia,
brasileira e africanas.
Plano fonológico – Propriedades acentuais das sílabas; sílaba métrica
e sílaba gramatical.
Plano morfológico – Flexão nominal, flexão adjetival, flexão verbal,
formação de palavras.
Plano das classes de palavras – Nome, adjetivo, verbo, advérbio, determinante,
pronome, quantificador, preposição, conjunção, interjeição.
Plano sintático – Frase simples e frase complexa; coordenação e
subordinação; Funções sintáticas: (sujeito, predicado, vocativo), complemento
direto; complem. indireto, complem. oblíquo, complem. agente da passiva,
predicativo do sujeito, modificador do nome (do grupo verbal, de frase).
Plano semântico – Polissemia e monossemia, campo semântico,
hiperonímia e hiponímia, holonímia e meronímia; neologismos.
Plano discursivo e textual – Paratextos (capa, prefácio; epígrafe,
bibliografia, biografia, etc.); discurso direto e discurso indireto;
conectores discursivos; modo narrativo, modo dramático e modo lírico;
recursos estilísticos.
Plano da representação gráfica e ortográfica – Sinais de pontuação, sinais auxiliares da escrita,
formas de destaque.
|