12 de dezembro de 2014

Planificação Anual de Português – 8.º ano (2)

2014/15

Serão lecionados os conteúdos de 8.º ano adaptando as atividades de treino de competências ao perfil das turmas. Optou-se por agrupar os conteúdos do conhecimento explícito da língua [i.e., gramática] numa coluna única visto o seu estudo ser transversal aos domínios do modo oral e do modo escrito “com disseminada incidência nas respetivas competências específicas (compreensão e expressão oral; leitura e escrita)” [in: PPEB, 2009, p. 19]. Justifica-se também essa opção de arrumo por facilitar os “momentos de trabalho autónomo” [ibidem] e específico de reflexão e sistematização do conhecimento da língua.

Competências
linguístico-comunicativas
Competências Específicas
Compreensão
oral /
Expressão
 oral
Escutar para aprender e construir conhecimento;
Falar para construir e expressar conhecimento;
Participar em situações de interação oral.

Leitura
Ler para construir conhecimento(s);
Ler para apreciar textos variados;
Ler textos literários.
Escrita
Escrever para construir e expressar conhecimento (s);
Escrever em termos pessoais e criativos.
Conhecimento
Explícito
da língua
Conhecer a estrutura e o uso do português padrão;
Refletir para desenvolver a consciência linguística [conhec. explícito].

Sequência
Conteúdos Temáticos
1 Textos dos Media e Utilitários
Texto de opinião; entrevista; reportagem; texto expositivo; carta de apresentação; curriculum vitae.
2 Texto Narrativo I: Literatura juvenil e de caráter intimista
Narrativas literárias (excertos): Eliacer Cansino: “Um livro espera-te. Procura-o”; Álvaro Magalhães: O último Grimm; José Saramago: O conto da ilha desconhecida; Alice Vieira: Um fio de fumo nos confins do mar; Anne Frank: O Diário de A. F.; Ilse Losa: O mundo em que vivi; António Mota: Pardinhas.
3 Texto Narrativo II: Autores lusófonos
Obras integrais (dois contos e/ou um romance):
Luís Fernando Veríssimo [Br.]: “O homem trocado” (in Comédias para se ler na escola); Mário de Carvalho: “In excelsum” (A inaudita guerra da avenida Gago Coutinho); Mia Couto: “O mendigo Sexta-Feira jogando no Mundial” (O fio das missangas) e Mar me quer; Mário Dionísio: “Assobiando à vontade” (O dia cinzento e outros contos); José Gomes Ferreira: “Parece impossível mas sou uma nuvem” (O mundo dos outros); Sophia: “Saga” (Histórias da terra e do mar).
4 Texto dramático
Duas peças de teatro de autoria portuguesa: António Gedeão: História breve da lua; Luísa Costa Gomes: Vanessa vai à lua. Autores estrangeiros: Maria Teresa Maia Gonzalez: Os herdeiros da lua de Joana; Molière: O avarento.
5 Texto poético
Poetas e poemas de subgéneros variados: Destaque para os poemas de Camões, sonetos e quadras de Florbela Espanca; outros poetas cuja obra exista no CRE da Escola.
  
Conteúdos Linguísticos
[Planos de conhecimento da língua:]
Língua, variação e mudança – Variedades linguísticas; variedades europeia, brasileira e africanas.
Plano fonológico – Propriedades acentuais das sílabas; sílaba métrica e sílaba gramatical.
Plano morfológico – Flexão nominal, flexão adjetival, flexão verbal, formação de palavras.
Plano das classes de palavras – Nome, adjetivo, verbo, advérbio, determinante, pronome, quantificador, preposição, conjunção, interjeição.
Plano sintático – Frase simples e frase complexa; coordenação e subordinação; Funções sintáticas: (sujeito, predicado, vocativo), complemento direto; complem. indireto, complem. oblíquo, complem. agente da passiva, predicativo do sujeito, modificador do nome (do grupo verbal, de frase).
Plano semântico – Polissemia e monossemia, campo semântico, hiperonímia e hiponímia, holonímia e meronímia; neologismos.
Plano discursivo e textual – Paratextos (capa, prefácio; epígrafe, bibliografia, biografia, etc.); discurso direto e discurso indireto; conectores discursivos; modo narrativo, modo dramático e modo lírico; recursos estilísticos.
Plano da representação gráfica e ortográfica – Sinais de pontuação, sinais auxiliares da escrita, formas de destaque.