GRUPO I – LEITURA E ESCRITA (50 pontos)
Lê o texto e depois responde às
questões, por palavras tuas e de forma completa.
por Manuel Halpern
Eu fui o primeiro telecomando da minha
casa. Um comando com pernas, braços e agilidade nos dedos, que nem precisava de
pilhas. Como era o mais novo, os meus irmãos ordenavam: «Muda para o 2». E eu levantava-me e carregava no botão. Os
televisores chegavam a ter 12 botões, mas só dois serviam para alguma coisa. Um
dia, em casa do meu avô, usei a minha condição de telecomando para fazer zapping (embora na altura a palavra
ainda não existisse, aliás usavam-se menos palavras inglesas, apesar de se
dizer offside em vez de
fora-de-jogo). O que eu fiz foi, com alguma genica na ponta dos dedos, alternar
rapidamente entre o primeiro e o segundo canal. O meu avô zangou-se comigo, com
razão, dizendo que aquilo estragava o televisor. Mas ainda assim eu não resisti
e carreguei nos dois botões ao mesmo tempo só para ver o que acontecia. O ecrã
não ficou dividido como no Dallas,
fixou apenas a RTP1.
Quando as televisões passaram a ter
telecomando com pilhas e tudo, o número de canais já tinha aumentado. A posse
do comando tornou-se uma demonstração de poder, ostentada, normalmente, pelo
chefe-de-família. O zapping, um
frenesim, como se as pessoas ficassem permanentemente em stress por, ao optarem por ver um programa, perderem todos os
outros. A filosofia do zapping
compulsivo era: «Não é possível ver todos
os canais ao mesmo tempo, mas há que tentar». E com o treino, alguns zappers mais empenhados, conseguiam
fixar o essencial de vários, aproveitando a previsibilidade da própria
televisão: pouco ou nada se perde em ver a telenovela e o concurso aos soluços.
O zapping
tornou ver televisão um ato mais individualista, porque é impossível ver o que
quer que seja ao lado de alguém que tenha esse tique nervoso no dedo. E talvez
seja essa questão do poder, a disputa pelo telecomando que tenha levado, ou
pelo menos ajudado, à proliferação de televisores pela casa na média e alta
burguesia: uma televisão na sala, outra na cozinha, outra no quarto do miúdo.
Deu-se um progressivo isolamento de uma atividade que, na sua origem, era
tendencialmente coletiva.
Com aparecimento de 99 novos canais, o
zapping perdeu fulgor. E a maioria
das pessoas anda sempre à volta dos mesmos cinco. Os miúdos é que já não estão
ali na sala. A televisão interessa-lhes pouco. Estão a navegar na internet, a
palrar no facebook, a ver vídeos do youtube e a fazer downloads ilegais.
Questões
1. Neste texto de opinião, o autor tece comentários acerca dos “media” e da sua evolução.
Reordena as frases (numerando-as, à direita) de acordo com a sua apresentação no texto.
As
famílias passaram a ter mais do que um televisor em casa.
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Atualmente
os canais são tantos que as pessoas perderam o interesse e veem sempre os
mesmos.
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Na
juventude de Halpern não havia telecomandos e só havia dois canais.
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O chefe
de família detinha o poder do telecomando.
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O
telecomando surgiu, assim como mais canais televisivos.
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2. Os comentários de Manuel Halpern não são
imparciais – pelo contrário, através deles o autor aprecia criticamente as
situações apresentadas.
Explica como se evidencia a apreciação
crítica nas expressões seguintes:
2.1. «Eu fui o primeiro telecomando da minha casa. Um
comando com pernas, braços e agilidade nos dedos, que nem precisava de pilhas.»
(1.º §)
2.2. «[…] fazer zapping (embora na altura a palavra ainda
não existisse, aliás usavam-se menos palavras inglesas, apesar de se dizer offside
em vez de fora-de-jogo).» (1.º §)
2.3. «Estão a navegar na internet, a palrar no facebook, a
ver vídeos do youtube e a fazer downloads ilegais.» (4.º §)
3. Que relação se estabelece entre os avanços
tecnológicos associados ao consumo de televisão e a união familiar? Justifica a
tua resposta.
4. Tendo em conta a temática abordada, justifica o
título deste artigo de opinião.
GRUPO II – CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA (20 pontos)
1. Quanto ao seu significado, as palavras podem
ser…
1.1. …
polissémicas se têm um só significado. __
1.2. …
monossémicas se têm vários significados. __
1.3. …
monossémicas se têm um só significado. __
1.4. …
polissémicas se têm vários significados. __
2. Atenta
nas frases seguintes:
(1) «O papel
estava todo rasgado.»
(2) «Aquela atriz desempenhou muito bem o seu papel.»
A palavra “papel” é: a) Polissémica __ b) Monossémica __
3. Identifica
as duas frases que se encontram na voz passiva.
3.1. «Tudo me parecia um horrível
pesadelo.»
3.2. «A minha mão foi apertada pela
dele com muita força.»
3.3.3 «Avançou impulsivamente para
mim.»
3.4. «Fui convidado para entrar na sua casa.»
4. Atenta na frase seguinte: «mas o
castelo foi muito destruído pelos anos e pelos temporais.»
Faz a correspondência entre
os elementos das colunas A e B, colocando o número respetivo na coluna da
direita. Nota: Um elemento da coluna B é falso.
A – Constituintes da frase
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B - Funções sintáticas
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1. o castelo
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complemento agente da passiva
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2. foi muito destruído pelos
anos e pelas intempéries
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complemento direto
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3. pelos anos e pelos temporais
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Predicado
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Sujeito
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5. Considera
a seguinte frase: «As rédeas foram
agitadas pelo cocheiro.»
Identifica a função sintática da expressão
sublinhada.
5.1. complemento
direto __
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5.3. complemento
agente da passiva __
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5.2. sujeito __
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5.4. complemento
indireto __
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6. Transforma as frases ativas em frases
passivas. (no verso da folha do teste)
6.1. Todos aplaudiram o desempenho da banda.
6.2. O namorado oferece-lhe aquele anel.
6.3. O Pedro vestirá o casaco do irmão.
7.
Transforma as frases passivas em frases
ativas.
7.1. O nadador foi mordido por um peixe-aranha.
7.2. O
Prémio Nobel foi recebido pelo escritor José Saramago.
8. Seleciona
a opção correta (risca o que não interessa), tendo em conta o que estudaste
sobre as frases ativa e passiva.
8.1. O sujeito da frase ativa
passa, na frase passiva, a complemento direto
/ sujeito / complemento agente da passiva, introduzido pela preposição por/de/a.
8.2. O verbo principal da frase
ativa passa, na passiva, para o pretérito
perfeito/particípio passado/infinitivo.
8.3. O verbo principal, na frase
passiva, concorda em género e número com o sujeito/complemento
agente da passiva/complemento indireto.
8.4. O verbo auxiliar usado na
frase passiva é o verbo haver/ser/ter.
GRUPO III – EXPRESSÃO ESCRITA (30 pontos)
Turma: A
Escolhe um
dos seguintes temas e desenvolve-o num texto organizado e de expressão correta
(entre 15 a 30 linhas).
Tema 1
Como sabes, a televisão é,
nos nossos dias, um poderoso meio de comunicação, e o carácter, positivo ou
negativo, da sua influência é muitas vezes um assunto controverso.
Redige um texto em que
apresentes a tua opinião sobre o papel que a televisão desempenha na sociedade
atual.
Dá um título interessante ao
teu texto.
Tema 2
Há quem
considere que a sociedade em que vivemos é marcada por grandes contrastes: por
um lado, aqueles que só adquirem bens dos mais caros, que vivem em habitações
de luxo e que frequentam os melhores restaurantes; por outro, os que lutam
diariamente por comida, um teto e outras condições básicas.
Redige um texto em que apresentes a
tua opinião sobre os contrastes acima descritos.
Dá um título interessante ao
teu texto.
Turma: B
Texto de opinião
Atualmente, os jovens dedicam muito tempo a atividades
com ligação à Internet.
Escreve um texto organizado e de expressão correta (entre 12 a 20 linhas)
em que apresentes a tua opinião acerca da importância da Internet para os
jovens.
No teu texto, deves, relativamente à
Internet:
- referir duas vantagens;
- indicar uma desvantagem;
- dar conselhos aos jovens utilizadores;
- apresentar outras informações que aches importantes.