12 de dezembro de 2014

Teste de avaliação sumativo – 8.º ano / SOLUÇÕES [com o texto "Telecomanda-te"]

GRUPO I – LEITURA E ESCRITA (50 pontos)[1]


1. Reordenação das frases de acordo com a sua apresentação no texto.
a)     Na juventude de Halpern não havia telecomandos e só havia dois canais.
b)    O chefe de família detinha o poder do telecomando.
c)     O telecomando surgiu, assim como mais canais televisivos.      
d)    As famílias passaram a ter mais do que um televisor em casa.
e)     Atualmente os canais são tantos que as pessoas perderam o interesse e veem sempre os mesmos.

2. Manuel Halpern comenta criticamente as situações apresentadas.

2.1. «Eu fui o primeiro telecomando da minha casa. Um comando com pernas, braços e agilidade nos dedos, que nem precisava de pilhas.» (1.º §)
Halpern refere que quando era criança não havia telecomandos. Di-lo de modo irónico ou brincalhão: como ele era o mais novo tinha de ser ele a levantar-se e a mudar de canal. Critica, pois, o facto de receber ordens dos irmãos como se fosse um robot ou um escravo.

2.2. «[…] fazer zapping (embora na altura a palavra ainda não existisse, aliás usavam-se menos palavras inglesas, apesar de se dizer offside em vez de fora-de-jogo).» (1.º §)
Recorrendo a um aparte (delimitado por parênteses), Halpern comenta que atualmente usamos demasiados “empréstimos” de origem inglesa (embora na altura se usasse um empréstimo – “offside” – que entretanto foi substituído pela expressão portuguesa equivalente – “fora de jogo”).

2.3. «Estão a navegar na internet, a palrar no facebook, a ver vídeos do youtube e a fazer downloads ilegais.» (4.º §)
As crianças já não perdem tempo com a televisão, gastam o seu tempo em muitas atividades da Internet, algumas até são ilegais (“downloads ilegais”). Halpern critica os interesses atuais dos jovens que os isolam do convívio familiar.

3. Entre “os avanços tecnológicos associados ao consumo de televisão” e a “união familiar” estabelece-se uma relação de contraste: à medida que a televisão se desenvolve, a união familiar diminui. Como é mencionado nos dois últimos parágrafos, os avanços da tecnologia conduzem ao “individualismo” e ao “isolamento”, ou seja: à dispersão e falta de comunicação entre os membros da família.

4. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
O título «Telecomanda-te» parece ser um bom título pois relaciona-se com o objeto “telecomando” da televisão e com o autor do texto que, quando era pequeno, era tratado como um “comando com pernas” pelos irmãos, pois ainda não existiam telecomandos nessa altura. Esse é o tema central do texto: a evolução da tecnologia e a qualidade de vida das pessoas e da família.
Mas o autor utiliza não o nome (“telecomando”), mas sim a forma verbal “telecomanda-te”. Com esse uso verbal Manuel Halpern visa criticar o consumo passivo da TV, as pessoas que se deixam telecomandar. Portanto, incita o leitor a um atitude ativa e crítica, a escolher o que quer ver ou fazer da sua vida.


[1] Questões baseadas no manual escolar (Para) Textos: Língua Portuguesa 8.º Ano. Porto: Porto Ed., 2012, pp. 50-51.