GRUPO I – LEITURA E ESCRITA (50 pontos)
Lê o texto e
depois responde às questões de forma completa.
Ora uma noite, noite de
silêncio e de escuridão, indo ela a adormecer, já despida, no seu catre[1],
entre os seus dois meninos, adivinhou, mais que sentiu, um curto rumor de ferro
e de briga, longe, à entrada dos vergéis[2]
reais. Embrulhada à pressa num pano, atirando os cabelos para trás, escutou
ansiosamente. Na terra areada, entre os jasmineiros, corriam passos pesados e
rudes. Depois houve um gemido, um corpo tombando molemente, sobre lajes, como
um fardo. Descerrou violentamente a cortina. E além, ao fundo da galeria,
avistou homens, um clarão de lanternas, brilhos de armas... Num relance tudo
compreendeu: o palácio surpreendido, o bastardo cruel vindo roubar, matar o seu
príncipe! Então, rapidamente, sem uma vacilação, uma dúvida, arrebatou o
príncipe do seu berço de marfim, atirou-o para o pobre berço de verga, e,
tirando o seu filho do berço servil, entre beijos desesperados, deitou-o no
berço real que cobriu com um brocado.
Bruscamente um homem enorme,
de face flamejante, com um manto negro sobre a cota de malha, surgiu à porta da
câmara, entre outros, que erguiam lanternas. Olhou, correu o berço de marfim
onde os brocados luziam, arrancou a criança como se arranca uma bolsa de oiro,
e, abafando os seus gritos no manto, abalou furiosamente.
O príncipe dormia no seu
novo berço. A ama ficara imóvel no silêncio e na treva.
Mas brados de alarme
atroaram, de repente, o palácio. Pelas janelas perpassou o longo flamejar das
tochas. Os pátios ressoavam com o bater das armas. E desgrenhada, quase nua, a
rainha invadiu a câmara, entre as aias, gritando pelo seu filho! Ao avistar o
berço de marfim, com as roupas desmanchadas, vazio, caiu sobre as lajes num choro,
despedaçada. Então, calada, muito lenta, muito pálida, a ama descobriu o pobre
berço de verga... O príncipe lá estava quieto, adormecido, num sonho que o
fazia sorrir, lhe iluminava toda a face entre os seus cabelos de oiro. A mãe
caiu sobre o berço, com um suspiro, como cai um corpo morto.
E nesse instante um novo
clamor abalou a galeria de mármore. Era o capitão das guardas, a sua gente
fiel. Nos seus clamores havia, porém, mais tristeza que triunfo. O bastardo
morrera! Colhido, ao fugir, entre o palácio e a cidadela, esmagado pela forte
legião de archeiros, sucumbira, ele e vinte da sua horda. O seu corpo lá
ficara, com flechas no flanco, numa poça de sangue. Mas, ai! dor sem nome! O
corpozinho tenro do príncipe lá ficara também envolto num manto, já frio, roxo
ainda das mãos ferozes que o tinham esganado!... Assim tumultuosamente lançavam
a nova[3]
cruel os homens de armas – quando a rainha, deslumbrada[4],
com lágrimas entre risos, ergueu nos braços, para lho mostrar, o príncipe que
despertara. (Eça
de Queirós, “A Aia”)
Questões
1.
Com base no excerto do conto, indica:
1.1. (por
palavras tuas) quando se passa esta história.
1.2. (transcrevendo
expressões do texto) o espaço em que se passa a ação.
2.
Identifica duas personagens e diz qual
o seu relevo na ação.
3.
A personagem Aia está caraterizada no texto, de
forma direta.
3.1. Transcreve
as expressões que a permitem caracterizar.
3.2. Explica
essa caraterização da personagem, agora por palavras tuas.
4.
Perante a previsão de invasão do palácio, que
medidas foram tomadas pela Aia?
5.
Com base na leitura global do conto, comenta
a atitude da Aia.
6.
Explica, por palavras tuas, o sentido da
frase:
«A mãe caiu sobre o berço, com um suspiro,
como cai um corpo morto.»
7.
Todos os textos devem ter um título que os
identifique.
7.1. Dá
um título ao texto.
7.2. Justifica
a tua resposta.
GRUPO II – CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA (20 pontos)
1. Diz se são verdadeiras (V) ou
falsas (F) as afirmações seguintes:
1.1.
Os nomes (substantivos) designam seres (pessoas,
animais ou objetos) ou qualidades e estados. __
1.2.
Os nomes variam em género e número, mas não apresentam
variação em grau. __
1.3.
Alguns advérbios, tal como os adjetivos, também
apresentam flexão em grau. __
1.4.
Chama-se locução adverbial à sequência de duas ou mais
palavras com o comportamento ou a função de um advérbio. __
1.5.
O “advérbio de predicado” não faz parte do grupo
verbal, pois não lhe serve de modificador nem de complemento oblíquo. __
2. Faz corresponder a cada um dos elementos da
coluna A um elemento da coluna B, de modo a obter a firmações
verdadeiras. Escreve, ao lado do número da frase, a alínea correspondente.
A
|
|
B
|
|
|
1. Advérbio de predicado
|
|
a)
Apresenta um valor quantitativo e de
intensificação (grau)
|
|
2. Advérbio de frase
|
|
b)
Expressa uma negação da verdade do
conteúdo de uma frase.
|
|
3. Advérbio conectivo
|
|
c)
Faz parte do grupo verbal como seu
modificador ou como complemento oblíquo.
|
|
4. Advérbio de negação
|
|
d)
Modifica o conteúdo da frase, o que é
dito.
|
|
5. Advérbio de afirmação
|
|
e)
Realçam o caráter de abrangência e
integração ou de eliminação e exceção do constituinte que modificam, a sua
participação ou não num determinado conjunto.
|
|
6. Advérbio de quantidade
e grau
|
|
f)
Surge numa construção interrogativa a
identificar o constituinte interrogado.
|
|
7. Advérbios de inclusão
e exclusão
|
|
g)
Tem uma função primária de conexão
entre elementos frásicos.
|
|
8. Advérbio interrogativo
|
|
h)
Usado em resposta a interrogativas
totais ou para reforçar uma afirmação.
|
3. Sublinha os advérbios nas frases e transcreve-os
para a respetiva coluna da tabela, de acordo com o valor semântico que
expressam.
3.1. Ali está um livro muito
interessante.
3.2. Ele disse que sim ao filho.
3.3. Até o José comeu demais.
3.4. Naquela casa não havia nada
exceto livros.
3.5. Amanhã, o jantar é aqui.
3.6. Depressa e bem – não há quem
[o faça].
3.7. Eles chegaram cedo e saíram
tarde.
noção transmitida
|
advérbios
|
negação
|
1.
|
afirmação
|
2.
|
quantidade e grau
|
3.
|
inclusão
|
4.
|
exclusão
|
5.
|
tempo
|
6.
|
lugar
|
7.
|
modo
|
8.
|
4. Atenta no seguinte exemplo:
O jogador reagiu furiosamente ao ataque adversário.
Substitui as expressões por um
advérbio de sentido equivalente, tal como no exemplo.
4.1. O veterinário trata os
animais com carinho.
________________________________________________________________
4.2. Ele ouviu a explicação com atenção.
________________________________________________________________
4.3. Ela adoece com frequência.
________________________________________________________________
4.4. A Maria adoeceu de repente.
________________________________________________________________
5. Expande as frases,
acrescentando advérbios que expressam os valores semânticos entre parênteses.
5.1. Os rapazes correram no
corta-mato. (negação)
________________________________________________________________
5.2. A maria faltou ao teste.
(inclusão).
________________________________________________________________
GRUPO III – EXPRESSÃO ESCRITA (30 pontos)
Todos vivemos momentos que, por razões várias, se tornam inesquecíveis.
Elabora um texto (entre 180 e 240 palavras) em que recordes um momento,
uma situação ou um tempo, que para ti tenha sido “mágico”.
Orientações:
Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra
qualquer sequência delimitada por espaços em branco.
Um desvio dos limites de extensão requeridos implica uma
desvalorização parcial (até dois pontos); um texto com extensão inferior a 60 palavras
é classificado com 0 (zero) pontos.