1.º período
Lição nº 1, 9.10.2015
Sumário: Apresentação. Questões práticas : planta da sala de aula, uso do caderno diário e do manual, regras de funcionamento em sala de aula.
Lições nº 2-3, 13.10.2015 (Terça-feira)
Sumário: Realização de um teste diagnóstico de Português: oralidade, leitura, gramática e escrita.
Lições nº 4-5, 14.10.2015 (Quarta-feira)
Sumário: Conclusão das atividades de diagnóstico:
escrita de texto a partir de uma imagem (com comentário oral prévio por toda a
turma).
Lição nº 6, 16.10.2015 (Sexta-feira)
Sumário: Realização, em trabalho de pares, da “ficha
de observação do manual”.
Lições nº 7-8, 20.10.2015 (Terça-feira)
Sumário: Conclusão da ficha sobre o manual.
Lições nº 9-10, 21.10.2015 (Quarta-feira)
Sumário:
Introdução ao estudo das narrativas tradicionais: romance, fábula, conto e lenda.
Introdução ao estudo das narrativas tradicionais: romance, fábula, conto e lenda.
Definição de “romance tradicional”, p. 23 (manual
novo) / p. 35 (antigo).
Exercícios de leitura de “O Caçador” de Almeida
Garrett.
TPC. – Registar no caderno uma adivinha ou um
provérbio, para ler nas próximas aulas.
Lição nº 11, 23.10.2015 (Sexta-feira)
Sumário: Oficina da escrita: redação de um texto sobre um tema livre.
Lições nº 12-13, 27.10.2015 (Terça-feira)
Lições nº 12-13, 27.10.2015 (Terça-feira)
Sumário:
Registo no quadro do tpc de um aluno: um
provérbio ou uma adivinha. Justificação da escolha.
Conclusão dos exercícios de leitura sobre o
romance tradicional “O Caçador”.
Lições nº 14-15, 28.10.2015 (Quarta-feira)
Sumário: Correção do tpc.
Resolução das questões 9. e 10.2 da gramática (revisão de: sílaba, ditongo, hiato, apóstrofo, pretérito imperfeito do verbo cair).
Resolução das questões 9. e 10.2 da gramática (revisão de: sílaba, ditongo, hiato, apóstrofo, pretérito imperfeito do verbo cair).
Lição nº 16, 30.10.2015 (Sexta-feira)
Sumário:
Entrega e breve comentário sobre o teste de diagnóstico.
Oficina da escrita: leitura em voz alta de alguns textos escritos sobre o quadro de Mário Eloy.
Entrega e breve comentário sobre o teste de diagnóstico.
Oficina da escrita: leitura em voz alta de alguns textos escritos sobre o quadro de Mário Eloy.
Lições nº 17-18, 3.11.2014 (Terça-feira)
Sumário: Resolução das questões de gramática do manual (p.
24).
Estudo da fábula “O sapo e a raposa”: as
características da fábula; leitura desta fábula e resumo dos acontecimentos
principais (questão 2., p. 26).
Lições nº 19-20, 4.11.2015 (Quarta-feira)
Sumário: Atividades (3. e 4.) de reconto oral e debate sobre a moral da história.
Lição nº 21, 6.11.2015 (Sexta-feira)
Sumário: Organização do dossiê da oficina da escrita (capa
de cada aluno, identificação de textos e suas várias versões).
Lições nº 22-23, 10.11.2014 (Terça-feira)
Sumário: Não houve aula devido ao encerramento da
escola por motivo de greve dos Assistentes Operacionais.
Lições nº 24-25, 11.11.2015 (Quarta-feira)
Sumário: Revisão da classe e subclasses do nome:
noções e exercícios de aplicação (caderno de atividades, p. 20-21).
[13.11.2015.
– Não houve aula: prof. em serviço da escola]
Lições nº 26-27, 17.11.2014 (Terça-feira)
Sumário:
Compreensão oral do conto popular “A comadre
Morte” através de respostas de Verdadeiro/Falso, após a audição (p. 27-28).
Apresentação dos conteúdos do 1.º teste de
avaliação sumativa.
Lições nº 28-29, 18.11.2015 (Quarta-feira)
Sumário: Realização de um teste de avaliação
sumativa.
Lições nº 30-31, 17.11.2015 (Terça-feira)
Sumário: A lenda e as suas características
(sistematização).
“Lenda do Paraíso” (p. 30): leitura expressiva e
análise textual.
Texto narrativo: as características do diálogo
(cf. gramática, p. 279-280)
Lições nº 32-33, 26.11.2015 (Quarta-feira)
Sumário: Visto grande parte dos alunos da turma
ter participado nas atividades desportivas de corta-mato, o professor e os
restantes alunos foram assistir à corrida. (foi entregue o teste de francês).
Lição nº 34, 27.11.2015 (Sexta-feira)
Sumário: Oficina da escrita: conclusão de atividades.
Lições nº 35-36, 30.11.2014 (Terça-feira)
Sumário:
As características do diálogo na “Lenda do Paraíso".
As características do diálogo na “Lenda do Paraíso".
Transformação do discurso direto (falas das
personagens) em discurso indireto (narrador): exercício 8 do manual, p. 31;
exercício de aplicação (Caderno de atividades, p. 77-78).
Lições nº 37-38, 2.12.2015 (Quarta-feira)
Sumário: Transformação de frases: do discurso indireto
para o discurso direto.
Lição nº 39, 4.12.2015 (Sexta-feira)
Sumário: Realização de uma ficha de avaliação
sobre discurso direto e indireto (BD da Mafalda).
[8.12.2015, Terça-feira: Feriado]
Lições nº 40-41, 9.12.2015 (Quarta-feira)
Sumário: Entrega e correção por escrito do teste
de avaliação sumativo.
Lição nº 42, 11.12.2015 (Sexta-feira)
Sumário: Oficina da escrita: escrever uma carta a
um(a) amigo(a) sobre as férias de Natal.
Lições nº 43-44, 15.12.2015 (Terça-feira)
Sumário:
Oficina da escrita: digitalização da carta
a um amigo sobre as férias de Natal, melhorando o texto e ilustrando-o com uma
imagem pesquisada na Internet.
Lições nº 45-46, 16.12.2015 (Quarta-feira)
Sumário:
Preenchimento da ficha de autoavaliação
do 1.º período.
Elaboração de postais de Natal.
7.ºB / 2.º período
Lições nº 47-48, 5.01.2016 (terça-feira)
Sumário:
Audição e leitura do texto “O regresso às
aulas” de Alice Vieira (pp. 38-39) com o objetivo de justificar o uso de sinais
gráficos (questão 6) e do diálogo.
Preparação e leitura expressiva do texto.
TPC -
Exercício de reescrita do texto da p. 41.
Lições nº 49-50, 6.01.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Verificação e correção do trabalho de casa (reescrita de
texto).
Exercícios de treino dos sinais de pontuação (CA, p. 7).
Lição nº 51, 8.01.2016 (Sexta-feira)
Sumário:
Oficina da escrita: redação de um texto sobre o
tema "Dois amigos, no recreio, conversam sobre a escola".
Lições nº 52-53, 12.01.2016 (terça-feira)
Sumário:
Calendarização dos testes de avaliação sumativos.
Continuação do treino do uso dos sinais de
pontuação.
Testes de Português – 2.º período
2 fev. (3.ª feira);
[Carnaval: 8-10 fev.]
1 mar. (3.ª feira).
TPC –
Responde por escrito à questão 2, p. 95 – Quem é Mestre Finezas?
Lições n.º 54-55 13.01.2016 (quarta)
Sumário: Início
do estudo do conto “Mestre Finezas” de Manuel da Fonseca: resposta às primeiras
questões de interpretação.
Lição nº 56, 15.01.2016
(Sexta-feira)
Sumário: reino do uso dos sinais de pontuação.
Lições nº 57-58, 19.01.2016 (Terça-feira)
Sumário: Continuação do estudo do conto: - a
caraterização direta e indireta do protagonista; - o narrador participante como
personagem.
Lições n.º 59-60 20.01.2016
(quarta)
Sumário:
Continuação do estudo do conto: - a estrutura; leitura em voz alta do texto
pela turma.
Lição nº 61, 22.01.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Conclusão do treino do uso dos sinais de pontuação.
Sumário: Conclusão do treino do uso dos sinais de pontuação.
Lições nº 62-63, 26.01.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Trabalho de grupo sobre o conto
"Mestre Finezas":
1) a ordem cronológica da ação;
2) os sentimentos
do narrador (perspetiva subjetiva) em relação ao protagonista;
3) uso da
comparação e outros recursos expressivos;
4) comparação entre as personagens
Carlinhos e Mestre Finezas (questão 7).
Lições n.º 64-65 27.01.2016
(quarta)
Sumário: Conclusão
do estudo do conto "Mestre Finezas.
Preenchimento de uma ficha com o resumo da
história.
Lição nº 66, 29.01.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Greve Nacional da Administração Central.
Lições nº 67-68, 2.02.2016 (Terça-feira)
Sumário: Teste de avaliação sumativo.
Lições n.º 69-70 3.02.2016
(quarta)
Sumário:
Planeamento do trabalho de grupo: formação de
grupos; tema a pesquisar - as classes de palavras; formato e estrutura do trabalho
escrito.
Lição nº 71, 05.02.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Atividade alusiva ao Carnaval, preparada
pelos alunos.
Lição nº 72, 12.02.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Conclusão
das orientações do trabalho de grupo (formato, estrutura e referências).
Lições nº 73-74, 17.02.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Início do trabalho de grupo: consulta de “a minha gramática” e seleção de informação.
Introdução ao estudo do texto dramático (Unidade 6 – Em palco).
As caraterísticas do texto dramático destinado a ser encenado e representado.
Breve dramatização de um tema, em trabalho de grupo.
Leitura do texto "Andando, Andando..." e resolução do questionário para descobrir as caraterísticas do texto dramático.
TPC para 6.ª feira – Escrever a biografia (breve) da escritora Alice Vieira.
As caraterísticas do texto biográfico (biografia de alguém).
Lições nº 111-112, 26.04.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Continuação da leitura expressiva da peça teatral e preenchimento do guião (das cena VII a XI).
Lições n.º 113-114, 27.04.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Assistimos à atividade do CRE “Cantar a língua portuguesa” com a participação do Grupo de Cavaquinhos da ARPIMA .
Continuação da leitura expressiva da peça teatral e preenchimento do guião.
Lição nº 115, 29.04.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Continuação da leitura expressiva de “Leandro, rei da Helíria” e preenchimento do guião (fim do Ato I e início do Ato II – cenas 1 e 2).
Início do trabalho de grupo: consulta de “a minha gramática” e seleção de informação.
Lição nº 75, 19.02.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Os alunos escreveram uma mensagem de
amizade num coração para colocar numa caixinha a oferecer a um colega que está
a viver uma situação triste e dolorosa.
Lições nº 76-77, 23.02.2016 (Terça-feira-feira)
Sumário: Entrega
e correção do teste sumativo.
Lições n.º 78-79 24.02.2016 (Quarta-feira)
Sumário: Continuação do trabalho de grupo de acordo com as orientações dadas.
Sumário: Continuação do trabalho de grupo de acordo com as orientações dadas.
Lição nº 80, 26.02.2016 (Sexta-feira)
Sumário:
Criação de um álbum fotográfico da visita de
estudo: selecção de fotografias, redacção de
uma breve introdução e legendar as imagens.
Lições nº 81-82, 1.03.2016 (Terça-feira)
Sumário: Revisão das classes fechadas de palavras
(apresentação PowerPoint).
Alguns grupos concluíram o trabalho de grupo, no
CRE.
Lições n.º 83-84 2.03.2016
(Quarta-feira)
Sumário: Resolução
de alguns exercícios sobre as classes de palavras (gramática do manual, pp.
260-1).
Lição nº 85, 4.03.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Competição entre grupos com um “quiz”
sobre as dez classes de palavras.
Lições nº 86-87, 8.03.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Revisão da classe e
subclasses do determinante e do adjetivo: noções e exercícios de aplicação (manual,
p. 261-2).
Lições n.º 88-89 9.03.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Conclusão da atividade anterior (classe e subclasse dos adjetivos).
Lição nº 90, 11.03.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Entrega e comentário sobre os trabalhos
de grupo.
Lições nº 91-92, 15.03.2016 (Terça-feira)
Sumário: Os alunos participaram nas atividades
desportivas; as alunas viram um filme na sala de aula ou assistiram ao jogo de
futsal da turma.
Lições n.º 93-94 16.03.2016 (Quarta-feira)
Sumário: Realização
de uma ficha de avaliação (competências gramaticais).
Lição nº 95, 18.03.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Entrega da ficha de avaliação (soluções
no blogue).
Preenchimento da ficha de autoavaliação de final
de período.
3.º período
Lições
nº 96-97, 5.04.2016 (Terça-feira)
Sumário: Introdução ao estudo do texto dramático (Unidade 6 – Em palco).
As caraterísticas do texto dramático destinado a ser encenado e representado.
Breve dramatização de um tema, em trabalho de grupo.
Lições
n.º 98-99, 6.04.2016 (Quarta-feira)
Sumário:Leitura do texto "Andando, Andando..." e resolução do questionário para descobrir as caraterísticas do texto dramático.
Lição
nº 100, 8.04.2016 (Sexta-feira)
Sumário:
Celebração da centésima lição: projeção da parte final do filme "O barco fantasma".
Lições nº 101-102, 12.04.2016
(Terça-feira)
Sumário:- A função das didascálias no texto dramático: transcrição de exemplos no texto. O vocabulário do teatro.
- Leitura da biografia de Rómulo de Carvalho (“O professor poeta”, p. 200-201) para identificar as caraterísticas do texto biográfico.
TPC para 6.ª feira – Escrever a biografia (breve) da escritora Alice Vieira.
Lições n.º 103-104, 13.04.2016 (Quarta-feira)
Sumário: As caraterísticas do texto biográfico (biografia de alguém).
Lição nº 105, 15.04.2016
(Sexta-feira)
Sumário:
Apontamentos no caderno sobre a vida e a
obra de Alice Vieira.
Lições nº 106-107, 19.04.2016 (Terça-feira)
Início do estudo do texto dramático
“Leandro, rei da Helíria”: leitura das cenas 1 e 2 do primeiro ato.
Lições n.º 108-109, 20.04.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Leitura em voz alta da biografia de Alice Vieira
(divulgação do texto, escrito de acordo com orientações).
Preenchimento do “guião de interpretação global”
sobre a peça de teatro (análise global, cena I, cena II).
Lição nº 110, 22.04.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Continuação da leitura expressiva de “Leandro,
rei da Helíria” e preenchimento do guião (cena VI).
Lições nº 111-112, 26.04.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Continuação da leitura expressiva da peça teatral e preenchimento do guião (das cena VII a XI).
Lições n.º 113-114, 27.04.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Assistimos à atividade do CRE “Cantar a língua portuguesa” com a participação do Grupo de Cavaquinhos da ARPIMA .
Continuação da leitura expressiva da peça teatral e preenchimento do guião.
Lição nº 115, 29.04.2016 (Sexta-feira)
Sumário: Continuação da leitura expressiva de “Leandro, rei da Helíria” e preenchimento do guião (fim do Ato I e início do Ato II – cenas 1 e 2).
Lições nº 116-117, 3.05.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Preenchimento do guião sobre o texto dramático (cenas
lidas anteriormente) e continuação da leitura dramatizada da peça (cenas 3-4).
Lições n.º 118-119, 4.05.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Continuação
da leitura da peça em estudos (Ato II, da cena 5 à 10) e preenchimento do
guião.
Sumário:
Conclusão da leitura do texto dramático “Leandro,
rei da Helíria” e de preenchimento do guião de estudo.
Lições nº 121-122, 10.05.2016 (Terça-feira)
Sumário: Teste de avaliação sumativo.
Lições n.º 123-124,
11.05.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Introdução à poesia (unidade 7 - palavras com
música): concurso de poesia da nossa escola; escrita de acrósticos; poemas com
imagem; os poemas têm que ter rima?
Lição nº 125, 13.05.2016 (Sexta-feira)
Sumário:
Leitura de versos pelos alunos, escritos em casa e
na aula de apoio, segundo o mote "O Amor é como... " (flores /
sobremesa / animal/paisagem).
Lições nº 126-127, 17.05.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Correção do trabalho de casa: leitura de frases
com comparação.
Breve biografia de Eugénio de Andrade. Leitura do poema "As
palavras" e resolução de algumas questões de leitura.
Lições n.º 128-129,
18.05.2016 (Quarta-feira)
Sumário: Conclusão
das atividades anteriores. Leitura do
poema "As palavras" e resolução de algumas questões de leitura.
Lição nº 130, 20.05.2016 (Sexta-feira)
Sumário: A escola foi encerrada por motivo de
greve da "Função Pública".
Lições nº 131-132, 24.05.2016 (Terça-feira)
Sumário: Entrega e correção por escrito, no
caderno diário, do teste sumativo.
Lições n.º 133-134,
25.05.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Conclusão da aula anterior (gramática) e da
análise do poema "As palavras de Eugénio de Andrade.
Sumário:
Planeamento da aula na biblioteca: escolha de um
poema; treino da leitura ou memorização do poema escolhido.
Aspetos versificatórios: poema, estrofe, verso e
soneto.
Sumário: Preparação
(declamação de um poema) da participação da turma na VII Maratona de Poesia,
atividade a decorrer no CRE da Escola.
Participação da turma na VII Maratona de Poesia.
Lição nº 139, 3.06.2016
(Sexta-feira)
Sumário:
Atividades do Dia do Patrono: participação de
alguns alunos no Peddy-paper de Inglês e nos jogos de EMRC; participação em
ateliês; ver a peça apresentada pelo Teatro Ibisco; entrega de prémios e almoço
convívio da turma.
Lições n.º 140-141,
7.06.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Projeção de um documentário do programa “E se
fosse contigo?”, seguido de debate pelos alunos.
Revisão das regras do debate oral.
Lições n.º 142-143,
8.06.2016 (Quarta-feira)
Sumário:
Autoavaliação (preenchimento da ficha do 3.º
período).
Projeção
de um filme.