12 de outubro de 2015

7.º C (2015/2016) - Sumários

1.º período


Lição nº 1, 12.10.2015

Sumário: Apresentação. Questões práticas : planta da sala de aula, uso do caderno diário e do manual, regras de funcionamento em sala de aula.



Lições nº 2-3, 13.10.2015

Sumário: Realização de um teste diagnóstico de Português: oralidade, leitura, gramática e escrita.


Lições nº 4-5, 15.10.2015
Sumário: Conclusão das atividades de diagnóstico: escrita de texto a partir de uma imagem (com comentário oral prévio por toda a turma).


Lição nº 6, 19.10.2015 (Segunda-feira)
Sumário: Realização (em trabalho de pares) da "ficha de observação do manual" (p. 12).


Lições nº 7-8, 20.10.2014 (Terça-feira)
Sumário: Conclusão da ficha sobre o manual.

Lições nº 9-10, 22.10.2015 (Quinta-feira)
Sumário: Introdução ao estudo das narrativas tradicionais (p.22).
Exercícios de leitura de “O Caçador” de Almeida Garrett.

TPC. – Registar no caderno uma adivinha ou um provérbio, para ler nas próximas aulas.

Lição nº 11, 26.10.2015 (Segunda-feira)
Sumário:
Oficina da escrita: leitura em voz alta do texto produzido (descrição do quadro de Mário Eloy).

Lições nº 12-13, 27.10.2015 (Terça-feira)
Sumário: Registo no quadro do tpc de dois alunos: um provérbio e uma adivinha. Justificação da escolha.

Conclusão dos exercícios de leitura sobre o romance tradicional “O Caçador”.


Lições nº 14-15, 29.10.2015 (Quinta-feira)
Sumários: Correção do tpc.
Resolução das questões 9. e 10.2 da gramática (revisão de: sílaba, ditongo, hiato, apóstrofo, pretérito imperfeito do verbo cair).

Lição nº 16, 2.11.2015 (Segunda-feira)
Sumário: Oficina da escrita: leitura de alguns textos produzidos.
Produção escrita sobre tema livre.

Lições nº 17-18, 3.11.2014 (Terça-feira)
Sumário:

Resolução das questões de gramática do manual (p. 24).

Estudo da fábula “O sapo e a raposa”: as características da fábula; leitura desta fábula e resumo dos acontecimentos principais (questão 2., p. 26).

Lições nº 19-20, 5.11.2015 (Quinta-feira)
Sumário: Atividades (3. e 4.) de reconto oral  e debatesobre a moral da história


Lição nº 21, 9.11.2015 (Segunda-feira)
Sumário: Oficina da escrita: continuação do texto já planeado.

Organização do dossiê da oficina da escrita.


Lições nº 22-23, 10.11.2014 (Terça-feira)
Sumário: Não houve aula devido ao encerramento da escola por motivo de greve dos Assistentes Operacionais.

Lições nº 24-25, 12.11.2015 (Quinta-feira)
Sumário: Revisão da classe e subclasses do nome: noções e exercícios de aplicação (caderno de atividades, p. 20-21).

Lição nº 26, 16.11.2015 (Segunda-feira)
Sumário:
Oficina da escrita: Continuação do planeamento / redação / revisão de texto.

Lições nº 27-28, 17.11.2014 (Terça-feira)
Sumário: Compreensão oral do conto popular “A comadre Morte” através de respostas de Verdadeiro/Falso, após a audição (p. 27-28).
Apresentação dos conteúdos do 1.º teste de avaliação sumativa.

Lições nº 29-30, 19.11.2015 (Quinta-feira)
Sumário: Realização de um teste de avaliação sumativa.

Lição nº 31, 23.11.2015 (Segunda-feira)
Sumário:
Oficina da escrita: Continuação do planeamento/redação/revisão de texto de tema livre.

Lições nº 32-33, 24.11.2015 (Terça-feira)
Sumário: A lenda e as suas características (sistematização).
“Lenda do Paraíso” (p. 30): leitura expressiva e análise textual.
Texto narrativo: as características do diálogo (cf. gramática, p. 279-280)

Lições nº 34-35, 26.11.2015 (Quinta-feira)
Sumário: Conclusão das questões de leitura sobre a “Lenda do Paraíso".
As características do diálogo na  narrativa em estudo.

Lição nº 36, 30.11.2015 (Segunda-feira)
Sumário: Oficina de escrita: pequenos exercícios de "escrita automática" e leitura de alguns textos.

Lições nº 37-38, 30.11.2014 (Terça-feira)
Sumário: Transformação do discurso direto (falas das personagens) em discurso indireto (narrador):
a) correção do tpc (exercício 8, p. 31);
b) exercício de aplicação (Caderno de atividades, p. 77-78).



Lições nº 39-40, 3.11.2015 (Quinta-feira)
Sumário: 
Transformação de frases: do discurso indireto para o discurso direto.
Lição nº 41, 4.12.2015 (Sexta-feira)
Sumário: Realização de uma ficha de avaliação sobre discurso direto e indireto (BD da Mafalda).

[8.12.2015, Terça-feira: Feriado]

Lições nº 42-43, 10.12.2015 (Quinta-feira)
Sumário: Entrega e correção por escrito do teste de avaliação sumativo.

Lição nº 44, 14.12.2015 (Segunda-feira)
Sumário: Oficina da escrita: escrever uma carta a um(a) amigo(a) sobre as férias de Natal.

Lições nº 45-46, 15.12.2015 (Terça-feira)
Sumário: 
Preenchimento da ficha de autoavaliação do 1.º período.
Redação/conclusão da carta a um amigo.
Digitalização da carta a um amigo sobre as férias de Natal, melhorando o texto e ilustrando-o com uma imagem pesquisada na Internet.

Lições nº 47-48, 17.12.2015 (Quinta-feira)

Sumário: Atividades festivas do Natal.

2.º período (2016)

Lição nº 49, 4.01.2015 (Segunda-feira)
Sumário:
Conversação com os alunos sobre diversos assuntos: necessidade de manter os lugares na planta da sala de aula; alunos com apoio; avaliação do final do primeiro período. 

Lições nº 50-51, 5.01.2016 (terça-feira)
Sumário: Leitura do texto “O regresso às aulas” de Alice Vieira (pp. 38-39) com o objetivo de justificar o uso de sinais gráficos (questão 6) e do diálogo. Preparação e leitura expressiva do texto.

Lições nº 52-53, 7.12.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Atividade de reescrita de texto (p. 41), utilizando o parágrafo e os sinais de pontuação.
Exercícios de treino dos sinais de pontuação (CA, p. 7).

Lição nº 54, 11.12.2015 (Segunda-feira)
Sumário: Conclusão das atividades do sumário anterior.

Lições nº 55-56, 12.01.2016 (terça-feira)
Sumário: Calendarização dos testes de avaliação sumativos.
Continuação do treino do uso dos sinais de pontuação.

Testes de Português – 2.º período
2 fev. (3.ª feira); [Carnaval: 8-10 fev.] 8 mar. (3.ª feira).

TPC – Responde por escrito à questão 2, p. 95 – Quem é Mestre Finezas?

Lições n.º 57-58       14.01.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Início do estudo do conto “Mestre Finezas” de Manuel da Fonseca: resposta às primeiras questões de interpretação.

Lição nº 59, 18.01.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Treino do uso dos sinais de pontuação.


Lições nº 60-61, 19.01.2016 (terça-feira)
Sumário: Continuação do estudo do conto: - a caraterização direta e indireta do protagonista; - o narrador participante como personagem.

Lições n.º 62-63       21.01.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Continuação do estudo do conto: - a estrutura; leitura em voz alta do texto pela turma.

Lição nº 64, 25.01.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Oficina da escrita: redação de um texto conversacional sobre o qual foi fornecido o início e o fim (Dois amigos, no recreio, conversam sobre a escola).

Lições nº 65-66, 26.01.2016 (terça-feira)
Sumário: Estudo do conto "Mestre Finezas": 
- a ordem cronológica da ação; 
- os sentimentos do narrador (perspetiva subjetiva) em relação ao protagonista; 
- uso da comparação; 
- comparação entre as personagens Carlinhos e Mestre Finezas (questão 7).

Lições n.º 67-68       28.01.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Conclusão do estudo do conto "Mestre Finezas.
Preenchimento de uma ficha com o resumo da história.

Lição nº 69, 1.02.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Atividade de celebração da "Semana da não violência e da paz nas escolas" (acender a vela da turma; leitura de uma mensagem de paz), com debate sobre o tema.

Lições nº 70-71, 2.02.2016 (Terça-feira)
Sumário: Teste de avaliação sumativo.

Lições n.º 72-73       4.02.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Planeamento do trabalho de grupo: formação de grupos; tema a pesquisar - as classes de palavras; formato e estrutura do trabalho escrito.

Lições n.º 74-75       11.02.2016 (Quinta-feira)
Sumário:
Início do trabalho de grupo: recolha de informação.

Lições n.º 76-77       18.02.2016 (Quinta-feira)
Sumário:
Continuação do trabalho de grupo: projeção de um PowerPoint e registo de apontamentos no caderno sobre as classes de palavras; recursos da Internet; registo de informação no trabalho em formato Word.

Lição nº 78, 22.02.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Entrega e correção do teste sumativo.

Lições nº 79-80, 23.02.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Continuação do trabalho de grupo de acordo com as orientações dadas.

Lições n.º 81-82      25.02.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Visita de estudo, no âmbito da disciplina de História.



Lição nº 83, 29.02.2016 (Segunda-feira)
Sumário:
Criação de um álbum fotográfico da visita de estudo: redigir uma breve introdução e legendar as imagens.

Lições nº 84-85, 1.03.2016 (Terça-feira)
Sumário: Revisão das classes fechadas de palavras (apresentação PowerPoint).
Conclusão do trabalho de grupo, no CRE.


Lições n.º 86-87      3.03.2016 (Quinta-feira)
Sumário:
Conclusão da correcção do teste (questões de leitura).
Revisão de algumas classes de palavras.



Lição nº 88, 7.03.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Competição entre grupos com um “quiz” sobre as dez classes de palavras.

Lições nº 88-90, 8.03.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Revisão da classe e subclasses do nome, do determinante e do adjetivo: noções e exercícios de aplicação (manual, p. 261-2).


Lições n.º 91-92      10.03.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Conclusão da atividade anterior (classe e subclasse dos adjetivos).
Debate em sala de aula sobre o tema " Vantagens e desvantagens da Internet".

Lição nº 93, 14.03.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Entrega e comentário sobre os trabalhos de grupo.

Lições nº 94-95, 15.03.2016 (Terça-feira)
Sumário: Os alunos participaram nas atividades desportivas (futsal); as alunas assistiram à sessão de sensibilização no CRE no âmbito das atividades da “Semana da Internet Segura”.

Lições n.º 96-97      17.03.2016 (Quinta-feira)
Sumário:
Realização de uma ficha de avaliação (competências gramaticais).

Preenchimento da ficha de autoavaliação de final de período.


3.º período


Lição nº 98, 4.04.2016 (Segunda-feira)
Sumário:
Introdução ao estudo do texto dramático (Unidade 6 – Em palco).
Breve dramatização de um tema, em trabalho de grupo.


Lições n.º 99-100,       5.04.2016 (Quinta-feira)
Sumário:
Motivação para a leitura de "Leandro, rei da Helíria" de Alice Vieira.
Leitura e resolução do questionário do texto dramático "Andando, Andando..." para descobrir as caraterísticas do texto dramático.


Lição nº 101,          11.04.2016 (Segunda-feira)

Sumário:

Continuação do questionário sobre o texto "Andando, andando...".



Lições nº 104-105,        12.04.2016 (Terça-feira)
Sumário:

  • A função das didascálias no texto dramático: transcrição de exemplos no texto.
  • Leitura da biografia de Rómulo de Carvalho (“O professor poeta”, p. 200-201) para identificar as caraterísticas do texto biográfico.

Lições n.º 106-107      14.04.2016 (Quinta-feira)


Sumário: 
As caraterísticas do texto biográfico (biografia de alguém).
Pesquisa para redação da biografia da escritora Alice Vieira.





Lição nº 108       18.04.2016  (Segunda-feira)

Sumário: 
Leitura do conto "As cicatrizes da ira" da Semana da Leitura.
Leitura em voz alta da biografia de Alice Vieira (divulgação do texto, escrito de acordo com orientações).


Lições nº 109-110, 19.04.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Leitura em voz alta da biografia de Alice Vieira.
Início do estudo do texto dramático “Leandro, rei da Helíria”: leitura das cenas 1 e 2 do primeiro ato.

Lições n.º 111-112, 21.04.2016 (Quinta-feira)
Sumário: 
Preenchimento do “guião de interpretação global” sobre a peça de teatro (análise global, cena I, cena II).

Continuação da leitura expressiva de “Leandro, rei da Helíria”, com preenchimento do guião (cena 3).



Lições nº 113-114, 26.04.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Continuação da leitura expressiva de “Leandro, rei da Helíria”, com preenchimento do guião (da cena 4 à cena VII).



Lições n.º 115-116, 27.04.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Continuação da leitura expressiva da peça teatral e preenchimento do guião (da cena VIII à XI).


Lição nº 117       2.05.2016  (Segunda-feira)
Sumário:
Continuação da leitura expressiva da peça teatral (Ato II, cenas 1-3).

Lições nº 118-119, 3.05.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Preenchimento do guião sobre “Leando, rei da Helíria” (cenas lidas anteriormente) e continuação da leitura dramatizada da peça (Ato II, cenas 4 a 10).

Lições n.º 120-121, 5.05.2016 (Quinta-feira)

Sumário: Conclusão da leitura do texto dramático “Leandro, rei da Helíria” e de preenchimento do guião de estudo.

Lição nº 122, 9.05.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Conclusão da leitura de “Leandro, rei da Helíria” de Alice Vieira.

Lições nº 123-124, 10.05.2016 (Terça-feira)
Sumário: Orientações e revisões para o teste.

Lições n.º 125-126, 12.05.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Teste de avaliação sumativo.


Lição nº 127, 16.05.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Escrita de acrósticos e poemas (Introdução à unidade 7 - palavras com música).

Lições nº 128-129, 17.05.2016 (Terça-feira)
Sumário: Breve biografia de Eugénio de Andrade (1923-2005).
Leitura silenciosa do poema "As palavras" e resolução de algumas questões de leitura.

Lições n.º 130-131, 19.05.2016 (Quinta-feira)
Sumário:
Correção do trabalho de casa: resolução do questionário sobre o poema "As palavras" de Eugénio de Andrade.

Lição nº 132, 23.05.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Entrega do teste sumativo e comentário do grupo de escrita (biografia)

Lições nº 133-134, 24.05.2016 (Terça-feira)
Sumário: Resolução por escrito das questões de leitura da parte B do teste.

Lição nº 135, 30.05.2016 (Segunda-feira)

Sumário: Leitura de poemas pelos alunos, em voz alta, para cada aluno escolher um para declamar durante a semana.

Lições n.º 136-137,   31.05.2016 (Terça-feira)
Sumário: Preparação dos poemas para ler na aula ou na biblioteca (VII MARATONA DE POESIA).

Lições n.º 138-139,   2.06.2016 (Quinta-feira)
Sumário: Declamação de poemas por todos os alunos da turma.

Liçõ nº 140,   6.06.2016 (Segunda-feira)
Sumário: Análise do poema “Urgentemente” de Eugénio de Andrade.

Lições n.º 141-142,   7.06.2016 (Terça-feira)
Sumário:
Projeção de um documentário do programa “E se fosse contigo?”, seguido de debate pelos alunos.
Revisão das regras do debate oral.

Lições n.º 140-141,   9.06.2016 (Quinta-feira)
Sumário:
Autoavaliação (preenchimento da ficha do 3.º período).
Projeção de um filme.