1 de agosto de 2017

Cursos EFA – Planificação da Unidade A, ORALIDADE, de LC

Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) B3
Área de de competência: Linguagem e Comunicação
Carga horária: 50 horas
2016-2017


Unidade de Competência A – ORALIDADE

Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos, fundamentando opiniões.


1. Critérios de evidência:
  • Identificar as intenções e características genéricas de um enunciado oral com vista a uma retroação adequada.
  • Produzir enunciados orais de acordo com a finalidade e a tipologia definida.
  • Distinguir factos de opiniões, ao nível da interpretação e da produção oral.
  • Planear a oralidade de acordo com a intencionalidade do discurso e a audiência.
  • Fundamentar/argumentar opiniões pessoais ou de outrem.
2. Conteúdos
  • Comunicação: o processo e os elementos do ato comunicativo;
  • Linguagem verbal vs. Linguagem não verbal;
  • Intencionalidade comunicativa;
  • Facto vs. opinião;
  • Princípios reguladores da interação comunicativa;
  • O reconto; a  recitação;
  • O debate; a exposição oral.
3. Atividades / estratégias
  • Leitura / audição de textos, canções, poemas, vídeos;
  • Audição e leitura de documentos – distinguir factos de opiniões;
  • Exercícios de compreensão oral – tomada de notas, etc.;
  • Simulação de diálogos com diferentes intencionalidades comunicativas;
  • Reconto oral a partir de imagens;
  • Debate de ideias e exposição oral, de acordo com um tema proposto ou preparado. Celebração do Natal: escolha de frases e poemas alusivos; recitação de poemas.

4. Recursos
  • Fichas de trabalho;
  • Apresentações PowerPoint;
  • Quadro; dossiê do formando;
  • Material de escrita;
  • Computador e colunas;
  • Vídeo-projetor;
  • CD, DVD, outros registos multimédia.
5. Avaliação
  • Observação direta dos seguintes parâmetros: assiduidade e pontualidade; participação, empenho, interesse, capacidade de adaptação a novas tarefas, mobilização de competências para novos contextos, relacionamento interpessoal, trabalho em equipa;
  • Avaliação formativa;
  • Dossiê do formando;
  • Atitudes e capacidades demonstradas durante a preparação, realização e apresentação das atividades dinamizadas no âmbito do Tema de Vida, da Semana Cultural (aniversário da escola do EPL) e datas celebrativas (Natal e Páscoa).