Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) B3
Área de de competência: Linguagem e Comunicação
Carga horária: 50 horas
2016-2017
Área de de competência: Linguagem e Comunicação
Carga horária: 50 horas
2016-2017
Unidade de Competência B – LEITURA
Interpretar textos de caráter informativo-reflexivo, argumentativo e literário.
1. Critérios de evidência:
- Relacionar os elementos construtores de sentido num texto.
- Seguir o encadeamento das ideias de um texto e antecipar essa sequência.
- Fazer juízos sobre as informações de um texto: analisar afirmações contraditórias e a fundamentação de argumentos.
- Interpretar os referentes espaciais e temporais num texto.
- Identificar as marcas textuais específicas dos discursos direto e indireto.
- Interpretar linguagem metafórica.
- Obter e justificar conclusões.
2. Conteúdos
- Informação implícita / explícita num texto;
- As categorias da narrativa: narrador, personagens, ação, tempo e espaço;
- Os elementos constitutivos de uma notícia (lead, corpo do texto);
- O texto poético (poema, letra de canção): estrofe e verso.
- Elementos paratextuais de um texto, livro, filme, música;
- Intencionalidade comunicativa;
- Facto vs. opinião;
- O debate de ideias.
3. Atividades / estratégias
- Treino da leitura inferencial;
- Leitura ou audição de textos literários (narrativas breves), canções (letras, hinos) e vídeos, com diversos objetivos (cf. critérios de evidência);
- Leitura de notícias, críticas de filmes e outros documentos: distinguir factos/opiniões; argumentar.
- Exercícios de uso do dicionário: procura de palavras, ordenação alfabética de palavras;
- Debate de ideias a partir da leitura, audição ou visionamento de produtos culturais;
- Celebração da Semana Cultural: exploração de ideias, redação de frases, divulgação do criado.
- Preparação (pesquisa e seleção de ideias, textos e imagens) e realização do Tema de Vida.
4. Recursos
- Fichas de trabalho;
- Apresentações PowerPoint;
- Quadro; dossiê do formando;
- Material de escrita;
- Computador e colunas;
- Vídeo-projetor;
- CD, DVD, outros
registos multimédia.
5. Avaliação
- Observação direta dos seguintes parâmetros: assiduidade e pontualidade; participação, empenho, interesse, capacidade de adaptação a novas tarefas, mobilização de competências para novos contextos, relacionamento interpessoal, trabalho em equipa;
- Avaliação formativa;
- Dossiê do formando;
- Atitudes e capacidades demonstradas durante a preparação, realização e apresentação das atividades dinamizadas no âmbito do Tema de Vida, da Semana Cultural (aniversário da escola do EPL) e datas celebrativas (Natal e Páscoa).