1 de agosto de 2017

Cursos EFA – Planificação da Unidade B, LEITURA, de LC

Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) B3
Área de de competência: Linguagem e Comunicação
Carga horária: 50 horas
2016-2017

Unidade de Competência B – LEITURA

Interpretar textos de caráter informativo-reflexivo, argumentativo e literário.


1. Critérios de evidência:
  • Relacionar os elementos construtores de sentido num texto.
  • Seguir o encadeamento das ideias de um texto e antecipar essa sequência.
  • Fazer juízos sobre as informações de um texto: analisar afirmações contraditórias e a fundamentação de argumentos.
  • Interpretar os referentes espaciais e temporais num texto.
  • Identificar as marcas textuais específicas dos discursos direto e indireto.
  • Interpretar linguagem metafórica.
  • Obter e justificar conclusões. 
2. Conteúdos
  • Informação implícita / explícita num texto;
  • As categorias da narrativa: narrador, personagens, ação, tempo e espaço;
  • Os elementos constitutivos de uma notícia (lead, corpo do texto);
  • O texto poético (poema, letra de canção): estrofe e verso.
  • Elementos paratextuais de um texto, livro, filme, música;
  • Intencionalidade comunicativa;
  • Facto vs. opinião;
  • O debate de ideias.
3. Atividades / estratégias
  • Treino da leitura inferencial;
  • Leitura ou audição de textos literários (narrativas breves), canções (letras, hinos) e vídeos, com diversos objetivos (cf. critérios de evidência);
  • Leitura de notícias, críticas de filmes e outros documentos:  distinguir factos/opiniões; argumentar.
  • Exercícios de uso do dicionário: procura de palavras, ordenação alfabética de palavras;
  • Debate de ideias a partir da leitura, audição ou visionamento de produtos culturais;
  • Celebração da Semana Cultural: exploração de ideias, redação de frases, divulgação do criado.
  • Preparação (pesquisa e seleção de ideias, textos e imagens) e realização do Tema de Vida.
4. Recursos
  • Fichas de trabalho;
  • Apresentações PowerPoint;
  • Quadro; dossiê do formando;
  • Material de escrita;
  • Computador e colunas;
  • Vídeo-projetor;
  • CD, DVD, outros registos multimédia. 
5. Avaliação
  • Observação direta dos seguintes parâmetros: assiduidade e pontualidade; participação, empenho, interesse, capacidade de adaptação a novas tarefas, mobilização de competências para novos contextos, relacionamento interpessoal, trabalho em equipa;
  • Avaliação formativa;
  • Dossiê do formando;
  • Atitudes e capacidades demonstradas durante a preparação, realização e apresentação das atividades dinamizadas no âmbito do Tema de Vida, da Semana Cultural (aniversário da escola do EPL) e datas celebrativas (Natal e Páscoa).