11 de novembro de 2018

Ligações para Modernismo e Fernando Pessoa



1.     Modernismo: Arquivo virtual da geração de Orpheu [https://modernismo.pt] – Neste local, no topo da página sobre o título, encontramos a entrada para as REVISTAS e para o DICIONÁRIO de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, com muitos assuntos de A a Z. Em ESTUDOS, encontramos as cronologias da vida das principais figuras do grupo do Orpheu.


2.     O portal MultiPessoa [http://multipessoa.net] apresenta duas vertentes:
2.1.  Labirinto [http://multipessoa.net/labirinto], constituído por “viagens guiadas para estudantes e curiosos”, ou seja: uma componente de iniciação à obra de F.P., acompanhada de imagens e leituras orais de 120 poemas. Aqui encontramos informação sobre o poeta ortónimo e os seus heterónimos.
2.2.  o Arquivo Pessoa [http://arquivopessoa.net] é uma base de dados da maior parte da obra pessoana : aqui encontramos os textos escritos pelo escritor.


3.     Casa Fernando Pessoa [https://casafernandopessoa.pt] é o portal da casa que foi habitada pelo escritor nos últimos 15 anos de vida. Aí, no espaço físico e não virtual – no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, é possível visitar a reconstituição do seu quarto, a sala multimédia e a biblioteca especializada em poesia mundial. Online, sugiro clicar na barra à esquerda e entrar em Fernando Pessoa: dá acesso a informação sobre a Vida e a Obra (ortónima, heteronímica e do semi-heterónimo Bernardo Soares). Uma das secções mais interessantes é a dedicada à Biblioteca Particular de Fernando Pessoa. A biblioteca que pertenceu a Fernando Pessoa, cerca de 1300 títulos no total, mais de metade em língua inglesa – é um espólio valioso e que está na origem da fundação da Casa Fernando Pessoa em 1993.