15 de outubro de 2011

Funções da linguagem

Usamos a linguagem para comunicar, mas quando comunicamos são vários os objectivos que pretendemos atingir: informar, expressar os nossos sentimentos, ordenar, pedir, explicar o código, dizer frases belas ou mesmo, depois de estabelecida a comunicação, tentar prolongá-la ou interrompê-la. Daí podermos falar em diferentes funções da linguagem, com as suas marcas (caraterísticas) específicas.
Embora várias funções possam coexistir numa mesma fala ou texto, há uma que é
predominante de acordo com o principal objectivo que se pretende atingir. 

         A cada um dos seis elementos implicados no processo de comunicação - ou seja: o emissor, o receptor, o referente (aquilo de que se fala; o mundo, os seres e as coisas; os acontecimentos), o contacto (canal), o código e a mensagem – corresponde uma função da linguagem. É o que poderás verificar no esquema e no quadro seguintes:


O processo de comunicação e as funções das linguagem:





 

FUNÇÕES

ELEMENTOS COMUNICAÇÃO
OBJECTIVOS
MARCAS

Informativa


Referente


-Informar
Uso de 3º pessoa; domina na linguagem científica e na «padrão» dos media; frases simples, claras, de fácil compreensão; pouco uso de adjectivos; frases de tipo declarativo.

Emotiva
ou
expressiva


Emissor


-Expressar emoções

Uso da 1ª pessoa; domina na linguagem familiar e na popular; uso de interjeições, repetições e reticências/ interrupções; uso abundante de adjectivos; frases de tipo exclamativo.

Apelativa
ou 
coativa

Receptor

-Persuadir
-Apelar

Uso da 2ª pessoa; domina no discurso publicitário; recorre-se ao vocativo e às frases de tipo imperativo.

Poética ou estética



Mensagem


-Deleitar
(provocar prazer estético)
Domina na linguagem literária; uso de um vocabulário rico de sentidos e frases mais elaboradas. Recorre-se às figuras de estilo, ao ritmo e às sonoridades expressivas da língua.

Metalinguística

Código
-Explicar a própria
linguagem
-Verificar a utilização
correcta do código
Utilizam-se definições, conceitos e vocabulário como: «isto é», «quer dizer», «ou seja», etc. Predomínio das frases de tipo declarativo.

Fática

Contacto
-Estabelecer,
prolongar ou interromper a comunicação
-Verificar o contacto
Utilizam-se frases como: «está lá?», «espera um momento.», «o quê?», «como?», «estás a entender?», «não é?», «O.K.», «estás de acordo?».
Uso de frases de tipo interrogativo.



As funções das linguagem


EMOTIVA OU EXPRESSIVA:
  • Comunica o estado psíquico do emissor: alegria, tristeza, indignação, surpresa, afeto, etc. 
  • Usa-se abundantemente nos níveis de língua familiar e coloquial, menos no nível culto; 
  • Tem carácter subjetivo refletido em abundante adjetivação.
Ex.: Na carta familiar; na propaganda, etc.

APELATIVA
  • Também chamada coativa, pois tenta obter uma reacção do receptor dirigindo-se ao comportamento deste; 
  •  Utiliza vocativos e imperativos; 
          Ex.: No discurso da publicidade (apela-se ao consumo); nos sinais de trânsito (onde se apela às actuações dos condutores e dos peões).

INFORMATIVA:
  • É dominante na informação e no nível culto;
  • É objectiva, dado que se concentra no referente (aquilo de que se fala) e não nas acções e reacções do emissor/receptor;
  • Domina na linguagem científica; os seus conteúdos são lógicos. 
          Ex.: Nas notícias.

POÉTICA:
  • Prevalece na literatura; 
  • É a criatividade; 
  • Predomínio da forma sobre o conteúdo.
Ex.: Nas histórias dos livros de ficção; nas letras das canções; em certos anúncios publicitários, etc.

METALINGUÍSTICA:
  • Explicita o código; verifica a utilização correcta do código.
Ex.: Nas gramáticas; nos dicionários, nos prontuários, etc.

FÁTICA:
  • Mensagem que estabelece, prolonga ou interrompe a comunicação («está lá?», «espera um momento.»); 
  • Verifica o funcionamento do contacto («Estás a ouvir/ver?»), do código («Estás a entender?») ou do efeito comunicativo («Não é?», «O.K.», «Estás de acordo?»).


ACTIVIDADE:



Em trabalho de grupo (ou a pares), encontrar pequenos textos que ilustrem cada uma das 6 funções da linguagem.