Usamos
a linguagem para comunicar, mas quando comunicamos são vários os objectivos
que pretendemos atingir: informar, expressar os nossos sentimentos, ordenar,
pedir, explicar o código, dizer frases belas ou mesmo, depois de estabelecida a
comunicação, tentar prolongá-la ou interrompê-la. Daí podermos falar em
diferentes funções da linguagem, com as suas marcas (caraterísticas)
específicas.
Embora
várias funções possam coexistir numa mesma fala ou texto, há uma que é
predominante
de acordo com o principal objectivo que se pretende atingir.
A
cada um dos seis elementos implicados no processo de comunicação
- ou seja: o emissor, o receptor,
o referente (aquilo de que se fala; o mundo, os seres e as coisas; os
acontecimentos), o contacto (canal), o código e a mensagem – corresponde uma
função da linguagem. É o que poderás verificar no esquema e no quadro seguintes:
O processo de comunicação e as funções das linguagem:
FUNÇÕES |
ELEMENTOS COMUNICAÇÃO
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OBJECTIVOS
|
MARCAS
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Informativa
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Referente
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-Informar
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Uso de 3º pessoa; domina na linguagem
científica e na «padrão» dos media; frases simples, claras, de fácil
compreensão; pouco uso de adjectivos; frases de tipo declarativo.
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Emotiva
ou
expressiva
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Emissor |
-Expressar emoções
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Uso da 1ª pessoa; domina na linguagem
familiar e na popular; uso de interjeições, repetições e
reticências/ interrupções; uso abundante de adjectivos; frases de tipo
exclamativo.
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Apelativa
ou
coativa
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Receptor
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-Persuadir
-Apelar
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Uso da 2ª pessoa; domina no discurso
publicitário; recorre-se ao vocativo e às frases de tipo imperativo.
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Poética ou estética |
Mensagem
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-Deleitar
(provocar prazer
estético)
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Domina na linguagem literária; uso de um
vocabulário rico de sentidos e frases mais elaboradas. Recorre-se às figuras
de estilo, ao ritmo e às sonoridades expressivas da língua.
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Metalinguística
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Código
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-Explicar a própria
linguagem
-Verificar a utilização
correcta do código
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Utilizam-se definições, conceitos e
vocabulário como: «isto é», «quer dizer», «ou seja», etc. Predomínio das
frases de tipo declarativo.
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Fática
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Contacto
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-Estabelecer,
prolongar ou
interromper a comunicação
-Verificar o contacto
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Utilizam-se frases como: «está lá?», «espera
um momento.», «o quê?», «como?», «estás a entender?», «não é?», «O.K.»,
«estás de acordo?».
Uso de frases de tipo interrogativo.
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As funções das linguagem
EMOTIVA OU EXPRESSIVA:
- Comunica o estado psíquico do emissor: alegria, tristeza, indignação, surpresa, afeto, etc.
- Usa-se abundantemente nos níveis de língua familiar e coloquial, menos no nível culto;
- Tem carácter subjetivo refletido em abundante adjetivação.
Ex.: Na carta familiar; na propaganda,
etc.
APELATIVA
- Também chamada coativa, pois tenta obter uma reacção do receptor dirigindo-se ao comportamento deste;
- Utiliza vocativos e imperativos;
INFORMATIVA:
- É dominante na informação e no nível culto;
- É objectiva, dado que se concentra no referente (aquilo de que se fala) e não nas acções e reacções do emissor/receptor;
- Domina na linguagem científica; os seus conteúdos são lógicos.
POÉTICA:
- Prevalece na literatura;
- É a criatividade;
- Predomínio da forma sobre o conteúdo.
Ex.: Nas histórias dos livros de ficção;
nas letras das canções; em certos anúncios publicitários, etc.
METALINGUÍSTICA:
- Explicita o código; verifica a utilização correcta do código.
Ex.: Nas
gramáticas; nos dicionários, nos prontuários, etc.
FÁTICA:
- Mensagem que estabelece, prolonga ou interrompe a comunicação («está lá?», «espera um momento.»);
- Verifica o funcionamento do contacto («Estás a ouvir/ver?»), do código («Estás a entender?») ou do efeito comunicativo («Não é?», «O.K.», «Estás de acordo?»).
ACTIVIDADE:
Em trabalho de grupo (ou a pares), encontrar pequenos textos que ilustrem
cada uma das 6 funções da linguagem.