21 de fevereiro de 2012

Guião - Respostas ao questionário 6


“Sermão de Santo António aos peixes” (1654)
do Padre António Vieira

Compreensão/Interpretação 6 (p. 80)cap. VI


1. Os peixes encontram-se arredados dos sacrifícios a Deus. O enunciador avança como motivo o facto de os peixes, ao contrário dos outros animais, não poderem chegar vivos ao altar do sacrifício, o que a Deus não agradaria.

1.1. Muitos homens chegam mortos ao altar do sacrifício, ou seja, morrem em pecado. Facto que é objeto da crítica do orador.

2. Os peixes sacrificam a Deus, não o sangue e a vida, mas o respeito e a reverência. Deste modo, o pregador apela aos homens para que sejam virtuosos e exorta-os a respeitarem e a obedecerem a Deus.

3. No segundo parágrafo, o pregador inveja os peixes porque lhes atribui características superiores: o facto de não falarem, não terem memória, entendimento e vontade evita que ofendam a Deus e, por outro lado, os peixes conseguem atingir o objetivo para que foram criados (servir os homens), ao contrário do pregador, que diz não conseguir servir a Deus.

4. Os peixes deverão louvar a Deus porque este…
- os criou em grande quantidade e variedade,
- lhes deu a água como elemento,
- os sustenta e conserva.
5. Na passagem «e chamou para si aqueles que convosco e de vós viviam» (ll. 47-48), o pregador refere-se aos apóstolo, alguns deles pescadores de profissão.