9 de março de 2012

Teste de Português, 11º ano, sobre o «Sermão de Santo António aos Peixes» - RESPOSTAS


GRUPO I – LEITURA (40 pontos)

1.      Este excerto faz parte do desenvolvimento ou exposição do sermão; especificamente, do capítulo III do mesmo, em que Vieira faz os louvores dos peixes em particular (no cap. anterior louvara os peixes em geral).
2.      No início do testo é referido, através do uso do vocativo, o destinatário deste sermão, ou seja: os «moradores do Maranhão», no Brasil. Portanto, este texto destina-se essencialmente aos colonos que habitavam naquela localidade. Todavia, no texto, o autor finge ter-se esquecido de estar a pregar aos peixes em vez de aos homens. É um artifício engenhoso, pois sabemos que no seu sermão, ao louvar ou criticar os peixes, Vieira está de facto a elogiar ou a reprender os seres humanos.
3.      3.1. Expressão que melhor refere a Rémora: «[…] a virtude daquele peixezinho tão pequeno no corpo e tão grande na força e no poder[…]».
4.      A rémora e a língua de Santo António são comparadas pelo poder que ambas têm apesar de serem pequenas. Quer a Rémora quer a língua de Santo António tinham muita força para «domar as paixões humanas», isto é, para guiar o ser humano pelo bom caminho.
5.      A Rémora é um peixe, vive na água do mar; portanto, é natural que enfrente tempestades, que tenha poder, apesar de ser tão pequena, de segurar ou guiar uma «Nau da Índia». Do mesmo modo, mas em sentido figurado, a língua de santo António era uma rémora pois enfrentou e domou «tempestades» em terra, através da pregação da doutrina cristã. O que no texto se refere como naus - «Nau Soberba», «Nau Vingança», «Nau Cobiça» e «Nau Sensualidade» - representa os defeitos ou vícios, isto é, as «paixões» do ser humano.
6.      Resposta livre. Qualquer um dos recursos estilísticos confere mais expressividade ao texto/sermaõ, de modo a torná-lo mais eficaz quando proferido oralmente de um púlpito com o intuito de persuasão. As interrogações retóricas, as frases exclamativas, os paralelismos sintáticos – pela dúvida suscitada, pela emoção expressa ou pela repetição – tornam o texto mais vivo, ritmado e sedutor, interagindo com os ouvintes, apelando à sua atenção e juízo de valor; por outro aldo, o uso de metáforas e antíteses permite concretizar as ideias, exemplificar os argumentos, pela semelhança ou pelo contraste, e desse modo configurando um texto de contrastes, dialogante em si e com o auditório, de todos os tempos.
7.      Neste Sermão, Vieira utiliza a rémora para simbolizar… 7.2) o poder que a palavra do pregador tem de ser guia das almas.

GRUPO II (20 pontos)

No Sermão, o Padre António Vieira decide pregar aos peixes e não aos homens, visto que não obtinha os efeitos desejados da sua pregação, tal como Santo António já o fizera. Vieira, no início do seu texto, menciona a história ocorrida com este em Arimino, onde, quando pregava aos hereges, fora alvo da tentativa de apedrejamento por parte destes. Ao longo do seu texto manifesta admiração por Santo António e este será seu modelo inpirador. Deste modo, tal como Santo António, diz Vieira, «foi sal da terra e foi sal do mar», para criticar a humanidade que estava cada vez mais corrupta, também Vieira decidiu deixar de pregar aos homens e preferiu antes dirigir-se aos peixes. Percebe-se, pois, porque é que no seu sermão as criaturas marinhas simbolizam as virtudes e os defeitos dos homens: quando Vieira começa por apreciar as virtudes dos peixes e depois lhe aponta os defeitos, eles está a tentar corrigir os defeitos humanos através dessa analogia.

GRUPO III – EXPRESSÃO ESCRITA (40 pontos)

8.      Resposta livre. Texto expositivo-argumentativo sobre a importância dos direitos humanos nos nossos dias.