4 de junho de 2012

11º D - Comentário das exposições orais, em grupo

Trabalho de grupo: Apresentação oral sobre um episódio de Os Maias
avaliação

Episódio
Grupos
Comentários
Classif.
0-20



Cap. 15

O jornal «A Tarde»

e

«A Corneta do Diabo»
4
 
1.      A introdução foi repartida entre todos os colegas e realizada com expressividade e recurso a imagens apresentadas em PowerPoint, tendo sido fornecidas as coordenadas espaciais do episódio.
2.       Optaram por dramatizar o episódio: boa caraterização de atores (por ex. Carlos está identificado por um lenço com a letra C bordada; Dâmaso tem uma barriga volumosa); diálogos bem conseguidos.
3.      Ponto forte: não se “limitaram” à dramatização, tendo explicado o que tinham feito antes (i.e., resumiram o que fizeram).
4.      Explicitaram a intenção crítica subjacente à prática jornalística portuguesa.
5.      Finalizaram, lendo um excerto selecionado interessante que sintetiza a função do episódio.
6.      Boa preparação, investimento e captação da atenção dos colegas.
19
6
 
18

14






Cap. II
9

1.      Iniciaram a apresentação com a dramatização do enredo configurado neste capítulo: sabiam muito bem as falas; aproveitaram todo o espaço da sala e recorreram ao PowerPoint para localizar espacialmente os momentos ao longo da representação.
2.      Explicaram as personagens e o espaço, recorrendo aos slides do PowerPoint (sem ler. Muito investimento e preparação!).
3.      Finalizaram, lendo vários excertos selecionados e ilustrativos do capítulo, explicando sempre e muito bem o porquê dessa seleção (amor do casal, amor filial; triângulo amoroso).

18
19

18



Cap. 8

Carlos em Sintra


8

1.      Fizeram uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com imagens e excertos do episódio e uma breve dramatização.
2.      Leram o resumo do capítulo de modo bastante audível, distribuindo bem o trabalho pelos elementos do grupo.
3.      Optaram por dramatizar parte do episódio, embora talvez tivesse sido preferível valorizar as imagens e excertos constantes nos slides do PowerPoint, visto tratar-se de um episódio espacial (títulos no PowerPoint: «Mapa do roteiro», «hotéis de Sintra», «caminhos de Sintra»).
1.      Menos bom: Finalização brusca da apresentação.
2.      Ponto forte: Apresentaram as queijadas de Sintra, oferecendo-as aos colegas.
17
13

24







Cap. 12

O jantar dos Gouvarinho


3

1.      Fizeram uma apresentação oral interessante, utilizando linguagem diversificada e criativa.
2.      Distribuíram bem o trabalho pelos elementos do grupo, sendo expressivos.
3.      Na apresentação das personagens foi valorizado o seu desempenho ou valor no episódio em concreto: por ex., as ideias e atitudes de Ega.
4.      Muito interessante o enunciar/explicar de temas presentes no episódio.
5.      Menos bom: por vezes, utilizaram um registo um tanto coloquial (no retrato de Carlos e na reiteração de que as personagens das classes dirigentes eram ignorantes).
6.      Ponto forte: Trabalho com muito pormenor, facilmente compreendido através dos desenhos (pertinentes e engraçados) e dos «rótulos» das personagens e da ementa.

17
5

22







Cap. 16

O sarau no Teatro Trindade


2

1.      A C. fez uma boa e rápida introdução ao episódio/capítulo.
2.      A enumeração e descrição das personagens presentes neste cap., feita por L., foi pouco ou quase nada audível. A música de fundo não ajudou.
3.      Foi selecionado e recriado um diálogo entre Ega e Mr. de Guimarães  para ser representado à turma: a C e a S foram muito espontâneas e naturais, tornando a conversa animada e cativante.
4.      Menos bom: Ficámos a saber pouco sobre o sarau em si; deveriam ter explicitado a intenção crítica subjacente a este episódio.
5.      Ponto forte: Representação em torno do segredo do cofre.
16
16

15
20

16