26 de outubro de 2015

A Nau Catrineta - romance / rimance compilado por Almeida Garrett


"A Nau Catrineta", filme animado
baseado na banda desenhada de Artur Correia.
Avanca, Filmógrafo, 2012.

Criação gráfica digital e animação: Vítor Lopes
Criação gráfica original: Artur Correia
Narração: Fernando Mendonça
Música: Joaquim Pavão
Voz (música): Isabel Fernandes Pinto


Texto: Romance tradicional
compilado por Almeida Garrett
no Romanceiro.


Texto:

A Nau Catrineta


Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar!
Ouvide agora, senhores,
Uma história de pasmar.

Passava mais de ano e dia
Que iam na volta do mar,
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar.

Deitaram sola de molho
Para o outro dia jantar;
Mas a sola era tão rija,
Que a não puderam tragar.

Deitaram sortes à ventura
Qual se havia de matar;
Logo foi cair a sorte
No capitão general.

– "Sobe, sobe, marujinho,
Àquele mastro real,
Vê se vês terras de Espanha,
As praias de Portugal!"

– "Não vejo terras de Espanha,
Nem praias de Portugal;
Vejo sete espadas nuas
Que estão para te matar."

– "Acima, acima, gajeiro,
Acima ao tope real!
Olha se enxergas Espanha,
Areias de Portugal!"

– "Alvíssaras, capitão,
Meu capitão general!
Já vejo terras de Espanha,
Areias de Portugal!"

Mais enxergo três meninas,
Debaixo de um laranjal:
Uma sentada a coser,
Outra na roca a fiar,
A mais formosa de todas
Está no meio a chorar."

– "Todas três são minhas filhas,
Oh! quem mas dera abraçar!
A mais formosa de todas
Contigo a hei de casar."

– "A vossa filha não quero,
Que vos custou a criar."

– "Dar-te-ei tanto dinheiro
Que o não possas contar."

– "Não quero o vosso dinheiro
Pois vos custou a ganhar."

– "Dou-te o meu cavalo branco,
Que nunca houve outro igual."

– "Guardai o vosso cavalo,
Que vos custou a ensinar."

– "Dar-te-ei a Catrineta,
Para nela navegar."

– "Não quero a Nau Catrineta,
Que a não sei governar."

– "Que queres tu, meu gajeiro,
Que alvíssaras te hei de dar?"

– "Capitão, quero a tua alma,
Para comigo a levar!"

– "Renego de ti, demónio,
Que me estavas a tentar!
A minha alma é só de Deus;
O corpo dou eu ao mar."

Tomou-o um anjo nos braços,
Não no deixou afogar.
Deu um estouro o demónio,
Acalmaram vento e mar;

E à noite a Nau Catrineta
Estava em terra a varar.

«A Nau Catrineta », 1945 - Estudo para os frescos da Gare Marítima de Alcântara.
Por: José de Almada Negreiros (1873 - 1970).