5 de junho de 2016

Resumo da ação do episódio 7 da Guerra das Estrelas: O despertar da Força

 Guerra das Estrelas – Episódio VII: O despertar da Força (dez. 2015)

Título original: “Star Wars: The Force Awakens”

Este é o sétimo episódio de uma série cinematográfica épica (que narra os feitos grandiosos de um herói ou de um povo), com muita aventura e fantasia.

Cerca de 30 anos após a destruição da segunda Estrela da Morte (em “O retorno de Jedi”), a Aliança Rebelde conseguiu restaurar a República Galáctica, mas os fundadores do Império Galáctico reorganizaram-se como a Primeira Ordem. O seu domínio impiedoso é combatido pela Resistência da República.
Poe Dameron, um piloto da Resistência, é mandado ao planeta Jakku pela General Leia Organa para obter um mapa que, acredita-se, indica a localização de Luke Skywalker, o último Jedi, que está desaparecido há anos.
Por outro lado, Kylo Ren, um poderoso conhecedor do Lado Negro da Força e discípulo do Supremo Lider Snoke, está a tentar roubar o mapa.
O piloto Dameron viaja até o planeta Jakku para tentar reaver o mapa. Quando Kylo Ren o ataca, ele coloca o mapa no seu droide, nomeado BB-8, e manda-o fugir para longe.

Kylo Ren consegue capturar Dameron e ordena o extermínio da população onde ele foi encontrado. Um stormtrooper fica chocado com tanta brutalidade da Primeira Ordem e deserta para ajudar Dameron. Este passará a chamá-lo “Finn”, uma vez que ele apenas tem como identificação um número –  FN-2187. Eles não conseguem escapar e caem de novo no planeta Jakku, Finn sobrevive e Dameron, supostamente, morre na queda.
Entretanto, BB-8 é encontrado pela jovem Rey, que sobrevive apanhando lixo e espera pelo regresso dos seus pais.
Após Finn encontrar Rey e BB-8, a Primeira Ordem localiza-os. Os três amigos fogem do planeta numa velha nave, a Millennium Falcon que pertenceu a Han Solo.
Na fuga com a Millennium Falcon, a nave é capturada por Han Solo e Chewbacca, de quem a nave havia sido roubada há alguns anos.
Após sobreviverem ao ataque de piratas que exigem o pagamento de uma dívida, viajam todos até ao planeta Takodana para encontrar Maz Kanata, uma pirata milenária que talvez os possa ajudar.
No castelo de Kanata, Rey é atraída pela Força até o porão, onde acha o sabre de luz de Luke Skywalker e tem uma visão do passado e do futuro através da Força, da qual ela foge assustada. Finn segura o sabre de luz.
Quando a Primeira Ordem ataca o castelo, Rey é capturada por Kylo Ren, enquanto os outros escapam graças à chegada das naves da Resistência, lideradas por Dameron, que havia de fato sobrevivido da queda em Jakku.
Rumam então com destino à base da Resistência em D'Qar, onde descobrem que Han Solo e Leia se separaram após o seu filho, Ben Solo, que estava a ser treinado por Luke para ser um Jedi, se ter voltado para o Lado Negro da Força, tornando-se Kylo Ren.
O mapa era apenas parcial e Kylo Ren tortura Rey para tentar extrair o mapa total da sua mente, mas é impedido pela forte conexão existente entre Rey e a Força, o que permite que esta se salve.
A Primeira Ordem utiliza uma nova e poderosa arma construída realmente dentro de um planeta, a Starkiller, comandada pelo General Hux. A Starkiller é utilizada para absorver a energia de um sol e destruir um sistema de planetas, com o objetivo de intimidar e destruir a República e D'Qar.
Solo, Chewbacca e Finn são enviados para desativar o escudo, de modo a que as naves da Resistência possam atacar. Finn preocupa-se também em salvar Rey e quando a encontra ambos colocam explosivos para sabotar a arma Starkiller.
Solo vê Kylo Ren e confronta-o, mas este hesita em abandonar o Lado Negro da Força e acaba mesmo por matar o seu pai, Han Solo. Enfurecido, Chewbacca dispara sobre Kylo Ren, ferindo-o.
Os explosivos danificam a Starkiller, permitindo a Dameron e aos outros pilotos entrarem nos sistemas de defesa. Desse modo, conseguem evitar o ataque a D'Qar e a Starkiller começa a desabar.
Kylo Ren mesmo ferido confronta Finn. Este usa o sabre de luz de Anakin, mas é derrotado e cai inconsciente. Quando Kylo Ren tenta agarrar o sabre, Rey consegue atraí-lo e enfrentá-lo. Quando está quase a derrotá-lo, o planeta está a desabar e o chão abre-se entre eles, separando-os. A Starkiller é destruída e ambos sobrevivem.
Kylo Ren e o General Hux vão encontrar-se com o Supremo Lider Snoke.
Os outros retornam a D'Qar, onde o mapa completo é composto com a ajuda de R2-D2 (um pequeno robô).
Rey viaja com Chewbacca e R2-D2 na Millennium Falcon para encontrar Luke Skywalker, que vive isolado num planeta remoto. Ao encontrá-lo, Rey oferece-lhe o sabre de luz.

Para saber mais: