1 de agosto de 2017

Planificação da Unidade C

Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) B3
Área de de competência: Linguagem e Comunicação
Carga horária: 50 horas
2016-2017

Unidade de Competência C – ESCRITA

Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos.



1. Critérios de evidência:
  • Organizar um texto de acordo com as ideias principais e acessórias do mesmo.
  • Resumir um texto à sua informação/mensagem essencial.
  • Sintetizar informação.
  • Adequar os textos às suas finalidades.
  • Contextualizar o enunciado no tempo e no espaço, diversificando o uso dos deíticos).
  • Utilizar o código escrito de modo correto e coerente com o tipo de texto redigido, com diversificação de vocabulário e estruturas frásicas.
  • Proceder à autocorreção e revisão dos textos produzidos.

2. Conteúdos
  • Preparação, produção e revisão de textos de diversa tipologia.
  • Utilização no texto a escrever de: título; partes; parágrafo; conectores; pontuação; maiúsculas e minúsculas; vocabulário adequado.
  • As categorias da narrativa: narrador, personagens, ação, tempo e espaço;
  • Os elementos constitutivos de uma notícia (lead, corpo do texto);
  • Intencionalidade comunicativa;
  • O debate de ideias. 

3. Atividades / estratégias
  • Reconstrução de texto: ligação de frases e parágrafos de uma fábula através de conectores.
  • Reconstrução de texto: ordenação de uma biografia nas suas partes lógicas;
  • Leitura e compreensão de notícias, de modo a distinguir o principal / o acessório, factos/opiniões e posteriormente produzir a sua própria notícia.
  • Leitura e compreensão de críticas de filmes, de modo a distinguir o principal / o acessório, factos/opiniões e posteriormente produzir o seu próprio texto de opinião (crítica).
  • Exercícios de treino, aplicação e revisão dos conteúdos: partes do texto; parágrafo; articuladores do discurso; pontuação; maiúsculas e minúsculas.
  • Redação e revisão de textos a partir de modelos (notícia, carta, questionário, etc.).
  • Celebração da Semana Cultural: exploração de ideias, redação de frases, divulgação do criado. 

4. Recursos
  • Fichas de trabalho;
  • Apresentações PowerPoint;
  • Quadro; dossiê do formando;
  • Material de escrita;
  • Computador e colunas;
  • Vídeo-projetor;
  • CD, DVD, outros registos multimédia. 

5. Avaliação
  • Observação direta dos seguintes parâmetros: assiduidade e pontualidade; participação, empenho, interesse, capacidade de adaptação a novas tarefas, mobilização de competências para novos contextos, relacionamento interpessoal, trabalho em equipa;
  • Avaliação formativa;
  • Dossiê do formando;
  • Atitudes e capacidades demonstradas durante a preparação, realização e apresentação das atividades dinamizadas no âmbito do Tema de Vida, da Semana Cultural (aniversário da escola do EPL) e datas celebrativas (Natal e Páscoa).