Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) B3
Área de de competência: Linguagem e Comunicação
Carga horária: 50 horas
2016-2017
Área de de competência: Linguagem e Comunicação
Carga horária: 50 horas
2016-2017
Unidade de Competência C – ESCRITA
Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos.
1. Critérios de evidência:
- Organizar um texto de acordo com as ideias principais e acessórias do mesmo.
- Resumir um texto à sua informação/mensagem essencial.
- Sintetizar informação.
- Adequar os textos às suas finalidades.
- Contextualizar o enunciado no tempo e no espaço, diversificando o uso dos deíticos).
- Utilizar o código escrito de modo correto e coerente com o tipo de texto redigido, com diversificação de vocabulário e estruturas frásicas.
- Proceder à autocorreção e revisão dos textos produzidos.
2. Conteúdos
- Preparação, produção e revisão de textos de diversa tipologia.
- Utilização no texto a escrever de: título; partes; parágrafo; conectores; pontuação; maiúsculas e minúsculas; vocabulário adequado.
- As categorias da narrativa: narrador, personagens, ação, tempo e espaço;
- Os elementos constitutivos de uma notícia (lead, corpo do texto);
- Intencionalidade comunicativa;
- O debate de ideias.
3. Atividades / estratégias
- Reconstrução de texto: ligação de frases e parágrafos de uma fábula através de conectores.
- Reconstrução de texto: ordenação de uma biografia nas suas partes lógicas;
- Leitura e compreensão de notícias, de modo a distinguir o principal / o acessório, factos/opiniões e posteriormente produzir a sua própria notícia.
- Leitura e compreensão de críticas de filmes, de modo a distinguir o principal / o acessório, factos/opiniões e posteriormente produzir o seu próprio texto de opinião (crítica).
- Exercícios de treino, aplicação e revisão dos conteúdos: partes do texto; parágrafo; articuladores do discurso; pontuação; maiúsculas e minúsculas.
- Redação e revisão de textos a partir de modelos (notícia, carta, questionário, etc.).
- Celebração da Semana
Cultural: exploração de ideias, redação de frases, divulgação do criado.
4. Recursos
- Fichas de trabalho;
- Apresentações PowerPoint;
- Quadro; dossiê do formando;
- Material de escrita;
- Computador e colunas;
- Vídeo-projetor;
- CD, DVD, outros
registos multimédia.
5. Avaliação
- Observação direta dos seguintes parâmetros: assiduidade e pontualidade; participação, empenho, interesse, capacidade de adaptação a novas tarefas, mobilização de competências para novos contextos, relacionamento interpessoal, trabalho em equipa;
- Avaliação formativa;
- Dossiê do formando;
- Atitudes e capacidades demonstradas durante a preparação,
realização e apresentação das atividades dinamizadas no âmbito do Tema de Vida,
da Semana Cultural (aniversário da escola do EPL) e datas celebrativas (Natal e
Páscoa).