1.º período
Lição 1 (Quarta,
13.09.2017)
Sumário:
Receção aos alunos [pela DT].
Lição 2-3 (Quinta,
14.09)
Sumário:
Apresentação. A aula de Língua Portuguesa: o
programa, a avaliação, o manual.
[Início da leitura do conto de Oscar Wilde “O
fantasma de Canterville”.]
***
Lição 4-5 (Terça,
19.09)
Sumário:
Leitura silenciosa, a pares, de “O fantasma de
Canterville”, com o apoio de um guião.
Lição 6 (Quarta, 20.09)
Sumário:
Atividade de diagnóstico – escrita.
Lição 7-8 (Quinta,
21.09)
Sumário:
Leitura, coletiva, de “O fantasma de Canterville”.
***
Lição
9-10 (Terça, 26.09)
Sumário:
Esquematização das personagens de “O fantasma de Canterville”.
Continuação da leitura coletiva do conto.
Marcação dos testes: 26 out. / 23 nov. (ambos
à 5.ª feira)
Lição 11 (Quarta, 27.09)
A biografia do autor, Oscar Wilde.
Sistematização de alguns aspetos do conto (título,
personagens, tempo e espaço).
Lição 12-13
(Quinta, 28.09)
Sumário: Conclusão da leitura de “O
fantasma de Canterville”.
***
Sumário:
Resposta ao questionário de leitura: leitura e
revisão de texto.
Visita à biblioteca para escolha de livros.
Lição 16 (Quarta, 4.10)
Sumário:
Planificação da apresentação oral de um livro
(calendarização, registo de livros).
Lição 17-18
(Terça, 10.10)
Sumário:
Atividade de pares sobre o modo narrativo:
explicação das categorias da narrativa (ficha informativa 3, pp. 62-63) pelos
alunos, dando exemplos da sua vida.
Lição 19
(Quarta, 11.10)
Sumário:
Conclusão do planeamento da apresentação oral de um livro.
Lição 20-21 (Quinta, 12.10)
Sumário:
Referências bibliográficas: regras e aplicação.
Sistematização das categorias da narrativa, com
exemplos dados pelos alunos.
TPC: Ler o conto de Clarice Lispector de modo a
responder à questão 1 (V/F, corrigindo as Falsas).
***
***
Lição 22-23
(Terça, 17.10)
Sumário:
Audição do conto “Felicidade clandestina” de
Clarice Lispector.
Resolução do questionário de interpretação. O
conto literário.
Ouvir
Clarice Linspector - Felicidade Clandestina (audiolivro)conto lido pela atriz Aracy Balabanian
(no Youtube).
Clarice Linspector - Felicidade Clandestina (audiolivro)conto lido pela atriz Aracy Balabanian
(no Youtube).
Lição 24
(Quarta, 18.10)
Sumário:
As categorias da narrativa: classificação do narrador quanto à presença.
Aplicação ao conto em estudo.
Lição
25-26 (Quinta, 19.10)
Sumário:
Resolução do questionário sobre o conto de Clarice
Lispector.
***
Lição 27-28 (Terça, 24.10)
Sumário:
Conclusão do questionário sobre o conto “Felicidade clandestina”. Classificação do narrador quanto à presença.
Lição 29 (Quarta, 25.10)
Sumário:
Algumas figuras de estilo: noção e aplicação.
Pergunta retórica, adjetivação, comparação / metáfora, antítese / paradoxo, hipérbole.
Conclusão do questionário sobre o conto “Felicidade clandestina”. Classificação do narrador quanto à presença.
Lição 29 (Quarta, 25.10)
Sumário:
Algumas figuras de estilo: noção e aplicação.
Pergunta retórica, adjetivação, comparação / metáfora, antítese / paradoxo, hipérbole.
Lição 30-31 (Quinta, 26.10)
Sumário:
Elaboração do programa/cartaz das apresentações orais.
Figuras de estilo: exercícios de aplicação.
***
Sumário:
Leitura
da crónica “Um silêncio refulgente”, de António Lobo Antunes e
resolução do questionário de interpretação. A crónica (p. 34-36, 64).
[Feriado nacional, quarta feira, 1.11]
Lição 34-35 (Quinta, 2.11)
Sumário:
Conclusão das questões de leitura.
Sumário:
Breve
conversa sobre as apresentações orais.
O
uso da ironia. Exemplos.
As
caraterísticas de um conto e de uma crónica (comparação).
Lição n.º 38 (Quarta, 8.11.2017)
Sumário:
Atividade com figuras de estilo. [consultar o caderno e manual na p.
262-3].
Lição 39-40 (Quinta, 9.11)
Sumário:
Rotina de oralidade: apresentação oral dos livros pelos alunos.
Lição 41-42 (Terça, 14.11)
Sumário:
Leitura
e interpretação da crónica “Subsídios para a biografia de António Lobo
Antunes”.
Lição n.º 43 (Quarta, 15.11.2017)
Sumário: Conclusão da actividade de leitura.
Lição 44-45 (Quinta, 16.11)
Sumário:
Lição 46-47 (Terça, 21.11)
Sumário:
Revisões
gramaticais: funções sintáticas internas ao grupo verbal (complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo).
Lição 46-47 (Terça, 21.11)
Sumário:
Revisões
gramaticais: funções sintáticas internas ao grupo verbal (complemento
direto, complemento indireto, complemento oblíquo).
Lição n.º 48 (Quarta,
22.11.2017)
Sumário:
Conclusão da atividade anterior.
Lição 49-50 (Quinta, 23.11)
Sumário: Realização do teste de avaliação sumativo.
Sumário:
Leitura
do conto “A Aia”, de Eça de Queirós (p. 43-46).
Testes psicotécnicos para orientação profissional.
Lição n.º 53 (Quarta, 29.11)
Sumário:
Continuação da leitura e interpretação do conto “A
Aia”.
Lição 54-55 (Quinta, 30.11)
Sumário:
Rotina
de oralidade: apresentação oral dos livros.
Verificação
do tpc: ordenação das sequências do conto.
Continuação
do estudo de “A Aia”.
***
Lição 56-57 (Terça, 5.12)
Sumário:
Conclusão da realização dos testes psicotécnicos.Entrega e correção [fotocópia com soluções] do teste de avaliação.
Lição n.º 58 (Quarta, 6.12)
Sumário:
Correção do teste de avaliação.
Lição 59-60 (Quinta, 7.11)
Sumário:
Rotina
de oralidade: apresentação oral dos livros.
***
Lição 61-62 (Terça, 12.12)
Sumário:
Rotina de oralidade: apresentação dos livros pelos alunos.
Rotina de oralidade: apresentação dos livros pelos alunos.
Lição n.º 63 (Quarta, 13.12)
Sumário:
Continuação da rotina de oralidade.
Lição 64-65 (Quinta, 14.11)
Sumário:
Conclusão da rotina de oralidade.
Preenchimento da ficha de autoavaliação.
Conclusão da rotina de oralidade.
Preenchimento da ficha de autoavaliação.
TPC : 3 páginas teóricas apenas:
Estudar as conjunções coordenativas e subordinativas
No manual: ficha informativa 3 (pp. 285-286) e ficha informativa 6 (p. 291)
No caderno de atividades: pp. 14-17 [Conjunções ]