Orientações para o teste
Português, 9.º ano de
escolaridade
Duração: 90 min.
Grupo I – Compreensão escrita / Educação literária (50%)
Objetivo: Compreender
um texto através da sua leitura:
Parte A – texto jornalístico: crónica.
Parte B – texto narrativo: conto literário.
Tipo de questão:
Parte A – Itens de seleção de informação: verdadeiro/falso;
escolha múltipla.
Parte B – Itens de construção: resposta curta e restrita; uma resposta final mais extensa, orientada
Critérios
de correção:
Parte A – Certo/errado.
Parte B – Diferentes níveis de cotação, considerando a
relação entre Conteúdo (informação)
e Forma (expressão). Por ex.: 3C+2F
= 5 pontos no total.
Grupo II – Gramática (20%)
Objetivo/conteúdos: Analisar unidades sintáticas: funções sintáticas ao nível da frase (sujeito, predicado, vocativo) e internas ao grupo verbal (complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo).
Tipo de questão:
Itens de seleção de informação: associação;
verdadeiro/falso; escolha múltipla.
Critérios de correção: resposta certa; resposta com incorreção; resposta incorreta.
Grupo III – Expressão escrita (30%)
Objetivo: Escrever
um texto de determinado tipo (de opinião / narrativa / crónica) acerca de um
tema fornecido.
É dado a escolher entre o Tema A e o Tema B.
Tipo de questão: Item
de construção: resposta extensa, orientada.
Critérios de correção: níveis de desempenho (1-5), de acordo com
parâmetros: tema e tipologia; coerência e pertinência; estrutura e coesão;
morfossintaxe; repertório vocabular; ortografia.