8 de janeiro de 2018

Conhecer Torga, Seguir Torga 2017-18 – Celebrar o Dia do Patrono, no Agrupamento de Escolas Miguel Torga



Conhecer Torga, Seguir Torga


No âmbito do tema do Plano Anual de Atividades da nossa escola para o ano 2017-18 –  Conhecer Torga, Seguir Torga e, especificamente, integrando-se na celebração do Dia do Patrono, o 9.º D irá criar um vídeo inspirado na vida e na obra de Miguel Torga (1907-1997).
É um trabalho de grupo, colaborativo, realizado na disciplina de História, mas em interdisciplinaridade com Português, História, Ciências Naturais, Geografia e Educação Visual.
Celebrando uma vez mais o Dia do Patrono, a vida e a obra do escritor serão fonte de inspiração para construir uma escola de igualdade de oportunidades. Para além, pois, de se desejar CONHECER melhor o Patrono, visa-se sobretudo SEGUIR o seu exemplo cívico e humano, desenvolver o espírito de equipa, de entreajuda e o trabalho interdisciplinar.


Aqui se indicam-se alguns locais onde procurar informação sobre Miguel Torga.



1


A Voz do Chão: Miguel Torga 1907-1995. – “Sítio biográfico criado no contexto do centenário do nascimento de Miguel Torga”. Concepção e pesquisa, texto, seleção iconográfica e composição de Teresa Sobral Cunha; Webdesign e tratamento de imagem de João Samouqueiro. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2007. – Endereço de Internet: http://purl.pt/13860/1/index.html. - Excelente: contém a sua biografia em duas etapas (“Infância e Juventude” e “Maturidade e Velhice”); uma “Antologia” dos seus poemas, reproduzidos digitalmente a partir do suporte original; uma “Galeria de Imagens” e a “Bibliografia” do escritor.


2

Espaço Miguel Torga. – Sítio que visa essencialmente “estudar e divulgar a obra poética e literária de Miguel Torga”. O espaço não virtual, em S. Martinho de Anta / Vila Real, propõe diversas atividades culturais. – S. Martinho de Anta, 2016. – Endereço de Internet: http://www.espacomigueltorga.pt/index.php. - Excelente grafismo. Contém uma cronologia, dinâmica e ilustrada, da sua “Vida e Obra”; uma “Galeria de Imagens”, um “Roteiro Torguiano”, vídeo, entre muitos outros recursos. O espaço físico propriamente dito contempla uma sala de exposição permanente e outra de exposições temporárias, um auditório, loja e cafetaria.

3
 “Miguel Torga”, in Lusofonia: plataforma de apoio ao estudo da língua portuguesa no mundo. – Contém informação sobre a sua época literária [Miguel Torga e o Segundo Modernismo (grupo da Presença)]; a sua biografia [Notas biográficas]; aspetos temáticos e estilísticos da sua obra [A dimensão poética torguiana: perfil literário e estilístico] e orientações de leitura sobre a obra ficcional A Criação do Mundo (1937-1981). – – Endereço de Internet: http://lusofonia.x10.mx/literatura_portuguesa/torga.htm#biografia.

4
“Miguel Torga”, verbete, in sítio da DGLB. – Versão digital do Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. IV, Lisboa, 1997. – Contém informação rigorosa sobre Biografia, Bibliografia, Excertos, Traduções, Prémios, Bibliografia passiva, Links. Endereço de Internet: http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=9646.

            5
“Miguel Torga”, verbete, in Wikipédia: a enciclopédia livre. – As principais secções contemplam a Biografia, a Obra, Prémios e homenagens, Ligações externas.

6
Poema “Camões” e atribuição do Prémio Luís de Camões em 1989, em Camoniana, blogue de divulgaçãoo da vida e da obra de Luís de Camões.


        7
Um poema de Miguel Torga

Fonte:     A Voz do Chão: Miguel Torga 1907-1995. - sítio na BNP

Conheça Torga, Siga Torga!