25 de abril de 2016

LEANDRO, REI DA HELÍRIA, de Alice Vieira, representado pela Companhia de Teatro ARCA

Cartaz (pormenor), 2016, pela Companhia de Teatro ARCA

LEANDRO, REI DA HELÍRIA


TEATRO

27 de maio, às 22h00

Duração: 2h


por
Companhia de Teatro Arca - Avelena

Considerada a maior produção teatral dos últimos anos da Companhia de Teatro ARCA, "Leandro, Rei da Helíria" é uma aposta na qualidade e no bom gosto: uso de alta tecnologia em cena, complexos adereços e um faustoso guarda-roupa.


São cerca de duas horas de espetáculo em que o público vibra com esta história concebida pela escritora e jornalista Alice Vieira, história simultaneamente dramática e cómica.

Trata-se de um espetáculo para toda a família, onde uns se deixam encantar pela história maravilhosa de príncipes e princesas, com cenas hilariantes e um Bobo tragicómico, e outros se enternecem com o destino de um Rei e Pai, decifrando o enredo simples mas também crítico e simbólico desta peça teatral.


"Companhia de Teatro Arca - Avelena leva a cena uma das maiores produções teatrais dos últimos anos, a peça , um espetáculo onde o publico vibra com uma fantástica história encantada de reis, príncipes e princesas, e delicia-se com o enredo e simbolismo que esta peça transmite.

Sinopsis


Era uma vez um rei bondoso, duas filhas más, uma filha boa e um bobo fiel, que viviam num reino muito distante chamado Helíria. Um dia, o rei Leandro teve um sonho muito estranho, que julgou ser um “recado dos deuses” para o avisar de que estava na altura de deixar de reinar. Como não tinha um filho varão, mas sim três filhas – Amarílis, Hortênsia e Violeta –, Leandro decide entregar o reino à filha que demonstrasse ter mais amor por ele.

Amarílis e Hortênsia fazem um belo discurso, mas Violeta, a filha mais nova, apenas encontra estas palavras para definir o seu amor pelo pai: “Quero-vos como a comida quer ao sal". Leandro não percebe o significado das palavras da filha e, furioso, acaba por tomar a pior decisão da sua vida... Mais tarde, irá arrepender-se, percebendo que Violeta era a única que merecia a sua generosidade.

Vítima do seu próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei caminhará durante anos com o seu bobo fiel por terras desconhecidas, expiando as suas culpas na miséria. Por fim, já velho, cansado e cego, reencontrará Violeta, que lhe mostra com um banquete “especial” o verdadeiro significado das suas palavras anos atrás.

Com um enredo muito semelhante ao "Rei Lear", de William Shakespeare, este belo conto da tradição popular foi adaptado para o teatro português pela escritora Alice Vieira. É essa história que aqui se conta. Uma história onde se fala de amor, de ingratidão e do que acontece a um rei quando a coroa lhe cai da cabeça." (na página da companhia teatral)




Vídeos promocionais do espetáculo no Casino da Póvoa de Varzim:







Imagens que dão uma ideia do trabalho de equipa e da promoção do evento, constantes na página do Facebook: