25 de abril de 2016

LEANDRO, REI DA HELÍRIA, de Alice Vieira, representado pelo Palco 13, em Cascais (2010)

Ver vídeo aqui 
(ou clica sobre a imagem)

O Palco 13  apresenta todos os sábados e domingos [de 2010], às 11h00, no palco do Teatro Mirita Casimiro, no Monte Estoril [Av. Fausto Figueiredo, Cascais], a peça de teatro infanto-juvenil "Leandro, Rei da Helíria", da escritora Alice Vieira.

Encenação de Marco Medeiros
Elenco:
David Ferreira, Diogo Ferreira, Diogo Mesquita, 
Gonçalo Carvalho, Henrique Carvalho, Hugo Barreiros,
Inês Cunha, Inês Jindrich e Joana Castro.

Sinopse:

"Quando um velho Rei decide abandonar o trono a favor de uma das filhas (aquela que provar que o ama mais), comete um grave erro.
Ao pensar que Violeta, a filha mais nova, não gosta de si por comparar o seu amor pelo Rei ao amargo do sal, decide expulsá-la do reino. Não sabia ele que para tudo na vida é preciso tempero...
E vai descobri-lo da pior forma, visto que facilmente as outras duas descendentes se enfadam de si e afastam-no do seu próprio reino.

Começa a vaguear por terras distantes, e é no conforto de um reino onde tudo é perfeito que encontra a paz que houvera perdido. Um reino onde os pássaros cantam alegremente e a comida é temperada com sal..." (fonte do texto no Guia da Cidade)

Também é uma reflexão sobre o envelhecimento (do Rei), o poder (de quem reina: o rei, as duas filhas), a fidelidade (o Bobo) e sobre a essência do amor: paternal (o Rei é um pai), filial (as três filhas, as princesas), dos pares amorosos (as três princesas e os respetivos noivos/maridos).



"A história de um rei que pretende eleger uma das suas filhas, aquela que demonstrar maior amor por ele, para ficar com o seu reino. Só que a escolha não vai ser a melhor... sendo que a moral da história é que o amor não tem medidas." (in SapoVídeos)