REFERÊNCIAS
1. Documentos de orientação
1.1. Políticas e referenciais europeus
COMISSÃO EUROPEIA
- (2000) Memorando sobre aprendizagem ao longo da vida. Bruxelas.
- (2001) Tornar o espaço europeu de aprendizagem ao longo da vida uma realidade. Bruxelas.
- (2005) Towards a european qualifications framework for lifelong learning. Bruxelas.
- (2008). Quadro europeu de qualificações para a aprendizagem ao longo da vida(QEQ). Luxemburgo.
1.2. Referenciais portugueses e guias de operacionalização
1.2.1. Geral
- LEITÃO, José Alberto et al. (2003) Cursos de educação e formação de adultos: orientações para a acção. 2.ª ed., Lisboa: ME-DGFV. – Materiais de Educação e Formação de Adultos – Série Cursos EFA. – 1.ª ed., ANEFA, 2001.
- Cursos EFA e Formação Modular: Linhas de orientação. ANQ, 27.10.2008 (Apresentação explicativa da Portaria nº 230/2008, de 7 de março).
- RODRIGUES, Sandra Pratas (2009) Guia de operacionalização de cursos de educação e formação de adultos. Lisboa: ANQ. Col. Recursos e Dinâmicas, n.º 5. – Disponível em ebook.
- MINISTÉRIO do Trabalho e da Solidariedade e Ministério da Educação (2005) Novas oportunidades: aprender compensa. Lisboa. – www.novasoportunidades.gov.pt.
- AGÊNCIA Nacional para a Qualificação (2008) Catálogo Nacional de Qualificações – guia do utilizador.
- ÁVILA, Patrícia (2004) Relatório Nacional de Avaliação: cursos de educação e formação de adultos 2002/2003. Lisboa: DGFV.
- WILSON, Peter (1999) Lifelong qualifications: developing qualifications to support lifelong learning. Leicester: NIACE. – Ver .pdf
- DIREÇÃO Geral de Formação Vocacional (2004) Reconhecimento e validação de competências: instrumentos de mediação. Lisboa: DGFV. – Nota [1].
1.2.2. Nível básico
- ALONSO, Luisa et al (2002) Referencial de competências-chave de educação e formação de adultos: nível básico. Lisboa: ANEFA.
- CANELAS, Ana Maria (2008) Cursos de educação e formação de adultos: nível básico – aprender com autonomia. Lisboa: ANQ.
1.2.3. Nível secundário
- GOMES, Maria do Carmo, coord. (2006) Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos: nível secundário. Lisboa: DGFV.
- GOMES, Maria do Carmo, coord. (2006) Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos: nível secundário: guia de operacionalização. Lisboa: DGFV.
- GOMES, Maria do Carmo e Sandra Rodrigues (2007) Cursos de educação e formação de adultos: nível secundário: orientações para a acção. Lisboa: ANQ.
[1] - “Os instrumentos de mediação que se apresentam foram (re)construídos com a contribuição de uma equipa diversificada de peritos e de técnicos externos e internos da DGFV, bem como de diferentes atores dos Cursos EFA e dos Centros RVCC, para dar resposta às questões que se têm evidenciado na utilização do "Kit de mediação RVC", quer no âmbito do trabalho desenvolvido pelas equipas de mediadores e formadores dos Cursos EFA, quer pelas equipas de profissionais e formadores dos Centros RVCC.
Pelo acompanhamento aos Cursos EFA e aos Centros, desenvolvido pelas equipas da DGFV, pela partilha do conhecimento, a nível local e nacional, dos processos de RVC e RVCC e num processo contínuo de reflexão e avaliação dos diferentes procedimentos, participado pelas equipas de profissionais, mediadores e formadores no terreno, foi-se afirmando a necessidade de adequar o Kit existente, tornando-o mais eficaz e facilitador da "desocultação" dos adquiridos por cada adulto ao longo da vida e das competências evidenciadas em diferentes situações de vida pessoal, social e profissional. Esta publicação integra um CD-ROM, o que facilita a utilização dos instrumentos de mediação.