28 de julho de 2017

Cursos EFA - Documentos de orientação

REFERÊNCIAS

1. Documentos de orientação


1.1. Políticas e referenciais europeus

1.2. Referenciais portugueses e guias de operacionalização

1.2.1. Geral

  • Cursos EFA e Formação Modular: Linhas de orientação. ANQ, 27.10.2008 (Apresentação explicativa da Portaria nº 230/2008, de 7 de março).
  • RODRIGUES, Sandra Pratas (2009) Guia de operacionalização de cursos de educação e formação de adultos. Lisboa: ANQ. Col. Recursos e Dinâmicas, n.º 5. – Disponível em ebook.
  • MINISTÉRIO do Trabalho e da Solidariedade e Ministério da Educação (2005) Novas oportunidades: aprender compensa. Lisboa. – www.novasoportunidades.gov.pt.
  • AGÊNCIA Nacional para a Qualificação (2008) Catálogo Nacional de Qualificações – guia do utilizador.
  • ÁVILA, Patrícia (2004) Relatório Nacional de Avaliação: cursos de educação e formação de adultos 2002/2003. Lisboa: DGFV.
  • WILSON, Peter (1999) Lifelong qualifications: developing qualifications to support lifelong learning. Leicester: NIACE. –  Ver .pdf

1.2.2. Nível básico

  • CANELAS, Ana Maria (2008) Cursos de educação e formação de adultos: nível básico – aprender com autonomia. Lisboa: ANQ.

1.2.3. Nível secundário

  • GOMES, Maria do Carmo, coord. (2006) Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos: nível secundário: guia de operacionalização. Lisboa: DGFV.






[1] - “Os instrumentos de mediação que se apresentam foram (re)construídos com a contribuição de uma equipa diversificada de peritos e de técnicos externos e internos da DGFV, bem como de diferentes atores dos Cursos EFA e dos Centros RVCC, para dar resposta às questões que se têm evidenciado na utilização do "Kit de mediação RVC", quer no âmbito do trabalho desenvolvido pelas equipas de mediadores e formadores dos Cursos EFA, quer pelas equipas de profissionais e formadores dos Centros RVCC.

     Pelo acompanhamento aos Cursos EFA e aos Centros, desenvolvido pelas equipas da DGFV, pela partilha do conhecimento, a nível local e nacional, dos processos de RVC e RVCC e num processo contínuo de reflexão e avaliação dos diferentes procedimentos, participado pelas equipas de profissionais, mediadores e formadores no terreno, foi-se afirmando a necessidade de adequar o Kit existente, tornando-o mais eficaz e facilitador da "desocultação" dos adquiridos por cada adulto ao longo da vida e das competências evidenciadas em diferentes situações de vida pessoal, social e profissional. Esta publicação integra um CD-ROM, o que facilita a utilização dos instrumentos de mediação.



27 de abril de 2017

"O regresso às aulas" é uma das histórias do livro de Alice Vieira - Trisavó de pistola à cinta e outras histórias

Trisavó de Pistola à Cinta e Outras Histórias



Lisboa: Editorial Caminho, várias edições.

SINOPSE:
Um conjunto de 10 histórias muito diferentes umas das outras.
Histórias deste nosso tempo 
de famílias complicadas, 
de programas de televisão que nos prometem felicidade para sempre, 
de avós trazidos para a grande cidade e que morrem de saudades das árvore do quintal, 
de heroínas familiares que, de repente, se descobre não terem sido tão heróicas como isso, 
e de outro tipo de heróis para quem a escola se resume a meia dúzia de palavras bué da complicadas .

Fonte: Página da Editorial Caminho.


(Publicado originalmente em 4.01.2016)

23 de março de 2017

ATIVIDADE - A noção de conto, conto popular, fábula, lenda e lengalenga (textos tradicionais)

conto, conto popular, fábula, lenda e lengalenga




Lê as definições e atribui-lhes a cada uma o nome/noção correta.


1


“Texto rimado, de caráter ligeiro e divertido, com repetições numerosas de palavras e de sons, até mesmo de palavras sem sentido, utilizadas apenas por exigências de rima, para obtenção de efeitos rítmicos.”

2


Narrativa breve, com um número reduzido de personagens apenas delineadas e com uma ação simples, isto é, concentrada à roda de uma peripécia particular. Este tipo de texto também se carateriza por ter uma unidade de tom e de técnica.

3


Semelhante ao conto, mas com caraterísticas específicas. Juntamente com os provérbios, as adivinhas, as canções, os jogos de palavras, estes textos fazem parte da literatura tradicional de transmissão oral. Vêm circulando oralmente, de geração em geração, quase sempre interpretados ao gosto de cada um. Há versões diferentes da mesma história.
4


“Reconto de um facto histórico ou tradicional, modificado pela imaginação popular e assim aceite como verdadeiro.” Tende a confundir-se com o conto popular, sobretudo quando se trata de explicar a origem de algo. Por outro lado, embora a história contada apareça habitualmente localizada no espaço e no tempo, tem sempre uma carga de encantamento e de milagre.

5


“História curta e simples que se destina a ensinar uma verdade moral.” Apresenta muitas vezes animais como personagens e, por vezes, são histórias acerca de entidades sobrenaturais ou relatos de acontecimentos extraordinários.






Fonte:  “Glossário”, in Aldónio Gomes et al. (1991), Guia do professor de língua portuguesa. I Vol. 3º nível. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 972-31-0550-0.

14 de março de 2017

Questões de leitura sobre o poema "Ser Poeta" de Florbela Espanca

Aula de 15.03.2017


Respostas das questões de leitura.

2. – O recurso expressivo (figura de estilo) utilizado para definir a atividade do poeta é a anáfora, isto é, a repetição de uma palavra (o verbo ser) no início de versos seguidos.

2.1. – O poeta distingue-se por ser “mais alto”, “maior” do que as outras pessoas (como se fosse sobre-humano, divino, sublime).

2.2. – Apesar do poeta ser caracterizado como um mendigo (necessitado), ele é como um rei – possui muitos sentimentos, emoções, imaginação.

3. – [na 2.ª estrofe]. Ser poeta é...
1.    “ter (o esplendor) de mil desejos” – sonhador, apaixonado...
2.    “não saber que se deseja” – insatisfeito...
3.    “ter cá dentro um astro” – talentoso, brilhante
4.    “ter garras e asas de condor” – livre, sonhador, ousado.

4. – Os pontos de exclamação são usados para intensificar as emoções do sujeito poético.

5. – Ser poeta é também amar intensamente e espalhar esse sentimento através do canto, ou seja , da poesia.





22 de fevereiro de 2017

JOGOS DE GRAMÁTICA - Classes de palavras


 Alguns jogos disponíveis na Internet
Clica no nome.



1
(substantivo, adjetivo, verbo, advérbio ou pronome)
Do Brasil. Dificuldade: muita - acender 30 lanternas em 60 segundos.

2


3
Com perguntas sobre língua portuguesa, está organizado em três níveis de dificuldade.
Do CVC do Instituto Camões.




Aprender... jogando!