1 de janeiro de 2012

Sumários, TPC e algumas Atividades


7º ano, 2011-2012



1º Período _____________________________

Aulas 1-2 (21 set.)

- Apresentação.
- Preenchimento de uma ficha de autoapresentação (“Hoje vou falar um pouco de mim”).


Aulas 3-4 (21 set.)

- Teste de avaliação de diagnóstico.


Aulas 5-6 (28 set.)

- Jogo de treino de algumas regras do novo acordo ortográfico.


Aulas 7-8 (29 set. )

- Recuperação da planta da sala de aula original.
- Organização dos grupos de trabalho.
- Conceção de um blogue da turma em Língua Portuguesa.


Aulas 9-10 (30 set.)

- Planeamento do portefólio da turma.
- Continuação do treino de algumas regras do AO.


Aulas 11-12 (6 out.)

- Visualização e comentário do blogue da turma “7up”.
- Jogo de treino de algumas regras do novo acordo ortográfico (teoria e prática).


Aulas 13-14 (7 out.)

- Registo no caderno diário das regras, atitudes e comportamento na sala de aula.


Aulas 15-16 (12 out.)

- Entrega e correção do teste diagnóstico.


Aulas 17-18 (13 out.)

- A noção de “notícia” e os elementos da sua estrutura (manual, pág. 46)
- Leitura e interpretação de notícias, identificando a sua estrutura (págs. 44-45)

TPC

- Resolver as questões 1, 1.1. do questionário, pág. 47.


Aulas 19-20 (14 out.)

- Conclusão da atividade anterior: resolução do questionário sobre uma notícia.

Aulas 21-22 (19 out., )

- Teste de avaliação: leitura, conhecimento explícito da língua e expressão escrita.
  [Teste realizado por todas as turmas do 7º ano, para avaliação interna]


Aulas 23-24 (20 out.)

- Leitura e análise de uma reportagem.
- Diferença entre notícia e reportagem.


Aulas 25-26 (21 out.)

- ***


Aulas 27-28 (26 out.)

- Interpretação do texto jornalístico “Jovem eletrocutado está em estado grave” (pág. 47), registando as respostas no caderno.
- Construção de uma notícia em trabalho de pares (ficha do professor)
   [equivalente à do Caderno de Atividades, págs. 43-44. Nota: Ainda há alunos sem manual]

TPC

- Reescrever a notícia numa folha à parte e entregar ao professor.


Aulas 29-30 (27 out.)

- Redação de duas notícias, em trabalho de pares, a partir de imagens fornecidas (ficha do prof.). Revisão de texto.


Aulas 31-32 (28 out.)

- Os géneros jornalísticos: leitura dos textos produzidos pelos alunos e melhoramento de uma dessas notícias.


Aulas 33-34 (2 nov.)

- Sessão de esclarecimento sobre “A sexualidade e a adolescência, pela enfermeira Lurdes Vieira. [ver notícia no blogue, escrita pela Catarina]


[3 nov. - Dia chuvoso. Inundações na escola com encerramento da mesma?!]



Aulas 35-36 (4 nov.)

- Entrega do teste de avaliação e correção no quaro de algumas questões.
- Leitura oral de alguns textos sobres viagens [Expressão Escrita do teste] produzidos pelos alunos.


Aulas 37-38 (9 nov.)

- O enriquecimento do léxico: a formação de palavras por derivação e composição. Exercícios práticos.

Aulas 39-40 (10 nov.)

-

Aulas 41-42 (11 nov.)

- Treino da expressão escrita: planeamento, escrita e revisão de texto.
   [Texto de opinião sobre os jovens e a Internet/A publicidade]

Aulas 43-44 (16 nov.)

-


[17 nov. – Greve geral no país; a escola esteve encerrada.]



Aulas 45-46 (18 nov.)

-

Aulas 47-48 (23 nov.)

-

Aulas 49-50 (24 nov.)

-

Aulas 51-52 (25 nov.)

-

Aulas 53-54 (30 nov.)

- … carta informal

Aulas 55-56 (2 dez.)

-

Aulas 57-58 (7 dez.)

- Leitura expressiva de lengalengas.
- Informações úteis sobre a manutenção do blogue da turma.

[8 dez. – Feriado: Imaculada Conceição]



Aulas 59-60 (9 dez.)

-



Aulas 61-62 (14 dez.)

-


Aulas 63-64 (15 dez.)

-

Aulas 65-66 (16 dez.)

- Autoavaliação.
- Visualização de um filme escolhido pelos alunos.


2º Período _____________________________


Aulas 67-68 (4 jan.)

Leitura oral expressiva, em trabalho de pares, de histórias tradicionais (cap. 3 do livro).


Aulas 69-70 (5 jan.)

Leitura do texto “As adivinhas em anexins” (págs. 75-76) e resolução do questionário sobre o mesmo.


Aulas 71-72 (11 jan.)

- Compreensão oral de um texto sobre narração de histórias através da resposta a itens V/F.
- Associação do nome de textos tradicionais (fábula, lenda…) à sua definição. (ficha do prof.)


Aulas 73-74 (12 jan.)

- Leitura oral do conto “A Cinderela dos tempos Modernos”.
- Cópia para o caderno do texto referido.
- Reescrita, em trabalho de pares, da versão “moderna” da Cinderela.


Aulas 75-76 (13 jan.)

Continuação da atividade anterior: reescrita, em trabalho de pares, da versão “moderna” da Cinderela (ficha do prof.).

Nota: Ambos os alunos registam por escrito a nova história, mas um deverá fazê-lo em folha solta, com os nomes e os números dos alunos, para entregar ao professor.

TPC

- Rever o questionário da p. 76 (sobre o texto “As adivinhas em anexins”)
- Os alunos que ainda não têm manual, registam no caderno três adivinhas.


Aulas 77-78 (18 jan.)

- Leitura oral de algumas adivinhas do TPC e de alguns textos (“Cinderela”) trabalhados pelos alunos como exemplo da tarefa cumprida.
[- Atualização dos sumários.]

--------------------------
Marcação da data dos testes de avaliação:
- 10 de fevereiro (6ª feira)
- 9 de março (6ª feira)

TPC

- Reescrita do conto em linguagem mais cuidada, para os alunos que ainda não o fizeram.


Aulas 79-80 (19 jan.)

- Leitura de reflexão sobre os níveis de língua - padrão, cuidado, familiar e popular (pág. 166) e realização de exercícios de aplicação.

Ver ligação: Registos de língua (Clicar!)

TPC

- Resolver os exercícios 1- 4 no Caderno de Atividades, p. 5 (Situação de comunicação - Registos de língua).
- Quem ainda não tem manual: utilizando algum vocabulário de nível popular que consta na ficha fornecida pelo professor sobre a história da Cinderela, reconta uma história tradicional (breve) de que te lembres. Exemplos: história de "A cigarra e a formiga"; "A Carochinha"; "Os três porquinhos", etc.


Aulas 81-82 (20 jan.)

- Justificação das respostas dadas no exercício da pág. 166.
- Confronto das respostas dadas na ficha do Caderno de Atividades, págs. 5-6 (Níveis de língua).

TPC