7º ano, 2011-2012
1º Período _____________________________
Aulas 1-2 (21 set.)
- Apresentação.
- Preenchimento de uma ficha de autoapresentação
(“Hoje vou falar um pouco de mim”).
Aulas 3-4 (21 set.)
- Teste de avaliação de diagnóstico.
Aulas 5-6 (28 set.)
- Jogo de treino de algumas regras do novo acordo
ortográfico.
Aulas 7-8 (29 set. )
- Recuperação da planta da sala de aula original.
- Organização dos grupos de trabalho.
- Conceção de um blogue da turma em Língua
Portuguesa.
Aulas 9-10 (30 set.)
- Planeamento do portefólio da turma.
- Continuação do treino de algumas regras do AO.
Aulas 11-12 (6 out.)
- Visualização e comentário do blogue da turma
“7up”.
- Jogo de treino de algumas regras do novo acordo
ortográfico (teoria e prática).
Aulas 13-14 (7 out.)
- Registo no caderno diário das regras, atitudes e
comportamento na sala de aula.
Aulas 15-16 (12 out.)
- Entrega e correção do teste diagnóstico.
Aulas 17-18 (13 out.)
- A noção de “notícia” e os elementos da sua
estrutura (manual, pág. 46)
- Leitura e interpretação de notícias,
identificando a sua estrutura (págs. 44-45)
TPC
- Resolver as questões 1, 1.1. do questionário,
pág. 47.
Aulas 19-20 (14 out.)
- Conclusão da atividade anterior: resolução do
questionário sobre uma notícia.
Aulas 21-22 (19 out., )
- Teste de avaliação: leitura, conhecimento
explícito da língua e expressão escrita.
[Teste
realizado por todas as turmas do 7º ano, para avaliação interna]
Aulas 23-24 (20 out.)
- Leitura e análise de uma reportagem.
- Diferença entre notícia e reportagem.
Aulas 25-26 (21 out.)
- ***
Aulas 27-28 (26 out.)
- Interpretação do texto jornalístico “Jovem
eletrocutado está em estado grave” (pág. 47), registando as respostas no
caderno.
- Construção de uma notícia em trabalho de pares
(ficha do professor)
[equivalente à do Caderno de
Atividades, págs. 43-44. Nota: Ainda há alunos sem manual]
TPC
- Reescrever a notícia numa folha à parte e
entregar ao professor.
Aulas 29-30 (27 out.)
- Redação de duas notícias, em trabalho de pares, a
partir de imagens fornecidas (ficha do prof.). Revisão de texto.
Aulas 31-32 (28 out.)
- Os géneros jornalísticos: leitura dos textos
produzidos pelos alunos e melhoramento de uma dessas notícias.
Aulas 33-34 (2 nov.)
- Sessão de esclarecimento sobre “A sexualidade e a
adolescência, pela enfermeira Lurdes Vieira. [ver notícia no blogue, escrita
pela Catarina]
[3 nov. - Dia chuvoso. Inundações na escola com encerramento da mesma?!]
Aulas 35-36 (4 nov.)
- Entrega do teste de avaliação e correção no quaro
de algumas questões.
- Leitura oral de alguns textos sobres viagens
[Expressão Escrita do teste] produzidos pelos alunos.
Aulas 37-38 (9 nov.)
- O enriquecimento do léxico: a formação de palavras
por derivação e composição. Exercícios práticos.
Aulas 39-40 (10 nov.)
-
Aulas 41-42 (11 nov.)
- Treino da expressão escrita: planeamento, escrita
e revisão de texto.
[Texto de
opinião sobre os jovens e a Internet/A publicidade]
Aulas 43-44 (16 nov.)
-
[17 nov. – Greve geral no país; a escola esteve encerrada.]
Aulas 45-46 (18 nov.)
-
Aulas 47-48 (23 nov.)
-
Aulas 49-50 (24 nov.)
-
Aulas 51-52 (25 nov.)
-
Aulas 53-54 (30 nov.)
- … carta informal
Aulas 55-56 (2 dez.)
-
Aulas 57-58 (7 dez.)
- Leitura expressiva de lengalengas.
- Informações úteis sobre a manutenção do blogue da
turma.
[8 dez. – Feriado: Imaculada Conceição]
Aulas 59-60 (9 dez.)
-
Aulas 61-62 (14 dez.)
-
Aulas 63-64 (15 dez.)
-
Aulas 65-66 (16 dez.)
- Autoavaliação.
- Visualização de um filme escolhido pelos alunos.
2º Período _____________________________
2º Período _____________________________
Aulas 67-68 (4 jan.)
Leitura oral expressiva, em trabalho de pares, de
histórias tradicionais (cap. 3 do livro).
Aulas 69-70 (5 jan.)
Leitura do texto “As adivinhas em anexins” (págs. 75-76)
e resolução do questionário sobre o mesmo.
Aulas 71-72 (11 jan.)
- Compreensão oral de um texto sobre narração de
histórias através da resposta a itens V/F.
- Associação do nome de textos tradicionais
(fábula, lenda…) à sua definição. (ficha do prof.)
Aulas 73-74 (12 jan.)
- Leitura oral do conto “A Cinderela dos tempos
Modernos”.
- Cópia para o caderno do texto referido.
- Reescrita, em trabalho de pares, da versão
“moderna” da Cinderela.
Aulas 75-76 (13 jan.)
Continuação da atividade anterior: reescrita, em
trabalho de pares, da versão “moderna” da Cinderela (ficha do prof.).
Nota: Ambos os alunos registam por escrito a nova
história, mas um deverá fazê-lo em folha solta, com os nomes e os números dos
alunos, para entregar ao professor.
TPC
- Rever o questionário da p. 76 (sobre o texto “As
adivinhas em anexins”)
- Os alunos que ainda não têm manual, registam no
caderno três adivinhas.
Aulas 77-78 (18 jan.)
- Leitura oral de algumas adivinhas do TPC e de
alguns textos (“Cinderela”) trabalhados pelos alunos como exemplo da tarefa
cumprida.
[- Atualização dos sumários.]
--------------------------
Marcação da data dos testes de avaliação:
- 10 de fevereiro (6ª feira)
- 9 de março (6ª feira)
TPC
- Reescrita
do conto em linguagem mais cuidada, para os alunos que ainda não o fizeram.
Aulas 79-80 (19 jan.)
- Leitura
de reflexão sobre os
níveis de língua - padrão, cuidado, familiar e popular (pág. 166) e
realização de exercícios de aplicação.
TPC
- Resolver os exercícios 1- 4 no Caderno de
Atividades, p. 5 (Situação de comunicação - Registos de língua).
- Quem ainda não tem manual: utilizando algum vocabulário de nível popular que consta na ficha
fornecida pelo professor sobre a história da Cinderela, reconta uma história tradicional (breve) de que te lembres. Exemplos:
história de "A cigarra e a formiga"; "A Carochinha";
"Os três porquinhos", etc.
Aulas 81-82 (20 jan.)
- Justificação das respostas dadas no exercício da pág.
166.
- Confronto das respostas dadas na ficha do Caderno
de Atividades, págs. 5-6 (Níveis de língua).