11º G
Aula 25 (3.01.12)
- Leitura expressiva de poemas de Almeida Garrett e
Miguel Torga.
- Seleção de dois alunos para dizerem poemas no
Dia do Patrono.
Aula 26 (10.01.12)
- Resolução
da questão 2 do questionário de interpretação da parte II do sermão (p. 56)
- Preenchimento de um quadro sistematizador da
parte III (questão 1, p. 62)
Aula 27 (13.01.12)
- Continuação
da leitura interpretativa do sermão: exercício vocabular e preenchimento de um
quadro sistematizador (parte III).
Aula 28 (17.01.12)
Aula 29 (20.01.12)
- Leitura
oral e crítica da parte IV (excertos) do sermão.
- Resposta
a questões selecionadas do questionário da p. 12.
- Preenchimento
de um texto lacunar de interpretação final desta parte do sermão.
Questionário (p. 69)
Aula 30 (24.01.12)
Guião de leitura,
cap. V [ficha nossa]
Aula 31 (27.01.12)
- Visualização do filme “Quem és tu?” (excertos), filme
adaptado de “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett.
Aula 32 (31 jan.)
Aula 33 (3 fev.)
TPC
- Terminar o texto e fazer revisão do mesmo até
ter uma expressão satisfatória.
Oficina de escrita:
Considera
comportamentos alimentares criticáveis dos nossos dias, nomeadamente o recurso
à “fast food” versus alimentação saudável.
Seguindo o exemplo de
Vieira, selecciona alimentos que possam representar os defeitos/as virtudes dos hábitos alimentares de alguém ou grupo
na nossa sociedade (jovens, idosos, estudantes, população em geral, etc.) e
elabora um
texto argumentativo bem estruturado.
Nota: Tenha em conta que as analogias, os contrastes
(antíteses), os exemplos e as interrogações são processos utilizados na
argumentação quando estamos a defender o nosso ponto de vista.
(Atividade baseada na do
manual, pág. 78)
Aula 34 (7 fev.)
- Revisão do texto escrito, em trabalho de pares, em
termos de coerência (resumo em “topic outline”/”sentence outline”) e de coesão
(uso de conectores).
Aula 35 (10 fev.)
- Visualização do filme "As Horas", baseado na vida e obra da escritora Virginia Woolf.
PLNM:
- Revisão de alguns aspetos gramaticais inventariados a partir da expressão escrita do teste de diagnóstico, destacando-se a dificuldade do uso da preposição que rege determinados verbos.
- Proposta de resolução da ficha 49 (da Gramática Ativa) de treino de "verbo + preposição".
- Revisão de alguns aspetos gramaticais inventariados a partir da expressão escrita do teste de diagnóstico, destacando-se a dificuldade do uso da preposição que rege determinados verbos.
- Proposta de resolução da ficha 49 (da Gramática Ativa) de treino de "verbo + preposição".
Aula 36 (14 fev.)
- Introdução ao estudo do drama romântico de
Almeida Garret: em trabalho coletivo, preenchimento de um texto lacunar
sobre o escritor a partir da leitura do texto manual, pp. 92-94;
Alguns enigmas
que podem ser resolvidos com a leitura do
texto sobre
a vida e a obra de Almeida Garrett:
- Porque se considera Garrett um "poeta-soldado"?
- O escritor era "dandy?
- Que atividades literárias e cívicas desenvolveu Garrett na sua juvenília?
- Quais os modos literários cultivados pelo escritor na sua maturidade?
- Visita de estudo.
Aula 38 (24 fev.)
Aula 39 (28 fev.)
Aula 40 (2 mar.)
Aula 45 (23 mar.)
Aula 38 (24 fev.)
- Teste de avaliação sumativo [Sequência 2].
Aula 39 (28 fev.)
- Algum vocabulário do modo
dramático: falas das personagens, didascálias do autor, estrutura externa: peça,
ato, cena.
- Leitura dramatizada pelos alunos do Ato I (algumas cenas).
- Leitura dramatizada pelos alunos do Ato I (algumas cenas).
Aula 40 (2 mar.)
- Continuação da leitura do Ato I do drama em estudo.
Aula 41 (26mar.)
Aula 43 (13 mar.)Aula 41 (26mar.)
- Início da leitura comentada do Ato II do
drama Frei Luís de Sousa de Almeida Garret.
Aula 42 (9 mar.)
- Entrega e correção do teste sumativo.
- Conclusão da leitura comentada do Ato II do drama Frei Luís de Sousa de Almeida
Garret.
Aula 44 (16 mar.)
- Visualização da adaptação cinematográfica do drama Frei Luís de Sousa, realizada por João Botelho [Quem és tu?].
Aula 45 (23 mar.)
- Autoavaliação.