1 de janeiro de 2012

Sumários e TPCs, 11º G


11º G


Aula 25 (3.01.12)

- Leitura expressiva de poemas de Almeida Garrett e Miguel Torga.
- Seleção de dois alunos para dizerem poemas no Dia do Patrono.


Aula 26 (10.01.12)

- Resolução da questão 2 do questionário de interpretação da parte II do sermão (p. 56)
- Preenchimento de um quadro sistematizador da parte III (questão 1, p. 62)


Aula 27 (13.01.12)

- Continuação da leitura interpretativa do sermão: exercício vocabular e preenchimento de um quadro sistematizador (parte III).


Aula 28 (17.01.12)

 - Atividades do dia do patrono: 1. Leitura expressiva de poemas de Miguel Torga; 2. Tribol (desporto).

Aula 29 (20.01.12)

- Leitura oral e crítica da parte IV (excertos) do sermão.
- Resposta a questões selecionadas do questionário da p. 12.
- Preenchimento de um texto lacunar de interpretação final desta parte do sermão.

Questionário (p. 69)



Aula 30 (24.01.12)

 - Estudo da parte V do sermão, a partir de uma ficha de leitura.

Guião de leitura, cap. V [ficha nossa]


Aula 31 (27.01.12)

- Visualização do filme “Quem és tu?” (excertos), filme adaptado de “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett.


Aula 32 (31 jan.)

- Preenchimento de breves questionários sobre o sermão em estudo.


Aula 33 (3 fev.)

 - Expressão escrita: elaboração, em trabalho de pares, de um texto argumentativo sobre o tema “fast-food”/alimentação saudável (ver “conectores” na ficha 13, pág. 140, do manual).

TPC
- Terminar o texto e fazer revisão do mesmo até ter uma expressão satisfatória.


Oficina de escrita:

Considera comportamentos alimentares criticáveis dos nossos dias, nomeadamente o recurso à “fast food” versus alimentação saudável.
Seguindo o exemplo de Vieira, selecciona alimentos que possam representar os defeitos/as virtudes dos hábitos alimentares de alguém ou grupo na nossa sociedade (jovens, idosos, estudantes, população em geral, etc.) e elabora um texto argumentativo bem estruturado.

Nota: Tenha em conta que as analogias, os contrastes (antíteses), os exemplos e as interrogações são processos utilizados na argumentação quando estamos a defender o nosso ponto de vista.
(Atividade baseada na do manual, pág. 78)

Aula 34 (7 fev.)

- Revisão do texto escrito, em trabalho de pares, em termos de coerência (resumo em “topic outline”/”sentence outline”) e de coesão (uso de conectores).


Aula 35 (10 fev.)

- Visualização do filme "As Horas", baseado na vida e obra da escritora Virginia Woolf.
PLNM: 
- Revisão de alguns aspetos gramaticais inventariados a partir da expressão escrita do teste de diagnóstico, destacando-se a dificuldade do uso da preposição que rege determinados verbos.
- Proposta de resolução da ficha 49 (da Gramática Ativa) de treino de "verbo + preposição".


Aula 36 (14 fev.)

- Introdução ao estudo do drama romântico de Almeida Garret: em trabalho coletivo, preenchimento de um texto lacunar sobre o escritor a partir da leitura do texto manual, pp. 92-94;

Alguns enigmas
que podem ser resolvidos com a leitura do texto sobre
a vida e a obra de Almeida Garrett:
  • Porque se considera Garrett um "poeta-soldado"?
  • O escritor era "dandy?
  • Que atividades literárias e cívicas desenvolveu Garrett na sua juvenília?
  • Quais os modos literários cultivados pelo escritor na sua maturidade?
Aula 37 (17 fev.)
- Visita de estudo.

Aula 38 (24 fev.)
- Teste de avaliação sumativo [Sequência 2].

Aula 39 (28 fev.)
- Algum vocabulário do modo dramático: falas das personagens, didascálias do autor, estrutura externa: peça, ato, cena.
- Leitura dramatizada pelos alunos do Ato I (algumas cenas).

Aula 40 (2 mar.)
-  Continuação da leitura do Ato I do drama em estudo.

Aula 41 (26mar.)
Início da leitura comentada do Ato II do drama Frei Luís de Sousa de Almeida Garret.
Aula 42 (9 mar.)
- Entrega e correção do teste sumativo.
Aula 43 (13 mar.)
- Conclusão da leitura comentada do Ato II do drama Frei Luís de Sousa de Almeida Garret.
Aula 44 (16 mar.)
- Visualização da adaptação cinematográfica do drama Frei Luís de Sousa, realizada por João Botelho [Quem és tu?].

Aula 45 (23 mar.)
- Autoavaliação.