5 de junho de 2016

Resumo da ação do episódio 7 da Guerra das Estrelas: O despertar da Força

 Guerra das Estrelas – Episódio VII: O despertar da Força (dez. 2015)

Título original: “Star Wars: The Force Awakens”

Este é o sétimo episódio de uma série cinematográfica épica (que narra os feitos grandiosos de um herói ou de um povo), com muita aventura e fantasia.

Cerca de 30 anos após a destruição da segunda Estrela da Morte (em “O retorno de Jedi”), a Aliança Rebelde conseguiu restaurar a República Galáctica, mas os fundadores do Império Galáctico reorganizaram-se como a Primeira Ordem. O seu domínio impiedoso é combatido pela Resistência da República.
Poe Dameron, um piloto da Resistência, é mandado ao planeta Jakku pela General Leia Organa para obter um mapa que, acredita-se, indica a localização de Luke Skywalker, o último Jedi, que está desaparecido há anos.
Por outro lado, Kylo Ren, um poderoso conhecedor do Lado Negro da Força e discípulo do Supremo Lider Snoke, está a tentar roubar o mapa.
O piloto Dameron viaja até o planeta Jakku para tentar reaver o mapa. Quando Kylo Ren o ataca, ele coloca o mapa no seu droide, nomeado BB-8, e manda-o fugir para longe.

Kylo Ren consegue capturar Dameron e ordena o extermínio da população onde ele foi encontrado. Um stormtrooper fica chocado com tanta brutalidade da Primeira Ordem e deserta para ajudar Dameron. Este passará a chamá-lo “Finn”, uma vez que ele apenas tem como identificação um número –  FN-2187. Eles não conseguem escapar e caem de novo no planeta Jakku, Finn sobrevive e Dameron, supostamente, morre na queda.
Entretanto, BB-8 é encontrado pela jovem Rey, que sobrevive apanhando lixo e espera pelo regresso dos seus pais.
Após Finn encontrar Rey e BB-8, a Primeira Ordem localiza-os. Os três amigos fogem do planeta numa velha nave, a Millennium Falcon que pertenceu a Han Solo.
Na fuga com a Millennium Falcon, a nave é capturada por Han Solo e Chewbacca, de quem a nave havia sido roubada há alguns anos.
Após sobreviverem ao ataque de piratas que exigem o pagamento de uma dívida, viajam todos até ao planeta Takodana para encontrar Maz Kanata, uma pirata milenária que talvez os possa ajudar.
No castelo de Kanata, Rey é atraída pela Força até o porão, onde acha o sabre de luz de Luke Skywalker e tem uma visão do passado e do futuro através da Força, da qual ela foge assustada. Finn segura o sabre de luz.
Quando a Primeira Ordem ataca o castelo, Rey é capturada por Kylo Ren, enquanto os outros escapam graças à chegada das naves da Resistência, lideradas por Dameron, que havia de fato sobrevivido da queda em Jakku.
Rumam então com destino à base da Resistência em D'Qar, onde descobrem que Han Solo e Leia se separaram após o seu filho, Ben Solo, que estava a ser treinado por Luke para ser um Jedi, se ter voltado para o Lado Negro da Força, tornando-se Kylo Ren.
O mapa era apenas parcial e Kylo Ren tortura Rey para tentar extrair o mapa total da sua mente, mas é impedido pela forte conexão existente entre Rey e a Força, o que permite que esta se salve.
A Primeira Ordem utiliza uma nova e poderosa arma construída realmente dentro de um planeta, a Starkiller, comandada pelo General Hux. A Starkiller é utilizada para absorver a energia de um sol e destruir um sistema de planetas, com o objetivo de intimidar e destruir a República e D'Qar.
Solo, Chewbacca e Finn são enviados para desativar o escudo, de modo a que as naves da Resistência possam atacar. Finn preocupa-se também em salvar Rey e quando a encontra ambos colocam explosivos para sabotar a arma Starkiller.
Solo vê Kylo Ren e confronta-o, mas este hesita em abandonar o Lado Negro da Força e acaba mesmo por matar o seu pai, Han Solo. Enfurecido, Chewbacca dispara sobre Kylo Ren, ferindo-o.
Os explosivos danificam a Starkiller, permitindo a Dameron e aos outros pilotos entrarem nos sistemas de defesa. Desse modo, conseguem evitar o ataque a D'Qar e a Starkiller começa a desabar.
Kylo Ren mesmo ferido confronta Finn. Este usa o sabre de luz de Anakin, mas é derrotado e cai inconsciente. Quando Kylo Ren tenta agarrar o sabre, Rey consegue atraí-lo e enfrentá-lo. Quando está quase a derrotá-lo, o planeta está a desabar e o chão abre-se entre eles, separando-os. A Starkiller é destruída e ambos sobrevivem.
Kylo Ren e o General Hux vão encontrar-se com o Supremo Lider Snoke.
Os outros retornam a D'Qar, onde o mapa completo é composto com a ajuda de R2-D2 (um pequeno robô).
Rey viaja com Chewbacca e R2-D2 na Millennium Falcon para encontrar Luke Skywalker, que vive isolado num planeta remoto. Ao encontrá-lo, Rey oferece-lhe o sabre de luz.

Para saber mais:




30 de maio de 2016

CONVITE - VII Maratona da Poesia, na Escola EB 2,3 Ruy Belo




     Bom dia!


     Vamos realizar no dia 1 de junho, 4.ª feira, a VIIª edição da Maratona da Poesia em colaboração direta com o grupo de Português do 2.º e 3.º ciclos.
  Alunos, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação são convidados a ler poemas em voz alta, individualmente ou em conjunto, originais ou de autores.
     Vamos soltar a poesia, libertar o que habita na alma dos poetas, reconstruir os seus sentidos e celebrar o Dia Mundial da Criança.
     Apareçam! Estão todos convidados.
     Agradecia que divulgassem.
    Um abraço
    Teresa Sobral
Professora responsável pelo CRE
(Texto recebido por email, adaptado)



18 de maio de 2016

DEBATER IDEIAS COM - E se fosse consigo? - Programa de informação da SIC

E se fosse consigo?

Programa de informação da SIC

Segundas, às 21:00


Mais informação no site e no Facebook.
Data de lançamento: 18.04.2016

A canção, de Carlão feat. Boss AC


Da autoria da jornalista Conceição Lino, testa a capacidade de intervenção dos portugueses na defesa do outro, a partir de situações ficcionadas.
Até que ponto dizemos não à intolerância, ao preconceito, à violência?

Episódios / Temas:

...
Os maus tratos a idosos

A violência no namoro



Perigos na Internet


Bullying


O Peso da Imagem


Racismo


Até que ponto dizemos NÃO
à intolerância, 
ao preconceito, 
à violência

9 de maio de 2016

Orientações para o teste de Português:

1.      Leitura/ Estudos literários:

1.1.  Ler ficha informativa sobre o teatro, no manual: p. 157.
1.2.  Treinar com a ficha de “auto-avaliação”, p. 156, os exercícios 1 a 6.
1.3.  Rever a biografia de Alice Vieira.
1.4.  Reler o texto dramático “Leandro, rei da Helíria” com a ajuda do guião de estudo (fotocópias fornecidas pelo professor).

2.      Gramática

Rever as classes e subclasses de palavras (no caso dos verbos, só precisam de identificá-los, não é exigido saber as subclasses, neste teste). – Rever última ficha de gramática.

3.      Escrita:

Rever no manual e no caderno o que é uma biografia (p. 229 – vida de Miguel Torga; p. 200-201 – vida de António Gedeão). 
Serão fornecidos os dados para escrever uma biografia: é preciso reordenar e reescrever um texto biográfico com lógica e correcção.

8 de maio de 2016

CONCURSO DE POESIA SOBRE AMOR, SOLIDARIEDADE, SONHO da ESCOLA E. B. 2, 3 RUY BELO



  


CONCURSO DE POESIA 2015-16


3.º Ciclo

Organizado pelo Departamento de Português e o CRE


REGULAMENTO


1. Prazo: a entrega dos poemas a concurso deve ser feita no Centro de Recursos entre os dias 2 e 18 de maio de 2016.
2. Só serão considerados válidos os poemas entregues dentro do prazo.
3. O Concurso é subordinado aos temas: amor, solidariedade e sonho.
4. A participação no concurso é voluntária e individual.
5. Os poemas devem conter os seguintes elementos de identificaçãonome completo, número, ano e turma.
6. A seleção dos poemas a concurso é feita por um júri composto por três elementos: a Coordenadora do Centro de Recursos e dois professores: um de 2º e outro de 3º ciclo de acordo com o procedimento seguinte: 
  a) Os critérios de avaliação dos poemas entregues obedecem aos itens seguintes: adequação morfossintática, riqueza de conteúdo, originalidade do tema e do estilo.
  b) O júri seleciona os 3 melhores poemas de cada ano de escolaridade.
7. Os textos que não corresponderem às cláusulas do presente regulamento não serão considerados para efeitos de concurso.
8. Não haverá recurso das decisões do júri.

9. Aos autores dos melhores poemas, serão atribuídos prémios, no Dia do Patrono, e os seus nomes serão divulgados no blogue da biblioteca.
10. Todos os participantes receberão um certificado de participação.
11. Os premiados serão convidados a ler os seus poemas na cerimónia pública de entrega dos prémios.

Ilustração de Danuta Wojciechowska
para O meu primeiro álbum de poesia,
organizado por Alice Vieira

OS MEUS PRIMEIROS POEMAS - seleções de Sophia e Alice Vieira, dois livros - muitos poemas e imagens por descobrir



O Meu Primeiro Álbum de Poesia

Organização (seleção de poemas e prefácio) de Alice Vieira
Ilustração de Danuta Wojciechowska

Colectânea de poemas da autoria de:
Luís de Camões, Almeida Garrett, Afonso Lopes Vieira, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Mário Castrim, Eugénio de Andrade, Natércia Rocha, Ruy Belo, Luísa Ducla Soares, Manuel António Pina, entre outros.

  Lisboa: Dom Quixote, 2008.
ISBN 978-972-20-3566-8

Primeiro Livro de Poesia

 Organização de Sophia de Mello Breyner Andresen
Júlio Ilustrações de Júlio Resende

Lisboa: Caminho, 1991.
ISBN 972-21-0597-3

Colectânea de poemas da autoria de:
João Roiz de Castelo Branco, Luís de Camões, Manuel Bandeira, Vitorino Nemésio, Sidónio Muralha, Alexandre O’ Neill, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, José Craveirinha, Jorge Lauten, entre outros.


"Este livro não é uma antologia e muito menos uma antologia panorâmica. Constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis. […] Não quis fazer um livro de ensino mas apenas mostrar o poema em si próprio. Pois creio que só a arte é didática."
Sophia de Mello Breyner Andresen (posfácio da 1.ª ed.)


Áreas temáticas:
Poesia,  afectos, infância, animais, Natureza, multiculturalismo, humor, jogo, "nonsense"...

4 de maio de 2016

Visita o site LER + TEATRO e conhece o espantoso mundo do espetáculo teatral


O sítio Ler + Teatro é composto por cinco grandes áreas: 

1
2
3
4
5

1. O Teatro Profissional engloba peças de teatro infanto-juvenil protagonizadas por atores profissionais.

2. O Teatro Escolar apresenta e divulga atividades de teatro realizadas por jovens estudantes.
3. Nos Bastidores (o camarim) é abordado um conjunto de temáticas e outras artes que concorrem para a actividade dramática, nomeadamente:
  • uma Breve História do Teatro;
  • um Glossário de Termos Teatrais;
  • uma temática de Boas Práticas, através da qual se aprendem e aprofundam conceitos básicos relacionados com a interpretação e a representação, com exemplos em vídeo;
  • uma área destinada à realização de experiências radiofónicas (bandas sonoras), muitas vezes utilizadas na prática teatral;
  • uma área de Caracterização, através da qual é possível aprender as técnicas de maquilhagem, uma acção fundamental no processo de caracterização das personagens;
  • os Figurinos, onde se divulga uma colecção de figurinos de época, pertencente à DGIDC que os disponibiliza, de forma continuada, para as diferentes atividades dramáticas que se realizam nas escolas; 
  • um velho baú onde se poderão encontrar textos para dramatizar, com diferentes tempos de duração, que poderão ser livremente utilizados;
  • o Clube de Teatro, onde são divulgados diversos blogues, concebidos e desenvolvidos por grupos de teatro escolar.
4. Os Testemunhos remetem para um conjunto de depoimentos de individualidades associadas ao teatro.

5. No Bar, La Fúria da Net, a ensaiadora do Teatro Virtual, convida os utilizadores a visitarem o Facebook para dialogar com os amigos sobre os diferentes conteúdos apresentados no sítio Ler + Teatro.



Desenvolvido por: 


Dramatizações: Boas Práticas



Ana Catarina Afonso

Carlos Macedo
Maria Leite
Peter Michael

Caracterização:

Maquilhadora: Colombina Mendes
Modelos: Maria Leite e Natacha Marques

Figurinos:

Zeladora de guarda-roupa (Colecção DGIDC) - Madalena Corvo



28 de abril de 2016

LER - Eu espero (2008), de Davide Cali e Serge Bloch

Eu espero

Davide Cali, Serge Bloch; 
trad. Miguel Gouveia. 

1a ed. Porto: Bruaá, 2008.

"Eu espero é um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida. 
Quando se é pequeno, esperam-se pequenas coisas: que o bolo esteja bom, que chegue o Natal, um beijo antes de adormecer; depois, ao crescer, esperamos coisas maiores: o amor ou o fim da guerra. 
Fiz sempre banda desenhada e livros humorísticos, mas, recentemente, senti a necessidade de escrever um livro sobre o sentido da vida. Assim nasceu Eu espero
O livro conta as coisas que se passam na vida com frases curtas, mas principalmente com imagens simples e ternas, desenhadas por Serge Bloch. 
A vida é feita de acontecimentos alegres ou tristes; o mesmo se passa em Eu espero: o amor, o casamento, mas também a doença e a morte. 
Se bem que repleto de emoção, não se pode considerar um livro triste. Talvez seja o meu melhor livro até hoje […]" - o autor, Davide Cali

Vídeo:


Para saber mais:

25 de abril de 2016

LEANDRO, REI DA HELÍRIA, de Alice Vieira, representado pela Companhia de Teatro Arte D'Encantar

Leandro, rei da Helíria

Texto de Alice Vieira e encenação de Bruno Cunha

Duração: 85Min

Faixa Etária: M/6
Representações: Lisboa, Porto e Braga



Ficha técnica:

Texto: Alice Vieira
Encenação: Bruno Cunha
Elenco: Carina Paquete, Carlos Paiva, Cátia Marinho, Filipa Giovanni, João Carlo, João Cruz, Miguel Ferraria e Tiago d'Almeida

Luz/Som: Gonçalo Oliveira
Adereços/Cenografia: Bruno Cunha, Carlos Paiva
Figurinos: Bruno Cunha, Patrícia Roque
Mestra: Eduarda Mendes
Produção Executiva: Patrícia Roque



Ver as magníficas fotografias desta encenação de Bruno Cunha pelos Alunos de Fotografia da Turma 2014/2015 da Escola Profissional Magestil: